Qual a diferença entre correia do alternador e correia dentada?
Em resumo, a correia dentada é responsável por sincronizar o movimento dos pistões e das válvulas do motor, enquanto a correia serpentina é responsável por acionar os sistemas secundários do veículo.
A maioria dos carros usa duas ou três correias. Elas ficam na frente ou na lateral do motor e movimentam o ar condicionado, a bomba d'água e a direção hidráulica.
As Correias Poly V e V são responsáveis pelo acionamento e funcionamento de diversos itens do motor, como bomba d'água, alternador, compressor de ar, ar-condicionado e direção hidráulica.
Sem a correia do alternador funcionando corretamente, o alternador não pode gerar eletricidade. Isso pode levar à descarga da bateria, resultando em dificuldades para ligar o carro e falhas em diversos componentes elétricos.
O que acontece se o carro arrebentar a correia do alternador?
Outra coisa a ter em mente sobre a correia do alternador do seu carro é que ela deve ser substituída quando necessário, porque se a correia de acessório quebrar, isso pode fazer com que o alternador e todos os elementos que são acionados por ela parem.
O custo médio do alternador do carro para reposição varia de acordo com o modelo e o fabricante da peça, girando em torno de R$600 a R$2 mil, considerando o valor da peça toda. Em alguns casos, é possível trocar apenas um ou mais componentes internos para baratear o custo.
Qual é o valor para trocar a correia do alternador?
Escolher correias do alternador de qualidade melhor, como as originais dos fabricantes de veículos ou marcas de mais confiança, acabará elevando o custo em comparação com peças de qualidade inferior. Justamente por tudo isso, podemos dizer que o custo da troca da correia do alternador vai de R$ 100 a R$ 500 ou mais.
Em geral, recomenda-se a troca da correia do alternador a cada 20 - 40 mil quilômetros rodados dependendo do uso do veículo, e não adianta comprar uma porção de correias de alternador para manter um estoque.
Como saber se preciso trocar a correia do alternador?
A idade da correia do alternador e a quilometragem do veículo são fatores determinantes. Geralmente, a recomendação é substituir a correia a cada 10.000 quilômetros rodados, dependendo do modelo e da condição de trabalho. Por isso consulte sempre o seu mecânico ou eletricista de confiança.
Agora vamos conhecer as causas mais comuns que danificam o alternador, são elas: Sobrecarga por excesso de consumo , ou seja, o uso de lâmpadas de alta potência, equipamentos de som e acessórios. Baterias com defeito são incapazes de fornecer energia, se tornando uma “peso” para o alternador.
Sem o alternador, não seria possível manter a bateria do automóvel na sua máxima capacidade de carga e o veículo só iria continuar a funcionar normalmente até esgotar toda a energia acumulada. Sendo assim, se tiver o alternador avariado, é recomendável não utilizar o carro nessas situações.
Qual a diferença de correia dentada para correia do alternador?
Em resumo, a correia dentada é responsável por sincronizar o movimento dos pistões e das válvulas do motor, enquanto a correia serpentina é responsável por acionar os sistemas secundários do veículo.
A correia do alternador é uma peça crucial para o funcionamento adequado do veículo. A falta de manutenção pode causar problemas graves, como ressecamento da borracha e pequenos rasgos que, se não reparados, podem levar à quebra total da peça.
Saber quantos km aguenta uma correia dentada é bem importante para fazer a manutenção adequada. Segundo a maioria das montadoras, a correia dentada possui uma vida útil de, em média, 50 mil km ou 3 anos.
O que é necessário trocar junto com a correia dentada. Quando chega a hora de substituir a correia dentada, ela não é trocada sozinha. Caso haja necessidade, é preciso substituir junto os tensores e a bomba d'água. Sobre os tensores, não é regra trocar sempre junto da correia.
O custo típico de substituição da correia dentada pode variar amplamente dependendo do modelo do carro e do mecânico escolhido, mas geralmente está na faixa entre R$ 2.500 até R$ 5.000, mas podendo chegar em R$15.000 dependendo do modelo do veículo.
Em alguns casos a “cantoria” da correia do alternador pode ser resolvida com parafina, simplesmente passando uma vela no componente. Mas em caso de persistência pode ser outro problema e necessita uma verificação mais minuciosa.
Além disso, a quebra da correia da direção hidráulica afeta o funcionamento do alternador, da bomba d'água e da bomba de direção hidráulica, causando problemas adicionais. Portanto, é recomendável que os clientes evitem dirigir com a correia da direção hidráulica quebrada.
Qual o valor da mão de obra para trocar a correia dentada do ônix?
Segundo Barros, a troca de uma correia dentada custa em torno de R$ 3.200, incluindo neste valor a mão de obra (que costuma representar boa parte do montante) e o tensionador.
Rotor. Entre os componentes do alternador estão as escovas, que sofrem boa parte do desgaste natural do funcionamento da peça. Além das escovas, danos no coletor também podem prejudicar o rotor. Além disso, ficar em dia com a manutenção preventiva do automóvel também é importante.
Comumente a durabilidade de um alternador é de 200.000 km, porém existe a possibilidade do componente apresentar falha antes desse ponto. Em caso de falha, nem sempre será necessário a troca completa do componente, porém vale ressaltar que sua revisão é essencial, principalmente para evitar qualquer falha.
Fissuras ou rachaduras na carcaça: Qualquer sinal de fissura ou rachadura na carcaça da bateria indica que ela está comprometida e deve ser substituída. Descoloração dos terminais: Mudanças na cor dos terminais da bateria, como escurecimento ou aparência queimada, podem indicar problemas com a condução elétrica.