Quais são as novas regras do hífen?
Se o prefixo terminar com vogal igual à que inicia o segundo elemento, há hífen separando. Ex.: anti-impacto, micro-ondas, mini-igreja, semi-industrial. Importante: O prefixo “co-” é uma exceção, não havendo hífen mesmo quando o segundo elemento iniciar com a letra O.Como fica o hífen no Novo Acordo Ortográfico?
Segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa , emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade semântica e mantêm acento próprio, podendo o primeiro elemento ser reduzido: arco- ...Quando mudou a regra do hífen?
O Novo Acordo Ortográfico está em vigor desde 2009, mas muitas dúvidas sobre as novas regras, como as do hífen, permanecem até hoje. Veja a seguir algumas das principais regras elencadas em tópicos: HIPER e INTER exigem hífen diante de palavras iniciadas pelas consoantes H e R.Quais palavras não têm hífen?
Não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento inicia por consoante. Exemplos: Anteprojeto, autodidata, microcomputador, seminovo. Atenção: Se a palavra seguinte inicia por R ou S, duplicam-se essas letras. Exemplos: Antissocioal, autorretrato, contrarregra, minissaia, motosserra.COMO USAR O HÍFEN - APRENDA EM 5 MINUTOS
Por que cessar fogo tem hífen?
Conversation. “Cessar-fogo” leva hífen, pelo que, tecnicamente, é só uma palavra, não duas (palavra composta por justaposição).Como saber se a palavra tem hífen ou não?
Como regra geral, nas palavras compostas, o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.O que mudou na ortografia em 2024?
- Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas. - Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo. - O (i) ou (u) tônicos dos hiatos, não antecedidos de ditongos também continuarão acentuados.O que perdeu o hífen?
Não se usa hífen após os prefixos que terminam com a mesma vogal que inicia o segundo elemento da palavra composta: microonda, antiinflamatório etc. Após os prefixos que terminam com a mesma vogal que inicia o segundo elemento da palavra composta: micro-onda, anti-inflamatório etc.Porque guarda-chuva tem hífen?
Guarda-chuva é uma palavra composta, portanto precisa ser escrita com hífen. O termo guarda-chuva é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal “guarda” e do substantivo “chuva”.Porque pão duro tem hífen?
1. Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.Porque girassol não tem hífen?
As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.Qual o correto, microondas ou micro-ondas?
1) Quando o primeiro termo, também chamado de “prefixo”,termina com a mesma vogal que começa o segundo, devemos empregar o hífen. Portanto, no caso, a grafia correta é micro-ondas.Quais palavras perderam o hífen?
Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.Qual acento foi extinto?
O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.Tem hífen depois de ex?
Sempre serão separados do segundo elemento por meio de hífen: a)os prefixos “ex-”, “sota-”, “soto-”, “vice-” e “vizo-”: Exemplos do Acordo Ortográfico: ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-primeiro-ministro, ex-rei, sota-piloto, soto-mestre, vice-presidente, vice-reitor, vice-rei.Por que pé de moleque não tem hífen?
“Pé de moleque” é escrito assim mesmo, sem hífen.Isso porque, desde que ele entrou em vigor, determinou que substantivos compostos com elementos de ligação (no caso, a palavra “de”) são escritos sem hífen. Outros exemplos da nova regra são “pé de vento”, “fim de semana”, “