O crente reúne-se para buscar a presença do Senhor; o discípulo transporta a Sua presença pelo Espírito Santo. O crente espera que alguém lhe interprete as Escrituras; o discípulo conhece a voz do seu Senhor e testemunha d'Ele.
Um discípulo é alguém que foi batizado e que tem o desejo de tomar sobre si o nome do nosso Salvador e de segui-Lo. Um discípulo se esforça para tornar-se como Ele é, guardando Seus mandamentos na mortalidade, assim como um aprendiz procura tornar-se como seu mestre.
Considerados seguidores do Messias o Ungido (em grego Christós), a administração romana querendo distingui-los dos judeus, aos quais eles não se identificavam totalmente, acrescentaram o morfema latino de adjetivo e passaram a chamá-los de “cristãos”: aqueles que professam a religião de Cristo.
A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos.
SAIBA QUAL A DIFERENÇA ENTRE DISCÍPULO E APÓSTOLO NA BÍBLIA
O que é preciso para ser um discípulo?
O que pode ser exigido de mim como discípulo de Jesus Cristo? Jesus estabeleceu o seguinte padrão para o discipulado: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lucas 9:23).
A escolha dos doze apóstolos nos mostra a intenção que Jesus tem de formar o novo povo de Deus, livre dos males de uma cultura de violência, de doença e de toda a espécie de mal físico, psicológico e espiritual.
Os evangélicos, portanto, são aqueles que procuram seguir o Evangelho de Jesus Cristo tornando a doutrina mais próxima dessa perspectiva. Por essa razão, cristão e evangélico tornaram-se termos intercambiáveis.
Que o Reino de Israel do norte é muitas vezes nomeado como Efraim, que era a tribo dominante. ... Que a palavra Cristão aparece apenas três vezes na Bíblia.
A palavra discípulo se refere a um estudante ou aprendiz. Nos dias de Jesus, os discípulos seguiam seu rabi (que significa “mestre”) para onde ele fosse, aprendendo com seu ensino e sendo instruídos a fazer o que ele fizesse.
Qual a diferença entre um discípulo é um convertido?
Convertido, salvo, discípulo, são todos termos que se referem a uma mesma pessoa, sendo que, cada termo salienta um aspecto diferente da vida ou experiência desta pessoa: ·Salvo: o que foi liberto da condenação e do poder do pecado. ·Convertido: que passou por uma transformação de mente.
Muitas denominações brasileiras acrescentaram aos seus nomes a expressão “evangélica” e o termo “crente”, que já havia ganho forma pejorativa, foi paulatinamente substituído por “evangélico/a” para designar os fiéis e as igrejas não-católicas e não-ortodoxas.
Há aqueles que preferem o termo "não religioso" (considerado menos ofensivo), e há aqueles que preferem especificar a sua postura filosófica, identificando-se, explicitamente, como ateus, agnósticos ou deístas. O termo também pode se referir a qualquer pessoa que não se considera adepta de alguma religião formal.
Qual foi o primeiro discípulo a ser chamado por Jesus?
Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.
Jesus escolheu esses discípulos após uma noite de oração. Após fazer a escolha, levou-os para o meio da multidão, para que eles entendessem o que deviam fazer para ajudar o povo: “desceu da montanha com eles e parou num lugar plano.
São eles: Simão (Pedro), André, Tiago maior (filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago menor (filho de Alfeu), Tadeu (Judas), Simão (o zelote) e Judas Iscariotes (o traidor de Jesus). Eles acompanharam Jesus durante toda sua jornada na Terra e foram chamados para pregar o Evangelho em todo mundo.
A palavra discípulo deriva do latim discípulus, sendo que no primeiro século depois de Cristo, transmitia a ideia de aluno ou aprendiz. Essa palavra está estreitamente relacionada à ideia de “disciplina”. Ela implica na exigência de que se renuncie a tudo.
Um discípulo é uma "pessoa que segue os ensinamentos de um mestre" (Dicionário da Bíblia Almeida). Visto que o mestre dos cristãos é o próprio Jesus, o verdadeiro discípulo aprende e segue a vontade do Filho de Deus.
“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (16,23). Este texto é uma continuação do Evangelho em que Pedro, embora tivesse usado os termos certos para descrever quem era Jesus, os entendia de modo errado (Mt 16,16-20).