Como forma do verbo can no passado, could é utilizado para expressar alguma capacidade geral no passado e também no discurso indireto. Exemplos: He said he could get that ticket for me.
O could é usado em momentos que poderíamos substituí-lo por “podia/poderia” ou “conseguia/conseguiria” no português. Ele serve tanto para fazer um pedido para outra pessoa, bem como falar sobre algo que era feito no passado ou para falar sobre a possibilidade de algo acontecer no futuro.
Could é um verbo que serve para intensificar o sentido do verbo principal. Ele é o verbo "can" (poder) no passado e expressa o contexto de possibilidade, permissão, capacidade/ habilidade ou pedido. Como é um verbo modal, sempre será colocado perto de um verbo principal no infinitivo.
Os verbos can e could que estudaremos agora significam, respectivamente, pode e podia ou poderia. Repare que o can (pode) se refere ao presente e could (podia, poderia), ao passado.
Lembrando que o can sempre vai se referir ao presente, enquanto o could trata do passado. Veja os exemplos a seguir para entender melhor essa aplicação na prática: She can eat everything – Ela pode comer tudo. She could eat everything when she was a kid – Ela podia comer tudo quando era uma criança.
O should é como o nosso devia ou deveria. O could é o nosso podia ou poderia, sabia ou conseguia. Já o would é o nosso ia ou iria: contaria, diria, falaria, conversaria.
Se deseja formular uma pergunta, deve inverter a posição do sujeito e do verbo. Exemplos: Could you sing when you were three? (Você sabia nadar quando tinha três anos?). Could you play the piano when you were a child? (Você sabia tocar o piano quando era pequeno?).
É o passado de “can”, portanto, também expressa permissão, capacidade e possibilidade: Afirmativa: I could ride a bike when I was 5 years old. (Eu podia/conseguia andar de bicicleta quando tinha 5 anos de idade). Negativa: My sister could not (could't) do this alone.
Nota: para responder afirmativamente aos pedidos, use can. Exemplos: Could you please move this box? / I could, but I am really busy right now. (Você poderia, por favor, tirar essa caixa? / Eu poderia, mas estou muito ocupado agora.)
Neste texto, vimos que can e could são verbos modais da língua inglesa utilizados para expressar habilidade, permissão ou possibilidade. Inicialmente, vimos que CAN serve para indicar habilidades presentes, enquanto COULD expressa habilidades passadas.
"Can" é utilizado para expressar habilidade presente ou capacidade. Por exemplo, "She can speak French fluently" indica a habilidade atual de falar francês. Além disso, "can" é empregado em situações informais para pedir permissão, como em "Can I borrow your pen?"
O verbo modal "would" geralmente é usado como auxiliar de um verbo principal para formar o tempo verbal que seria equivalente ao nosso Condicional ou Futuro do Pretérito em português, como nas conjugações "faria", "iria", "comeria", etc. I would travel a lot if I had more money.
O “can”, por significar “poder”, às vezes é o mais adequado para situações que envolvem permissão. O “be able to”, por significar “ser capaz de”, é mais adequado para contextos de capacidade.
Assim, usamos “May” para pedir permissão porque não temos certeza se podemos ou não fazer aquela ação, e o usamos para falar de possibilidades porque não é 100% certo que aquilo vai acontecer. Logo, para situações sobre as quais temos 100% de certeza, usamos “Can”.
Could you open the door, please? / Você poderia abrir a porta, por favor? Além disso, também podemos utilizar "could" para fazer uma sugestão, como nos exemplos a seguir: We could go for a picnic tomorrow, if you like. / [Nós] Poderíamos fazer um piquenique amanhã, se quiser.
O 'Could' é usado para dizer que alguém tinha uma habilidade ou permissão para fazer alguma coisa. Pode ser usado em pedidos, mas não é usado para dar / negar permissão. Por outro lado, o auxiliar 'Might' é usado para dizermos se alguma coisa é possível e para falarmos sobre ações e acontecimentos possíveis no futuro.
O verbo shall é um modal verb, portanto, pode alterar o contexto. Na linguagem formal, shall pode ser considerado também como um verbo auxiliar, apesar de ser ligeiramente arcaico. Geralmente é utilizado afirmativamente para pedir opinião sobre algo, entre outras coisas.
O verbo modal can é utilizado para pedir permissão de maneira informal. O verbo modal could é utilizado para pedir permissão de maneira educada ou formal. Exemplos: Can I phone you later? (Posso te ligar mais tarde?)
Dentre a lista de verbos modais, podemos encontrar o should. Quando se usa o should? Este verbo é utilizado para expressar obrigações, recomendações ou conselhos, dando uma opinião do que se considera correto. Em português, pode ser traduzido como 'deveria'.
A função do verbo modal might é expressar pouca probabilidade ou possibilidade no presente ou no futuro e é acompanhado de um verbo no infinitivo. Seu significado em português é: pode ser que, poderia, talvez.
Com o modal verb must não é diferente. Seu principal sentido é o de obrigação ou necessidade, portanto, pode ser entendido como “ter que”, “dever” ou “precisar”. Também é importante saber que ele pode dar ênfase ou fazer uma dedução, além de aparecer na forma negativa quando há o sentido de proibição.