Qual a diferença entre esterco de vaca e de galinha?
As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos. O esterco proveniente de frangos e galinhas de criações intensivas e alimentadas com ração, é rico em nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo, mas pobre em celulose.
O esterco de galinha é considerado uma importante fonte de nutrientes que age como uma espécie de corretivo do solo. Quando comparado a outros estercos, como de vaca, ele mostra-se rico em nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio.
É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes. Também pela quantidade de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.
Milho: para o milho, recomenda-se reaplicar o esterco de galinha a cada ciclo de plantio, assim como nas hortaliças e na soja. Isso ajuda a manter a fertilidade do solo e fornece aos pés de milho os nutrientes necessários para um bom crescimento e uma boa produtividade.
O esterco de galinha é considerado a melhor fonte para adubação orgânica do cafeeiro por apresentar teores mais elevados que as palhas e estercos de bovinos e suínos em N P K etc além de uma relação C/N (Carbono/Nitrogênio) normalmente inferior à 10 – 15 condicionante de rápido aproveitamento pela plantas.
- O adubo demorará de 3 a 6 meses para ficar pronto, variando por interferência do clima e do local de produção. - Para que a decomposição seja feita com sucesso, deve-se verificar a umidade do solo, prestando atenção para ver se o esterco “desapareceu”.
Esterco de Galinha Plantas & Flores 750g N.P.K 1,2 - 5,8 - 2,5. A nota de reputação refere-se a vários critérios na experiência de compra oferecida aos clientes. Saiba o que levamos a consideração.
Se usar o esterco fresco, ele pode queimar a planta por conta da alta concentração de nitrogênio. Além disso, há o risco de estar contaminado com microrganismos nocivos. Para facilitar a sua vida e das suas plantas, você pode comprar esterco bovino nas lojas da Polipet.
Para fazer a compostagem do esterco de galinha, misture um terço dos dejetos com dois terços de outros materiais orgânicos, como a própria palhagem utilizada no chão do galinheiro e restos de alimentos. Crie camadas de esterco, palhagem e outros resíduos orgânicos.
O principal fator para plantas florescerem é: sol! Sim, parece meio óbvio, mas muitas pessoas se esquecem que toda espécie clorofilada precisa de luz para crescer. E quando o assunto é flor, aí estamos falando de muita luz solar, não apenas claridade.
Ao final de 30 dias o aduto deve estar pronto para a aplicação nas lavouras e pastos. O adubo deve estar seco, leve, sem cheiro e de tom acinzentado. Vale ressaltar que se o esterco ainda apresentar umidade, cheiro e cor escura, ele ainda não está pronto para o uso, portanto deve permanecer com as etapas de curtimento.
Na fase de crescimento, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas também é fundamental. Isso porque os elementos contidos nesse fertilizante estimulam o fortalecimento dos tecidos vegetais e a resistência das plantas às pragas.
O feijão-caupi (feijão-de-corda ou feijão- de-macáçar) e todas as leguminosas também funcionam como adubo verde se enterrarmos a palhada que resta depois da colheita.
Turfa Gold é a melhor alternativa para substituir o uso do esterco animal, cama de frango (esterco de galinha, cama de aviário), torta de mamona, sendo utilizado como fonte de matéria orgânica em todo e qualquer tipo de cultivo.
Em jardinagem, normalmente usa-se o esterco curtido, o que nada mais é do que as fezes – de vaca, cavalo, galinha ou coelho –, deixadas ao tempo para que o nitrogênio excessivo evapore, o calor disperse a maioria dos patógenos e as chuvas diluam um pouco da concentração.
A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e ajuda os microrganismos do solo a se desenvolverem, servindo de alimento para a planta. O café pode ajudar a manter a umidade e, além disso, protege o solo contra o impacto da rega ou da chuva.
A borra que sobra do café coado no dia-a-dia ou a casca de ovo, por exemplo, são excelentes ingredientes para a produção de um adubo potente, feito através do processo de compostagem. O engenheiro agrônomo Gastão Goulart, do Plantão Técnico da Emater-MG, é um entusiasta do sistema de compostagem.
Antes de colocar o esterco no vaso, coloque entre 20 e 30 centímetros de terra, a medida ideal para este espaço é utilizar uma parte de esterco para duas de terra, aplicar também meia parte de areia. Não se esqueça de terminar o processo com uma camada de substrato para evitar que moscas sejam atraídas.
Adubos orgânicos, como esterco de galinha, porco, bovinos ou torta de mamona são fontes desses nutrientes e suficientes para o desenvolvimento inicial da planta. Esses adubos devem ser bem misturados com a terra antes do plantio.
A fumaça do esterco queimado contém partículas prejudiciais à saúde, numa proporção de 3.000 microorganismos nocivos por metro cúbico, ainda mais contaminantes que a poluição do tráfego ou das indústrias.
As análises evidenciaram que o teor de nitrogênio no composto orgânico foi superior estatisticamente aos encontrados na cama de frango de corte e no esterco de bovinos. Os teores de fósforo e cálcio no composto orgânico foram iguais aos da cama de frango de corte e superiores aos observados no esterco de bovinos.
Pode colocar esterco de galinha em todas as plantas?
O Esterco de Galinha é indicado para todas as plantas de folhagens, flores, hortaliças, legumes, temperos em geral, árvores frutíferas e arbustos de jardins.
1º passo :Coloque 40 litros de água em um tambor limpo, após isso adicione o esterco e dilua; 2º passo : Adicione 20 litros de água em um balde limpo, junte à ela, cinza, bórax, calcário e o fosfato natural, siga esta ordem e dilua cada vez que adicionar o ingrediente.