O exercício era formulado da perspectiva de que “etnografia é o estudo profundo de um grupo cultural particular”, enquanto a “etnologia é o estudo comparativo dos dados etnográficos, da sociedade e da cultura”.
Etnologia é o estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia, no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas e das civilizações.
A etnografia estuda preponderantemente os padrões mais previsíveis das percepções e comportamento manifestos em sua rotina diária dos sujeitos estudados. Estuda ainda os fatos e eventos menos previsíveis ou manifestados particularmente em determinado contexto interativo entre as pessoas ou grupos.
Qual é a diferença fundamental entre etnografia e etnologia e como essas abordagens contribuem para o estudo das culturas e sociedades humanas?
Em resumo, enquanto a etnografia foca na coleta detalhada de dados sobre culturas individuais através da observação direta, a etnologia utiliza esses dados para realizar análises comparativas entre diversas culturas.
O exercício era formulado da perspectiva de que “etnografia é o estudo profundo de um grupo cultural particular”, enquanto a “etnologia é o estudo comparativo dos dados etnográficos, da sociedade e da cultura”. Nele, pedia-se que o aluno desenvolvesse uma “apresentação etnológica” a partir de dados coletados.
O estudo comparativo sistemático da variedade de outros povos diferente do nosso. Então, em outras palavras, a etnologia é um ramo da antropologia cultural, que estuda a cultura dos povos naturais e o estudo e o conhecimento, sob o aspecto cultural das populações primitivas.
O chamado pai-fundador da etnografia, Malinowski, a partir dos anos vinte, preconizou que apenas pela "observação participante" seria possível ao pesquisador conhecer o outro em profundidade e, por meio de tal conhecimento, superar os pressupostos evolutivos e o etnocentrismo (visão pela qual o homem branco europeu ...
Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.
O termo ethnologia em seu sentido moderno é creditado ao historiador eslovaco Adam František Kollár (1718-83), chefe da biblioteca real em Viena, capital do então Sacro Império Romano-Germânico, que o cunhou e definiu pela primeira vez em sua obra “Amenidades da história e lei constitucional do reino da Hungria”, ...
Qual a diferença entre etnologia e antropologia social?
A etnologia, com relação à etnografia, seria “um primeiro passo em direção à síntese” e a antropologia “uma segunda e última etapa da síntese, tomando por base as conclusões da etnografia e da etnologia”.
Como Durkheim, Lévi‑Strauss reconhece que os fatos religiosos devem ser estudados como parte integrante da vida social. O papel da etnologia seria, pois, o de estabelecer correlações entre diversos tipos de religião e diversos tipos de organização social.
Etnolinguística ou linguística cultural é um campo da linguística que estuda a relação entre língua e cultura das pessoas e como os diferentes grupos étnicos percebem o mundo. É a combinação entre etnologia e linguística.
Resposta: Etnologia tem origem no Grego ETHNOS, “raça, cultura, povo”, mais LOGON, “escrito, tratado, estudo”. Já Etimologia vem do Grego ETYMON, “verdadeiro”, mais LOGON. Elas não têm relação, fora o sufixo.
A termo etnografia deriva do grego. Ethno significa nação ou povo e graphein descreve o ato de escrever. Em uma interpretação etimológica, seria a formalização escrita de hábitos e culturas de um povo, país ou nação.
Deste modo, a fonte principal do conhecimento obtido por métodos etnográficos são os dados provenientes de situações naturais e não experimentais. Há dois tipos de etnografia: passiva e ativa.
Segundo as autoras, a Etnografia é um estudo holístico que busca entender as percepções e comportamentos na rotina diária de grupos sociais ou pessoas, a fim de elucidar o significado cotidiano, nos quais o ser humano age.
A etnologia que se desenvolve no Brasil, assim como no restante da América Latina, tem dedicado seus estudos e investigações aos povos originários, constituindo-se como etnologia indígena.
Ou seja, é o estudo que arqueólogos(as) fazem utilizando a etnografia (um método antropológico que está relacionado à descrição de um grupo humano) para estudar os processos de produção, distribuição, consumo e descarte de objetos em uma sociedade atual para fazer uma analogia com uma sociedade do passado.
A etnografia busca descrever a vida tal como é vivida e experimentada por um povo, em um lugar específico e em um tempo determinado. A antropologia, em contraste, é uma investigação sobre as condições e possibilidades da vida humana no mundo.
O criador da palavra etnia na língua francesa é Georges Vacher De Lapouge, que empregou pela primeira vez este termo em 1896 em sua coleção Les Sélections sociales11.
Resumo: A etnografia é uma metodologia emprestada da Antropologia Cultural que tem ajudado pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento a entender outras culturas. Dando voz aos habitantes do local da pesquisa ela busca compreender, através da visão de mundo deles e de suas experiências.