Qual a diferença entre fábula e conto maravilhoso?
As fábulas se destacam por suas lições morais. As histórias infantis são conhecidas por sua versatilidade e elementos criativos. Os contos de fadas são marcados por seus ambientes mágicos e encantadores, habitados por personagens como princesas, bruxas e criaturas míticas.
Fábulas são parecidas com contos em muitas coisas, também são narrativas curtas que giram em torno de um conflito, mas, apesar de poderem ser escritas tanto em prosa quanto em versos, o que mais diferencia esses dois gêneros são os personagens — que serão sempre animais, porém com características humanas: além de falar ...
O conto maravilhoso é um gênero literário de tradição oral, do qual fazem parte os contos populares e os contos de fadas. torno de situações criadas pelo imaginário. É comum na tradição do conto popular , a modificação da história e mesmo a introdução de personagens típicos da região em que ele é contado.
na fábula, a história é escrita em prosa curta. a principal característica é que na fábula as personagem são animais. ex: três porquinhos. Na lenda, prosa curta ou longa, conta uma história fictícia que muitas pessoas possuem conhecimento e que fazem parte da cultura local.
Fábula é uma composição narrativa em que os personagens são animais que apresentam características humana, principalmente a fala. A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história.
GÊNERO TEXTUAL FÁBULAS - Aprenda a origem e as características das fábulas.
Como saber se é fábula?
A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.
Uma fábula é um tipo de composição literária que apresenta uma narrativa figurada. Nela, os personagens são animais antropomorfizados, ou seja, têm características humanas. Podendo ser escrita tanto em prosa quanto em verso, a fábula sempre se sustenta por uma lição de moral.
São narrativas curtas que possuem um elemento “maravilhoso” em sua composição, ou seja, algo mágico ou sobrenatural. Não existem explicações para as intervenções sobrenaturais que ocorrem na narrativa; tanto personagens, quanto narrador e mesmo o leitor não se impressionam com o que ocorre.
O conto é um gênero textual — um dos mais conhecidos, vale ressaltar — que apresenta uma história, geralmente fictícia, com início, meio e fim em único volume. Ele se diferencia das obras narrativas comuns não só por essa ausência de continuação, mas principalmente por ter um enredo sem ramificações e ser conciso.
O conto é um gênero literário marcado pela concisão. Tais narrativas têm, em geral, poucos personagens, espaço e tempo restritos e um conflito único. “Todos têm uma história”. Em um conto, dos temas mais complexos aos mais simples são narrados.
A fábula é um texto narrativo, com animais personificados, que termina com uma lição de moral. Narrativa escrita em verso ou em prosa, a fábula possui enredo, tempo, espaço, narrador e personagens. Fábulas são histórias de caráter alegórico e apresentam elementos fantásticos.
O conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão.
O conto é uma narrativa breve constituída por uma única unidade dramática, que se desenrola em torno de um único conflito a ser enfrentado pelo protagonista. Nesses textos, as complicações do enredo (sequência de ações praticadas pelas personagens), o tempo e o espaço são bem demarcados. Pense em um romance extenso.
Na primeira parte você deve apresentar o ambiente e os personagens. Em seguida, no desenvolvimento, são apresentados os conflitos e a luta dos personagens para superá-los. Por último, a conclusão apresenta a solução encontrada para os conflitos presentes no texto, sendo um desenlace triste ou feliz.
Não existe um limite máximo de linhas para fazer um conto, apenas é recomendável que o texto tenha coesão e coerência, caso contrário pode se tornar longo e muito cansativo, o que poderia fazer com que pessoas perdessem o interesse na leitura do conto, o que não é desejável.
Tecnicamente, um conto tem entre 1.000 a 20.000 palavras. Se a sua história é menor do que 1.000 palavras, será considerado ficção flash, que, por sinal, é um mercado em crescimento.
Quem não se lembra de ter ouvido, em algum momento, histórias curtas com personagens que são animais? A cigarra e a formiga, O leão e o ratinho e A raposa e as uvas são exemplos de fábulas, narrativas que constroem um ensinamento, uma moral.
Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.