Para que serve o exame ferro sérico e ferritina?
A dosagem de ferro sérico é útil no diagnóstico diferencial de anemias, hemocromatose e hemossiderose. Encontra-se níveis baixos na anemia ferropriva, glomerulopatias, menstruação e fases iniciais de remissão da anemia perniciosa.Qual nível de ferritina é preocupante?
Quando a ferritina é preocupante? De modo geral, sempre que a ferritina ultrapassar seu limite (>200 μg/L em mulheres ou >300 μg/L em homens) é cabível investigação.Qual o nível ideal de ferro sérico?
Resultados entre 65 mcg/dL e 175 mcg/dL para homens e entre 50 mcg/dL e 170 mcg/dL para mulheres estão dentro da faixa normal. Resultados acima de 175 mcg/dL para homens e de 170 mcg/dL para mulheres indicam ferro alto e também devem ser acompanhados por um médico.O que significa ferro sérico?
– Transfusões sanguíneas sucessivas. O exame de ferro sérico tem como objetivo verificar a concentração do ferro no sangue da pessoa, sendo possível identificar se há deficiência ou sobrecarga desse mineral, que pode indicar deficiências nutricionais, anemia ou problemas no fígado.FERRO E FERRITINA DESCOMPLICADO |Dr João Gabriel Fernandes
Qual a diferença entre ferro sérico e ferritina?
O ferro sérico corresponde à taxa de ferro não fixada nos glóbulos vermelhos, isto é, que está na circulação sanguínea (soro). Enquanto circula no sangue, o ferro fica ligado a uma proteína chamada transferrina. Já a ferritina é uma proteína que se liga ao ferro quando ele é armazenado nas células do corpo.O que significa ferritina sérica?
Como o exame é usado? A ferritina é pedida para avaliar as reservas de ferro do corpo. O exame é solicitado algumas vezes junto com uma dosagem de ferro e da capacidade total de transporte de ferro, para detectar e avaliar a gravidade de deficiência ou excesso de ferro.Como saber se o ferro sérico está bom?
A variação normal, na maioria dos laboratórios, é 30 a 300 ng/mL (67,4 a 674,1 pmol/L), e a média é 88 ng/mL (197,7 pmol/L) em homens e 49 ng/mL (110,1 pmol/L) i em mulheres. Níveis baixos (< 30 ng/mL [67,4 pmol/L]) são específicos da deficiência de ferro.Quais os sintomas do ferro sérico baixo?
A diminuição da quantidade de ferro sérico pode ser percebida por meio do aparecimento de alguns sintomas, como cansaço excessivo, dificuldade de concentração, pele pálida, queda de cabelos, falta de apetite, fraqueza muscular e tonturas, por exemplo.Qual o valor de ferritina boa?
O valor normal da ferritina em pessoas saudáveis é de 23 a 336 ng/mL em homens e de 11 a 306 ng/mL em mulheres, podendo variar de acordo com o laboratório. Porém, mulheres grávidas podem apresentar ferritina baixa, por conta da quantidade de sangue e passagem de ferro da placenta para o bebê.Quando a ferritina é perigosa?
Existem várias causas de ferritina elevada no sangue. Converse com seu médico e siga o tratamento específico para a sua condição clínica. A sangria é somente recomendada em casos específicos quando a ferritina está muito elevada (acima de 1000) em casos de hemocromatose hereditária.Qual doença aumenta a ferritina?
Pode estar elevada em condições como hepatopatias, alcoolismo, malignidades, doenças infecciosas e inflamatórias (ex artrite reumatoide), hipertireoidismo, infarto agudo do miocárdio, doença renal avançada e sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose)1,2.Qual nível de ferritina é considerado anemia?
Nesses casos, níveis da proteína abaixo de 100 ng/mL podem ser um indicativo de anemia ferropênica. Nesses casos, uma ferritina sérica de até 100 ng/mL ainda é compatível com a deficiência de ferro. Por fim, no caso das crianças menores de 5 anos, valores inferiores a 12 ng/L, indicam falta de ferro.Qual o sintoma da ferritina baixa?
Sintomas de ferritina baixaEm algumas poucas situações, níveis diminuídos dessa proteína podem causar cansaço, queda de cabelo e sensação de pernas inquietas. Se a ferritina baixa estiver ainda associada à anemia ferropriva, o indivíduo pode ter sintomas como cansaço, palidez, falta de ar e tontura.
Quando a ferritina alta pode ser câncer?
A ferritina alta pode ser sinal de câncer, artrite reumatoide, hemocromatose e infecções, por exemplo. Essa situação, também chamada de hiperferritinemia, pode provocar sintomas como cansaço, dor nas articulações, falta de ar e perda de peso, dependendo da causa.O que aumenta o ferro sérico?
A sobrecarga secundária de ferro resulta do excesso de absorção de ferro, transfusões de sangue repetidas ou excesso de ingestão oral, tipicamente em pacientes com distúrbios de eritropoese.Qual a diferença entre ferro e ferritina no exame de sangue?
Além disso, o ferro é importante para o funcionamento adequado do sistema imunológico, o metabolismo energético e a saúde cerebral. Enquanto isso, a ferritina é uma proteína que armazena o ferro no corpo, ajudando a regular seus níveis.Qual o ideal de ferritina no sangue?
Normalmente, em pessoas saudáveis, o valor de referência da ferritina sérica é de 23 a 336 ng/mL em homens e de 12 a 306 ng/mL em mulheres adultas, podendo variar de acordo com o laboratório.Qual o valor ideal do ferro sérico?
O intervalo de referência normal depende principalmente do método utilizado e, em geral, varia entre 75 e 175 µg/dL (13 a 31 µmol/L) em homens adultos, e aproximadamente entre 65 e 165 µg/dL (12 a 29 µmol/L) nas mulheres.O que faz o ferro sérico cair?
Deficiência de Ferro SéricoEla ocorre quando a ingestão de ferro é inadequada, a absorção é prejudicada, ou há perda excessiva de ferro, como em casos de sangramento gastrointestinal ou menstruação intensa. Os sintomas comuns incluem fadiga, fraqueza, palidez, falta de ar e tontura.
O que acontece quando o ferro sérico está alto?
Quando medimos o índice de saturação e os níveis de ferro estão realmente altos, pode ocorrer uma sobrecarga de ferro no corpo (principalmente fígado, pâncreas e coração) e isso a longo prazo pode gerar problemas como cirrose, diabetes e até insuficiência cardíaca.Qual a relação entre ferro e ferritina?
O que é ferritina? A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado. Sua função normal é estocar moléculas de ferro para subsidiar a produção normal de glóbulos vermelhos do sangue, visto que o ferro é fundamental na produção destas células.O que acontece se a ferritina serica estiver alta?
O que a ferritina alta pode causar? Muitas complicações, porque o excesso de ferro no organismo pode se acumular em diversos órgãos. Isso pode resultar em diabetes, aumento da gordura no fígado, artrite, palpitações cardíacas, cirrose e outras condições.Qual o melhor ferro para ferritina baixa?
O que tomar para tratar ferritina baixa?
- Sulfato ferroso (Vitafer®, Ferronil®): é a formulação de ferro mais conhecida e usualmente prescrita.
- Ferripolimaltose (Noripurum®, Endofer®, Ultrafer®).