O que é a espasticidade?
A espasticidade é o aumento involuntário da contração muscular.Qual a diferença de espasticidade e rigidez?
Um exemplo de doença que cursa com espasticidade é o acidente vascular encefálico (AVE ou AVC). Já a rigidez é um endurecimento muscular, que diminui a velocidade e amplitude dos movimentos, não-dependente de velocidade e presente em todo o arco de movimento.Qual o conceito de hipertonia?
Hipertonia muscular é o aumento anormal do tônus muscular, em que o músculo perde a capacidade de relaxar, podendo resultar em aumento da rigidez devido à contração muscular constante.Como descrever espasticidade?
A espasticidade pode ser definida como o aumento, velocidade dependente, do tônus muscular, com exacerbação dos reflexos profundos, decorrente de hiperexcitabilidade do reflexo do estiramento.HIPERTONIA ELÁSTICA E PLÁSTICA: Qual a diferença? Espasticidade x Rigidez - Rogério Souza #4
Qual a diferença entre espasticidade e hipertonia?
Também chamada de “aperto” e “rigidez” dos músculos, a espasticidade muscular envolve paralisia, hipertonia (tensão permanente dos músculos em repouso) e incapacidade de controlar os músculos. Essa condição pode decorrer em um aumento da excitabilidade dessa região, assim como do aumento do tônus muscular.Como classificar a espasticidade?
A espasticidade pode variar de um problema focal a uma condição difusa (generalizada). Quando focal, afeta um único grupo muscular ou região funcional. Se grupos musculares adjacentes forem afetados em um ou mais membros, a espasticidade é classificada como segmentar.Quais são os dois tipos de hipertonia?
A hipertonia está relacionada ao aumento excessivo do tônus muscular. Ela pode ser classificada como elástica ou plástica.Quais os sintomas da hipertonia?
Há contratura e redução do relaxamento dos esfíncteres anais, sobretudo do interno . Está muito racionado a quadros de ansiedade e estresse .Qual a diferença entre hipertonia e hipotonia?
As anormalidades no tônus muscular são classificadas como hipertonia (aumento acima dos níveis normais em repouso), hipotonia (redução abaixo dos níveis normais em repouso), e distonia (tonicidade comprometida ou desordenada).Quais são os tipos de espasticidade?
Classificações: • Focal: afeta um único grupo muscular ou região fun- cional; • Segmentar: grupos musculares adjacentes afetados em um ou mais membros; • Generalizada: mais de dois membros são acometidos. Principais causas: acidente vascular cerebral (AVC), esclerose múltipla e paralisia cerebral.Como diagnosticar espasticidade?
O diagnóstico é clínico: ao exame físico, o médico gradua o tônus muscular (escala de ashworth modificada é a mais utilizada) com níveis que variam do tônus normal à rigidez conforme a resistência muscular contra a movimentação passiva do segmento afetado.Como a espasticidade é avaliada?
O grau de espasticidade é frequentemente avaliado pela escala de Ashworth modificada e classificado em 5 grupos de gravidade crescente, conforme descrevemos de seguida.O que é espasticidade e rigidez?
A espasticidade é representada pelo aumento do tônus muscular (rigidez do músculo). Em situações normais existe uma coordenação precisa entre os músculos agonistas, que realizam a ação/movimento desejado, e antagonistas, que realizam ação contrária à desejada/esperada.O que é espasticidade na fisioterapia?
Os tratamentos de Fisioterapia em casos de espasticidade muscular, variam muito consoante a gravidade. A espasticidade é a resistência dependente da velocidade ao movimento, fazendo com que os músculos se encontrem em constante tensão.Como reduzir a hipertonia?
O alongamento muscular passivo é uma das principais técnicas utilizadas, sendo de extrema importân- cia para a redução da hipertonia. Além de contribuir para a dimi- nuição da dor, propicia maior mobilidade articular, prevenindo a instalação de contraturas musculares e deformidades9,10.Qual significado hipertonia?
A hipertonia está relacionada ao tônus muscular, que é o estado de tensão do músculo. Sem o tônus, os músculos estariam em total repouso, dificultando o seu movimento imediato. No entanto, quando há uma elevação excessiva do tônus nos deparamos com as hipertonias.Como identificar hipertonia muscular?
Caso haja hipertonia de ação, o paciente irá apresentar extensão das pernas, com predomínio do tono adulto. Para avaliação da força muscular devemos observar principalmente se há alguma assimetria entre os membros através da manobra do rechaço.O que é hipertonia espástica?
A espasticidade é uma alteração motora caracterizada por hipertonia e hiper-reflexia, secundárias a um aumento da resposta do reflexo de estiramento, diretamente proporcional à velocidade de estiramento muscular1-4(D).O que é Hipertonicidade muscular?
Aumento anormal no tônus da musculatura lisa ou esquelética. Hipertonicidade do músculo esquelético pode estar associada com lesões do TRATO PIRAMIDAL ou DOENÇAS DOS GÂNGLIOS DA BASE. Aumento anormal no tônus da musculatura lisa ou esquelética.O que é hipertonia generalizada?
Hipertonia é o aumento do tônus muscular normal, comum nos músculos dos membros superiores e inferiores de bebês .Quais são os 3 tipos de contração muscular?
Conforme LIPERT (1996), há três tipos de contração muscular: contração isométrica, isotônica e isocinética. macroscópica no ângulo da articulação, a contração é dita isométrica. As contrações isométricas são muitas vezes chamadas de contrações estáticas ou de sustentação, normalmente utilizada na manutenção da postura.Como testar a espasticidade?
Uma opção de avaliação quantitativa da espasticidade que vem sendo estudada é a mecanomiografia (MMG), uma técnica não invasiva que, por meio de acelerômetros, capta vibração muscular e tem sido utilizada em diversos estudos para fornecer informações sobre sinais de vibração muscular (NOGUEIRA-NETO, 2005).Quais doenças causam espasticidade?
Causas da espasticidade
- Paralisia cerebral;
- Esclerose múltipla;
- Doença de Krabbe;
- Esclerose Lateral Amiotrófica;
- Outras lesões cerebrais e medulares.