A IaaS fornece acesso a infraestrutura como serviço, assim os clientes gerenciam seus próprios sistemas operacionais e dados. Já a PaaS oferece acesso a plataformas como serviços, de modo que a gestão seja relacionada aos próprios aplicativos.
Resumindo, a dica é: se você precisa de controle total sobre uma infraestrutura de maneira online, adote Iaas; se você deseja uma plataforma para a criação de aplicativos, escolha PaaS; e se você quer um software em nuvem para opções de armazenamento, opte por SaaS.
A computação em nuvem tem três modelos principais de serviços em nuvem: IaaS (infraestrutura como serviço) PaaS (plataforma como serviço) e SaaS (software como serviço).
Qual é a diferença entre uma solução PaaS e uma solução SaaS?
Em resumo, a diferença principal é que o SaaS trata do fornecimento de aplicações na nuvem e no PaaS é fornecido uma plataforma para você desenvolver suas próprias aplicações e disponibilizá-las na nuvem.
A infraestrutura como serviço, também conhecida como IaaS, é a disponibilidade sob demanda de recursos de computação altamente escalonáveis como serviços na Internet. Ela elimina a necessidade de as empresas adquirirem, configurarem ou gerenciarem a infraestrutura, assim elas pagarão apenas pelo que usarem.
O PaaS (plataforma como serviço) é um ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem, com recursos que permitem a você fornecer tudo, desde aplicativos simples baseados em nuvem até sofisticados aplicativos empresariais habilitados para a nuvem.
Você pode usar o IaaS para solicitar e configurar os recursos necessários para executar suas aplicações e sistemas de TI. Você é responsável por implantar, manter e dar suporte às suas aplicações, e o provedor de IaaS é responsável por manter a infraestrutura física.
A IaaS permite que as empresas utilizem os sistemas operacionais, aplicativos e armazenamento baseados na web, sem a necessidade de comprar, gerenciar e oferecer suporte à infraestrutura de nuvem subjacente. Entre os exemplos mais conhecidos de plataforma de IaaS estão a Amazon Web Services (AWS) e a Microsoft® Azure®.
O SaaS (Software como Serviço) permite aos usuários se conectar e usar aplicativos baseados em nuvem pela Internet. Exemplos comuns são email, calendário e ferramentas do Office (como Microsoft Office 365).
A PaaS oferece tudo o que os desenvolvedores precisam para desenvolver aplicativos sem precisar atualizar o sistema operacional e as ferramentas de desenvolvimento ou manter o hardware. Em vez disso, todo o ambiente de PaaS, ou plataforma, é fornecido por um provedor de serviços terceirizado através da nuvem.
SaaS, ou Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço. Com esse modelo, sua empresa não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares.
Para utilizar um SaaS, tudo o que você precisa é uma conexão com a internet. Isso significa que você pode acessar sua conta em diferentes dispositivos, de qualquer lugar, desde que tenha acesso a uma rede. Por seu armazenamento em nuvem, os dados de um SaaS não precisam ser transferidos de um dispositivo a outro.
O Lending as a Service (LaaS), também conhecido no Brasil como Credit as a Service (CaaS), é um modelo de negócio em que uma empresa fornece sua infraestrutura bancária para que seus parceiros consigam oferecer empréstimos e financiamentos aos seus clientes e usuários, em modelo B2B2B e B2B2C.
Como tem sido a forma de cobrança típica do PaaS e IaaS?
A forma de cobrança típica do PaaS (Plataforma como Serviço) e IaaS (Infraestrutura como Serviço) geralmente inclui opções como cobrança por uso, taxa fixa semanal ou mensal, e também pode envolver a produção de software ou cobrança por máquinas virtuais paradas.
Paas é uma plataforma capaz de criar hospedes e gerir seus aplicativos, a maior vantagem é que o time de desenvolvimento só precisa se preocupar com o desenvolvimento e infraestrutura do produto. Temos como exemplo a Heroku, Google App Engine, Oracle Cloud Platform etc.
Enquanto o IaaS usa a tecnologia em nuvem para providenciar uma infraestrutura para as empresas utilizarem e o SaaS fornece uma aplicação hospedada por terceiros, o PaaS funciona como um ambiente disponibilizado para o desenvolvimento.
Em resumo, IaaS fornece infraestrutura virtualizada, PaaS oferece uma plataforma para desenvolver aplicativos, SaaS oferece aplicativos completos como um serviço e CaaS fornece uma plataforma para criar e gerenciar contêineres. Cada modelo tem suas próprias características, responsabilidades e níveis de controle.
A IaaS (infraestrutura como serviço) é um tipo de serviço de computação em nuvem que oferece recursos fundamentais de computação, armazenamento e rede sob demanda e pagos conforme o uso.
O provedor de IaaS oferecevirtualização, armazenamento, rede e servidores. Assim, o usuário não precisa ter um data center on-premise nem se preocupar com manutenções ou atualizações físicas desses componentes por conta própria.
Qual dos serviços abaixo utiliza o modelo de software-as-a-service SaaS?
O modelo de negócio Software as a Service (SaaS) tem se popularizado nos últimos anos, especialmente por causa de plataformas como Netflix (streaming de vídeo), Spotify (streaming de música) e Dropbox (armazenamento na nuvem).
A Amazon Web Services (AWS) é a plataforma de nuvem mais adotada e mais abrangente do mundo, oferecendo mais de 200 serviços completos de datacenters em todo o mundo.