Qual a diferença entre injeção intramuscular e subcutânea?
A via intramuscular é preferível à via subcutânea quando são necessárias maiores quantidades de um produto farmacêutico. Como os músculos estão abaixo da pele e dos tecidos adiposos, utiliza-se uma agulha mais longa. Os medicamentos geralmente são injetados em um músculo do braço, coxa ou nádega.
O que acontece se aplicar injeção intramuscular na subcutânea?
No entanto, esta técnica aumenta o risco do fármaco ser administrado no tecido subcutâneo, especialmente quando um agulha menor estiver sendo utilizada, de forma que não é indicada para pacientes que não possuam alterações de volume de massa muscular.
A aplicação de medicamentos por via subcutânea é indicada quando não se objetiva uma absorção muito rápida pelo organismo, bem como para aplicação de medicamentos específicos como insulina, adrenalina, ou vacina anti-rábica.
O que é via subcutânea? Via subcutânea é aquela que permite a injeção de um medicamento diretamente no tecido subcutâneo. Como o nome sugere, esse tecido fica abaixo da camada superficial da pele (a derme) e acima do tecido muscular.
O que acontece se aplicar injeção subcutânea errada?
Alteração do efeito esperado para a injeção
Nestas pessoas a aplicação pode ser feita acidentalmente na região subcutânea. Isto afeta o efeito do medicamento feito para ser injetado no músculo, além de aumentar o risco de complicações. Se o medicamento vazou depois da aplicação, o efeito pode ser afetado também.
A aplicação subcutânea é uma das formas mais comuns de administrar medicamentos. Nesse método, a aplicação é feita inserindo uma agulha na camada de gordura localizada logo abaixo da pele.
Braço. O braço pode ser outra das regiões utilizadas para este tipo de injeção, pois também contém alguns locais de acúmulo de gordura, como a parte de trás e lateral da região que fica entre o cotovelo e o ombro.
Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?
As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.
Qual o melhor lugar para aplicar injeção subcutânea?
INSTRUÇÕES PARA Auto administração sUBCUTÂNEAs. Escolha o local para aplicação da injeção. Os melhores locais para aplicação são: abdômen e região superiores das coxas. É importante variar sempre o local da aplicação.
-Face superior externa do braço; -Região anterior da coxa; -Face externa da coxa; -Região abdominal (entre os rebordos costais e as cristas ilíacas); -Região superior do dorso.
O volume máximo a ser administrado por esta via é 1,5 mL e não deve ser aspirado, a não ser no caso específico de aplicação da vacina subcutânea na região dorso glútea. São exemplos de vacinas administradas por essa via: vacina sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela (atenuada)(1-3).
Na utilização da via subcutânea a solução é introduzida na hipoderme, ou seja, na camada subcutânea da pele, sendo apropriada para administrar soluções não irritantes que necessitam ser absorvidas lentamente, assegurando uma ação contínua. O volume máximo é de 1,5 ml.
A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos. Já a intradérmica, aplicada na pele, é a menos dolorosa.
Em injeções intramusculares ou subcutâneas, a aspiração (o ato de puxar o êmbolo para trás) é indicada para checar se o bisel (a ponta da agulha) não está dentro de um vaso. Então se estiver, há o risco do medicamento atingir a via endovenosa.
Via subcutânea (SC) é uma via de administração de medicamentos por meio da injeção subcutânea. Esta via só pode ser utilizada para fármacos que não irritam o tecido, caso contrário, pode sobrevir dor intensa, necrose e descamação.
O medicamento deve ser administrado apenas na região glútea profunda. Nunca por via intravenosa. Insira a agulha completamente no lado direito ou esquerdo do glúteo em um ângulo de 90º da pele.
Abaixo da derme, encontramos o tecido subcutâneo, conhecido também como tecido adiposo subcutâneo. Esse tecido não faz parte da pele, mas representa a região de união da pele com outros órgãos. Algumas estruturas são associadas à pele: pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas.
1. [ Anatomia ] Que se localiza sob a pele ou sob a cútis (ex.: depósitos subcutâneos de gordura). 2. Que é feito ou se aplica sob a pele (ex.: administração de vacina por via subcutânea).
Na via intramuscular, o volume máximo apropriado é de até 5,0 mL, ou seja, podem ser administradas duas vacinas concomitantemente na mesma região muscular. Isso acontece, principalmente devido à grande quantidade de imunobiológicos disponíveis e para aproveitar a mesma visita aos serviço de saúde.
O que acontece se entrar ar na injeção subcutânea?
Essa bolha de ar pode trafegar pelas veias até chegar no coração, e quando esse sangue vai para a região do pulmão, entupir todo o sistema, podendo causar diversos problemas, inclusive a morte”, disse Gomes.
Para fazer a injeção subcutânea, pinçar o tecido do local da administração, usando o dedo indicador e o polegar. Manter a região firme e introduzir a agulha com o bisel para cima, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º.
Entre as complicações apresentadas pela paciente, destaca-se presença de nódulos, dor à palpação e hematoma ocupando os quadrantes inferiores direito e esquerdo do abdômen.