Lamentar & Murmurar Lamentar é expressar com choro e lamentos, lastimar, prantear, gemer, suspirar, sentir aflição e angústia, condoer-se, compadecer, sofrer, sentir. Murmurar é cochichar, murmurinhar, reclamar, resmungar, suspirar, sussurrar, protestar ou se queixar a respeito de alguma coisa ou pessoa.
O lamento é uma das formas de respondemos. O lamento é uma oração para que Deus aja. O lamento na Bíblia não é um simples canal por onde expressar a nossa frustração. Embora essa ventilação possa ser benéfica em si mesma, um lamento é uma forma de oração.
A diferença entre reclamar e lamentar está no coração. Um coração que reclama não enxerga a bondade e o cuidado de Deus. O lamento revela um coração confiante na bondade e no cuidado de Deus. Apesar de triste, apesar de estar sofrendo, reconhece que Deus está no controle e tem o melhor.
Murmurar é o mesmo que difamar, caluniar, resmungar, falar com voz baixa, falar mal de alguém ou de alguma coisa. Então te pergunto quantas vezes você já murmurou hoje? Reclamamos de tanta coisa que nem percebemos. Quanto mais reclamamos mais iremos reclamar, mas também quanto mais agradecemos mais seremos gratos.
1) Manifestação de queixa ou sofrimento, por meio de palavras, gemidos e gritos; choro (#Ez 27.31; Mt 11.17). 2) Canção pela morte de alguém (#2Cr 35.25).
APRENDA A DIFERENÇA ENTRE MURMURAÇÃO E LAMENTAÇÃO - LUIZA NAZARETH | Podcast Jesuscopy
O que Deus quer falar em Lamentações?
Entretanto, diferentemente de muitos livros do Velho Testamento, Lamentações não contém nenhuma resposta do Senhor; ele fala apenas do sofrimento e do desejo do povo antes de receber a misericórdia do Senhor.
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem ...
Lamentar é expressar com choro e lamentos, lastimar, prantear, gemer, suspirar, sentir aflição e angústia, condoer-se, compadecer, sofrer, sentir. Murmurar é cochichar, murmurinhar, reclamar, resmungar, suspirar, sussurrar, protestar ou se queixar a respeito de alguma coisa ou pessoa.
A murmuração quase sempre descamba numa reclamação contra Deus. Revela o baixo nível da espiritualidade do murmurador, sua falta de gratidão, sua falta de respeito, sua falta de sabedoria, sua falta de fé. A murmuração pode levar um grupo ou comunidade toda à destruição.
O lamento é um ato de fé pelo qual resistimos à tentação de parar de falar com Deus porque estamos zangados ou desencantados com ele. Os lamentos expressam a Deus o que ele já sabe sobre nosso coração ferido. Por isso é que digo: chorar é inerentemente humano; lamentar é inerentemente cristão.
Qual a diferença entre reclamar e murmurar na Bíblia?
É que murmurar significa reclamar ou queixar-se de Deus ou de outras pessoas. Isso é que é errado. A Bíblia nos ensina “por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados” (Lm 3.39).
Manifestar sentimento de tristeza ou descontentamento por algo (ex.: lamentamos esta situação desagradável; lamento que o resultado seja este; lamentou não ter chegado mais cedo).
Num salmo de lamento, o poeta apresenta as suas queixas e labutas, e explica quão pesada lhe é a vida. Geralmente são salmos pessoais, mas alguns parecem ter sido compostos por várias pessoas ao mesmo tempo.
A murmuração é um típico pecado da língua, pelo qual a pessoa expressa seu aborrecimento e má vontade para realizar alguma ação que não lhe é agradável.
A vida espiritual do murmurador se esfria e definha. O murmurar é falar baixinho, para não ser ouvido pelos outros nem as claras e nem frente a frente. Sempre murmuramos contra alguém ou alguma coisa. E isso nos leva a sermos falsos uns com os outros e contagia pessoas que estão a nossa volta.
É aquela reclamação constante, um descontentamento que muitas pessoas mostram, é o falar mal da vida, é o falar mal de pessoas, o questionamento malicioso, é a difamação, é o desacreditar, é o maldizer.
Os homens que Moisés mandara a espiar a terra e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra, esses mesmos homens que infamaram a terra morreram de praga perante o SENHOR.
O conteúdo do livro são cantos fúnebres, bem como lamentações, que se referem à destruição de Jerusalém e do santuário sobre o monte Sião. Trazem consequências trágicas na vida do povo, como a fome, a sede, os assassinatos, saques. São lamentações que mostram a crueldade que se abateu sobre o povo.
Jeremias não achou nenhum prazer em comunicar ao povo a certeza do castigo por causa das suas transgressões. Ele sofreu pessoalmente, até sendo preso por causa do seu ensinamento, mas ele não fugiu da sua tarefa! (2) A verdadeira compaixão, mesmo quando repreendia o povo e anunciava seu castigo.
Deus castigou seu povo. O sofrimento não foi por acaso, e não foi atribuído a causas naturais ou políticas: “Tornou-se o Senhor como inimigo, devorando Israel; devorou todos os seus palácios, destruiu as suas fortalezas e multiplicou na filha de Judá o pranto e a lamentação” (Lamentações 2:5).