O Alcorão para os muçulmanos é a palavra de Allah (que significa Deus em árabe, o criador), e a Suna passa a ser os meios pelo que Maomé aplicou e ensinou o Islã, para e com seus companheiros, sendo estas informações compiladas e armazenadas em muitos livros, os mais importantes sendo: Sai Bucari, Sai Muslim, Sunane ...
Além disso, Suna apresenta um significado terminológico que indica todas as aprovações, dizeres e realizações de Maomé em mais de 20 anos como mensageiro divino. Assim, tudo que envolve a sua vida forma a Suna, que deve ser praticada e seguida pelos muçulmanos segundo as tradições.
Maomé, dada a suposta condição de iletrado, buscou recitar as revelações que lhe eram feitas e, após a sua morte, esses ensinamentos foram reunidos e compilados no chamado Alcorão, que em árabe significa “recitação”.
AS DIFERENÇAS ENTRE JESUS NO ISLÃ E NO CRISTIANISMO | Cortes Podcast
O que é o Alcorão e a Suna?
O Alcorão para os muçulmanos é a palavra de Allah (que significa Deus em árabe, o criador), e a Suna passa a ser os meios pelo que Maomé aplicou e ensinou o Islã, para e com seus companheiros, sendo estas informações compiladas e armazenadas em muitos livros, os mais importantes sendo: Sai Bucari, Sai Muslim, Sunane ...
Em geral, os hádices (ahadith) são pequenas histórias sobre a vida do Profeta mas têm um significado maior porque são todos partes constitutivas da islão, Suna, a segunda fonte da lei islâmica (Sharia), depois do próprio Alcorão.
Sabe-se que os muçulmanos consideram Jesus como um profeta que foi morto, mas para eles é inadmissível que aquele profeta possa identificar-se com Deus. De outra parte, todas as religiões, exceto o cristianismo, também consideram escandalosa tal equiparação.
Maomé ou Muhammad? O líder religioso acabou ficando conhecido, em português, como Maomé. Para muçulmanos e estudiosos do islã, contudo, a transliteração não é bem-vinda — pode soar até como ofensiva. Não há um consenso, contudo.
Alguns hadices (tradições) narram que o profeta Mohammad disse: “Ainda que não restasse do tempo mais que um dia de vida, Allah enviará um homem da gente da minha casa que encherá o mundo de justiça assim como antes estava repleto de iniquidades”.
A rivalidade entre sunitas e xiitas tem origem na disputa sucessória após a morte de Maomé (632 d.C.). Os sunitas reconhecem somente a ascensão de líderes religiosos escolhidos pela população islâmica. Já os xiitas acreditam que somente descendentes do profeta Maomé podem ser líderes legítimos do islamismo.
Para os muçulmanos, só existe um Deus cujo nome é Alá. E o último profeta de Alá foi Maomé. Maomé não é deus, mas um homem por intermédio de quem Alá revelou sua vontade ao mundo. Maomé é reverenciado pelos islâmicos, mas não adorado.
Os dois livros têm algumas diferenças entre si. Primeiramente, a Bíblia é um livro escrito por homens que foram inspirados por Deus na crença cristã. Isso se difere do Alcorão, que se estabeleceu pelas revelações de Allah a Muhammad, sendo, portanto, as próprias palavras de Allah.
Para os praticantes dessa religião, o Alcorão foi revelado por Alá para o profeta Maomé durante 23 anos. Os muçulmanos afirmam que o livro é a própria palavra de Deus. Após a morte de Maomé, seus seguidores reuniram os registros dos diversos textos narrados por Maomé e elaboraram o que chamamos hoje de Alcorão.
Muhammad é conhecido por ter sido o profeta do islamismo, uma das maiores religiões da atualidade. Os muçulmanos acreditam que ele foi o escolhido para receber e pregar a mensagem de Alá. Isso fez de Muhammad um dos homens mais poderosos de toda a Península Arábica.
Segundo a crença islâmica, Alá é o nome próprio de Deus e a submissão humilde a sua vontade, ordens e mandamentos é o pivô da fé muçulmana. Segundo o Corão, "ele é o único Deus, criador do universo e juiz da humanidade". "Ele é único (wāḥid) e inerentemente uno (aḥad), todo piedoso e onipotente".
Entre os 50 personagens mais relevantes da história, Jesus Cristo se encontra no número 1. Na 50ª posição está Oliver Cromwell, a quem os livros situam entre ditador e libertador. Napoleão aparece como número dois e o terceiro é Maomé.
Para o Islamismo, o primeiro ritual acontece logo após o nascimento, quando o pai muçulmano recita o Azan (fundamentos da religião) no ouvido do bebê com o intuito de o despertar aos mandamentos de Deus.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias.
O que os muçulmanos passa a mão no rosto depois de orar?
Isso porque elas devem se prostrar sem constrangimentos de que alguém as observe, garantindo liberdade a elas, que devem estar cobertas dos pés à cabeça, com o hijab, deixando a mostra apenas o rosto e as mãos. A prática também consiste em um ciclo de posições: em pé, curvado, de joelhos, prostrado e sentado.
O Sunas é um grupo de apoio emocional fundamentado na empatia e no amor ao próximo. Aqui você pode compartilhar genuinamente seus sentimentos, problemas, experiências e reflexões em um espaço seguro, anônimo e monitorado por profissionais da saúde mental.
Pode-se dizer que muçulmanos são aqueles que seguem o islamismo, independente do país em que nasceram e/ou vivem. Destaque, portanto, que os muçulmanos não se restringem somente a uma região, sendo que o islamismo é a segunda maior religião do mundo, ficando atrás somente do cristianismo.