A expectativa de vida de um tubarão varia de acordo com a espécie. A maioria vive entre 20 e 30 anos. O cação espinhoso, Squalus acanthias, tem o maior tempo útil de vida conhecido, podendo chegar até mais de 100 anos. Os Tubarões-baleia, Rhincodon typus, também podem viver mais de 100 anos.
O tubarão-da-groenlândia tem expectativa de vida de 400 anos – e o mais velho deles pode ter até 523 anos. Entenda como funciona seu organismo. O tubarão-da-groenlândia é o animal vertebrado mais longevo conhecido.
A idade de muitas espécies de tubarões pode ser determinada contando os anéis de crescimento de suas vértebras, assim como os anéis de árvores. Contudo as vértebras macias do tubarão-da-groenlândia não dispõem desses anéis.
O tubarão-da-Groenlândia reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. Considerado o animal mais longevo do planeta, com idade aproximada de 518 anos, ele continua a impressionar cientistas.
Molusco bivalve (Arctica islandica) Alguns exemplares desse molusco podem ultrapassar 500 anos. Sua longevidade é atribuída ao crescimento lento e ao metabolismo extremamente baixo. Ele é encontrado em águas frias e profundas do Atlântico Norte.
A tartaruga-gigante Jonathan, que em 2021 conquistou o título de animal terrestre mais velho do planeta, chegou aos impressionantes 191 anos de idade. O animal mais velho do planeta, porém, é o tubarão-da-Groenlândia, com cerca de 500 anos de idade.
A expectativa de vida de um tubarão varia de acordo com a espécie. A maioria vive entre 20 e 30 anos. O cação espinhoso, Squalus acanthias, tem o maior tempo útil de vida conhecido, podendo chegar até mais de 100 anos. Os Tubarões-baleia, Rhincodon typus, também podem viver mais de 100 anos.
Pesquisas prévias, lideradas pelo biólogo Julius Nielsen da Universidade de Copenhague, indicaram que os tubarões-da-Groenlândia têm a notável capacidade de viver por mais de 400 anos!
Com mais de 100 anos, uma fêmea de tubarão-da-groenlândia encontrada encalhada em uma praia na Cornualha (Inglaterra), no ano passado, morreu em plena adolescência. Isso porque a espécie pode viver até 500 anos, sendo considerado o animal vertebrado de vida mais longa na Terra.
Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.
O ciclo de existência do urubu varia de 10 a 30 anos, de acordo com a espécie e as condições do ambiente no qual vive. Os predadores naturais dos urubus são as jiboias e as sucuris. Em situações de perigo e em presença de predadores, os urubus vomitam boa parte do alimento que consumiram para alçar voo com rapidez.
O fragmento da espécie Rhyniognatha histi foi encontrado na Escócia em depósitos rochosos datados do período entre 396 milhões e 407 milhões de anos atrás. De acordo com os cientistas, a confirmação do fóssil como sendo de um inseto leva a acreditar que esses animais surgiram há entre 408 e 438 milhões de anos.
Qual foi o primeiro animal que já existiu na terra?
Um novo estudo publicado na revista Nature determinou que carambolas-do-mar, também conhecidos como águas-vivas-de-pente ou ctenóforos, foram a primeira linhagem de seres a se ramificar na árvore da vida animal. Eles teriam vivido entre 600 milhões e 700 milhões de anos.
O animal mais antigo do mundo, tubarão-da-Groelândia, reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. O vertebrado é considerado o mais longevo do planeta, com uma idade aproximada de 518 anos. A espécie normalmente vive em torno de 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante.
Reconhecido pelo Guinness World Records com o animal terrestre mais velho do mundo, a tartaruga Jonathan acaba de completar 191 anos na ilha de Santa Helena. Nesta semana, o animal terrestre vivo mais velho do mundo completou 191 anos.
A tartaruga-gigante-das-Seychelles Jonathan, considerada o quelônio mais velho do mundo, completou 191 anos, de acordo com o Guinness World Records. Segundo o livro dos recordes, estima-se que o animal tenha nascido em 1832, mas ele pode ser ainda mais antigo.
Se nos limitarmos a essa definição, então a menor espécie animal conhecida é o Placozoa, um minúsculo animal marinho que tem uma forma simples e mede apenas cerca de 0,1 milímetros de comprimento.