A esfera é um objeto, que pode ser comparado a uma bola. A esfera tem a capacidade de rolar no chão. O círculo, é como se fosse uma circunferência toda pintada, que pode ser comparada a uma moeda. A Circunferência é como se fosse o perímetro de um objeto, que pode se comparar a um bambolê.
Observe que o círculo é uma figura plana assim como a circunferência. Uma pizza representa um círculo, pois sua extremidade é uma circunferência e seu interior é preenchido. E se tivermos agora uma forma circular, mas que, em vez de ser plana, é tridimensional? Nesse caso, teremos então uma esfera.
Nos contextos matemáticos em que o termo bola é usado, assume-se geralmente que uma esfera consiste somente dos pontos de fronteira (por exemplo, uma superfície esférica no espaço tridimensional).
O cilindro é uma figura geométrica que possui duas bases circulares e sua superfície não plana pode ser comparada a um retângulo enrolado; Já a esfera é um sólido geométrico perfeitamente redondo de qualquer direção que seja observado. Qualquer secção nesse sólido resulta em um círculo.
A esfera é classificada como um corpo redondo por conta do formato da sua superfície. Outros elementos importantes para a esfera são os polos, equador, paralelos e meridiano.
A esfera é um sólido geométrico classificado como corpo redondo devido à sua forma arredondada. Podemos defini-la como o conjunto de pontos no espaço que estão a uma mesma distância do seu centro. Essa distância é um elemento importante da esfera, conhecido como raio.
Uma esfera é um objeto tridimensional perfeitamente simétrico. Na matemática, o termo se refere à superfície de uma bola. Na física, esfera é um objeto (usado muitas vezes por causa de sua simplicidade) capaz de colidir ou chocar-se com outros objetos que ocupam espaço.
Este sólido geométrico é bem redondinho. Não tem faces planas: na verdade tem apenas uma única face curva e rola como uma bola de futebol. Isto porque também a bola de futebol é uma esfera.
No cotidiano, podemos visualizar vários objetos com o formato esférico. São exemplos: a bola de futebol, o planeta terra, uma melancia e espelhos. Sim, existem esferas de superfícies lisas e polidas com poder de reflexão, mas isso será explicado mais a frente.
Por não possuir lados – ao contrário de um cubo, por exemplo –, o seu movimento também é muito mais previsível. O modo como a bola irá se mover em campo dependerá da maneira como ela for chutada pelo jogador. Isso torna o futebol um esporte de técnica, e não puramente de sorte.
Dessa maneira, a diferença fundamental entre círculo e circunferência é que o círculo é toda a área interna de uma circunferência. Já essa última é apenas o contorno de um círculo. Qualquer segmento que liga dois pontos pertencentes a uma circunferência é chamado de corda.
Centro, raio, diâmetro, reta tangente, reta secante, corda, arco, flecha, setor circular e segmento circular: todos são elementos da circunferência e do círculo. Conhecer a definição de cada um desses elementos pode ser a chave para resolver diversos exercícios de geometria plana!
A esfera é um objeto, que pode ser comparado a uma bola. A esfera tem a capacidade de rolar no chão. O círculo, é como se fosse uma circunferência toda pintada, que pode ser comparada a uma moeda. A Circunferência é como se fosse o perímetro de um objeto, que pode se comparar a um bambolê.
Uma esfera é um sólido geométrico formado pelo giro de 180° de uma circunferência em torno do seu próprio eixo central, também chamado de eixo de rotação. Note que a esfera também pode ser definida pelo giro de 360° de uma semicircunferência em torno de seu diâmetro.
Análogo a um grau sendo igual a π180 radianos, um grau quadrado é igual a (π180)²esterorradianos, ou cerca de 13283 sr. Uma esfera inteira tem um ângulo solido de 4πsr, que é aproximadamente 41.253 graus².
Assim, no Brasil, o sistema político está dividido em três esferas: União, Estados e Municípios, além do Distrito Federal (DF). A União, cada Estado, cada Município e o DF é considerado um ente político da República.