Qual a diferença entre óleo de melaleuca e óleo essencial de melaleuca?
Essa é uma dúvida muito comum, especialmente entre iniciantes no uso de óleos essenciais, já que existem óleos essenciais com nomes semelhantes que, na verdade, são extraídos de plantas diferentes. No caso do Melaleuca e do Tea Tree, não há diferença entre eles.
O que é Óleo Essencial de Melaleuca? A Melaleuca alternifolia é uma árvore que tem origem na Austrália. A partir de suas folhas, é extraído o Óleo Essencial de Melaleuca, também conhecido como Tea Tree.
Óleos vegetais possuem em sua composição alta concentração de componentes graxos (triglicerídeos) e atuam principalmente como emolientes. Já os óleos essenciais possuem alta concentração de moléculas voláteis (principalmente terpenos), portanto são utilizados majoritariamente como fragrância.
Faça o teste do papel: Pingue apenas uma gota do óleo essencial adquirido em uma folha de papel branca e aguarde até que seque totalmente. Se após secar, houver uma mancha oleosa ou amarelada, o produto está adulterado.
Tudo sobre o Óleo Essencial de Melaleuca (Tea tree): Para que serve e como usar!
Pode dormir com óleo de melaleuca no rosto?
Faça isso com o rosto já seco e limpo, antes de dormir. Caso seja utilizado de forma tópica e pontual, não há problema em o Tea Tree não estar diluído.
Pode ser usado nessa mesma concentração em produtos cosméticos para pets. Também, pode ser usado puro pontualmente na pele e unha desde que faça o teste para ver se é sensível ao óleo. Precauções: USO EXTERNO.
Propriedades antifúngicas: o óleo essencial de melaleuca também é excelente para combater fungos, sendo um opção natural como aliado no tratamento de micoses nas unhas, pés e pele.
Quanto tempo leva para o óleo de melaleuca fazer efeito?
— Ele pode ser usado antes ou depois do esmalte. O resultado é visível logo na primeira aplicação. A ação da melaleuca é eficaz não somente nas unhas, mas também na pele.
Os óleos essenciais que não tem pureza 100%, vão deixar uma grande mancha, como se você tivesse pingado algum outro tipo de óleo – como um óleo vegetal, por exemplo. O papel vai parecer engordurado na região que o OE foi pingado, caso ele não seja totalmente puro.
Isso porque os óleos essenciais são compostos químicos naturais altamente concentrados e podem sensibilizar ou irritar a derme se usados puros. Carreadores são substâncias que diluem o OE, tornando a aplicação na pele mais segura.
Óleo essencial de lavanda é o mais conhecido dos óleos, isso se deve aos benefícios que ele proporciona. É o óleo essencial mais usado na aromaterapia e normalmente o primeiro que as pessoas conhecem.
Originária da Austrália, a melaleuca, tea tree ou árvore do chá, era muito usada pela tribo de aborígenes Bundjalung. Eles costumavam aproveitar o macerado da planta para alívio de dores. Seus membros também se banhavam no lago em que suas folhas caíam, como uma forma de relaxamento (uma espécie de banho terapêutico).
Pode colocar óleo de melaleuca nas partes íntimas?
A proliferação desequilibrada desses fungos desencadeia sintomas que conhecemos coo Candidiase, tais sintomas são: coceira vaginal, desconforto, corrimento vaginal branco, ardência e dor na relação sexual. Devido as propriedades que citamos acima, o óleo de melaleuca é ótimo para o combate da Candidíase.
Não é recomendado aplicar a substância diretamente sobre a pele e cabelo a fim de evitar irritações e ressecamento. De acordo com profissionais, o ideal é diluir o tea tree em outros óleos vegetais, loções, hidratantes ou máscaras de argila.
Se for usar no rosto a fim de minimizar efeitos de acnes, o ideal é adicionar até quatro gotas no sabonete de uso diário para limpeza facial. Para a hidratação da pele, é possível manipular fórmulas com outros óleos ou adicionar duas gotas no creme que você costuma usar no dia a dia.
Pode ser feito antes de dormir, para deixar o óleo agindo durante toda a noite. Quanto mais tempo melhor! No dia seguinte lave normalmente com o shampoo e condicionador e hidrate com o seu Reconstrutor do Complexo Multivitaminas Power. Na pele pode ser utilizado para combater fungos nas unhas, aplicando o óleo puro.
Quando aplicada nas unhas, a melaleuca promove regeneração de unhas deformadas, devolvendo a sua estrutura original e saudável, fortalece as unhas fracas e quebradiças, hidrata a pele e diminui a produção excessiva da cutícula e de calosidades.
É indicado para os casos onde há falta de lubrificação íntima ou quando se deseja uma lubrificação adicional. Sua finalidade é aliviar o desconforto e a irritação local causado pela falta de lubrificação vaginal, durante o ato sexual.
O óleo de Melaleuca puro é indicado para combater os fungos nas unhas das mãos e pés, possui propriedades antisséptica, germicida e fungicida, é muito eficaz como agente antibacteriano e antifúngico, e, também como estimulador das defesas do organismo.
Ciclopirox Olamina é um excelente antifúngico tópico indicado no tratamento de micoses nas unhas. Ciclopirox olamina é destinado ao tratamento de micoses tópicas (infecções na pele causadas por fungos).
Você pode estar sofrendo de infecção de micose de unha se observar: Listras brancas ou amarelas na unha. Unhas grossas, irregulares ou quebradiças. Perda de esplendor e brilho.
O Óleo de Melaleuca protege e auxilia o tratamento contra fungos e micoses. Modo de usar: Pincelar sobre toda a unha. Para um resultado mais eficiente, use diariamente durante 2 meses ou conforme a necessidade.