*A pancetta: a diferença entre o bacon e a pancetta é que nesse processo a carne não é defumada. A pancetta é uma parte da barriga do porco seca, curada também com sal, pimenta e outras especiarias. É também um corte mais carnudo, podendo ser preparado como prato principal ou acompanhamento!
Bacon é a barriga suína que passou pelos processos de cura e defumação. Torresmo é a barriga cortada em pedaços, muitas vezes assada em forno, e depois frita para ficar com a carne macia e o couro crocante.
A panceta suína é um corte saboroso retirado da barriga do porco. Sua principal diferença para o bacon, que também vem da barriga do porco, é que a panceta suína não é defumada, por isso, possui um sabor mais leve. Além disso, a panceta de porco é um corte com boa espessura que tem muitas formas de preparo.
O guanciale é um corte da bochecha do porco (guancia = bochecha), atravessado por veias magras de músculo e gordura. A consistência é mais dura que o bacon e tem um sabor distinto.
O bacon tem um aspecto bem mais curado e defumado, tem mais a aparência de carne seca e tons mais avermelhados.” Já durante o cozimento da carne, o sabor, a textura e o visual também podem ajudar a identificar o produto original. “O bacon tem textura firme e sabor mais intenso.
Dica 3) Panceta assada na churrasqueira pode ser temperada com sal, pimenta e limão. Para fazer uma marinada mais rápida, a dica é temperar a carne com sal, pimentas variadas (como pimenta-do-reino, calabresa, caiena, jalapeño) e suco de limão.
A barriga do suíno, também conhecida com pancetta, é retirada da parte inferior da carcaça, depois da retirada do lombo e das costelas. Este corte desossado pode ser usado fresco, isto se o produto não foi curado, nem defumado.
Desde março, apenas é chamado de bacon o produto feito da barriga do porco. Qualquer outro pedaço será chamado de "bacon de [parte a qual foi feita]", por exemplo, "bacon de pernil" ou "bacon de lombo". Deste modo, o termo "estilo bacon" deixa de ser usado.
O consumo moderado de bacon pode trazer diversos benefícios para a saúde, como: controle do peso, redução do colesterol, prevenção de diabetes, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea e aumento da energia.
“Tanto o bacon quanto a panceta são feitos da barriga do porco, mas o primeiro é defumado e o outro, curado. Já o guanciale é a papada do animal, que também é curada”, diz Fábio Lazzarini chef do Varanda D.
Bacon de paleta/pernil: possui menos gordura e uma porcentagem maior de carne. É ideal para quem procura um produto mais saudável e menos gorduroso. Bacon de lombo: essa carne é retirada do lombo suíno, é considerada uma parte mais nobre e de sabor um pouco mais suave.
De acordo com Edu Guedes, o torresmo é feito a partir da gordura da barriga de porco. Frita-se apenas a gordura em imersão no óleo para garantir o petisco supercrocante. Já a pancetta é um corte da barriga suína com espessura mais grossa e sabor delicado.
A razão pela qual o bacon tem um sabor e aroma tão deliciosos pode ser atribuída à mesma coisa que dá torradas, café, cebola frita e outros um cheiro tão agradável e atraente: a reação de Maillard. No início do século 20, o médico e químico francês Louis-Camille Maillard descobriu uma certa reação química.
Picanha. A picanha suína é uma das partes mais nobres do porco, ela é retirada da alcatra inteira e o seu corte assemelha-se ao corte bovino (em menor proporção), com mais maciez e sabor.
O carré é o lombo, com parte do osso da costela e da coluna vertebral. Por estar com o osso, a carne se torna mais suculenta. Pode ser feito de panela (inteiro), assado, recheado ou na churrasqueira.
*A pancetta: a diferença entre o bacon e a pancetta é que nesse processo a carne não é defumada. A pancetta é uma parte da barriga do porco seca, curada também com sal, pimenta e outras especiarias. É também um corte mais carnudo, podendo ser preparado como prato principal ou acompanhamento!*
Pode comer bacon cru? Algumas receitas sugerem o consumo de bacon cru, mas cozinhar ou fritar o alimento ajuda a realçar o sabor da carne, tornando o bacon mais apetitoso. Para isso, basta fazer o bacon frito, caramelizado, crocante ou cortado em cubinhos.
Deve ficar sempre bem embalado para evitar que o cheiro passe para os demais produtos da geladeira. Se for congelar, o ideal é armazenar o bacon cortado, do tamanho que você costuma usar, para que isso facilite na hora do uso.