Qual a diferença entre pesquisa descritiva e explicativa?
A pesquisa descritiva, por sua vez, detalha os fenômenos observados durante a fase exploratória, enquanto a pesquisa explicativa busca entender as causas desses fenômenos.
A pesquisa explicativa busca identificar as causas dos fenômenos estudados, além de registrar e analisá-los. Isso se dá tanto por meio da aplicação de métodos experimental/matemático, como pela interpretação dos métodos qualitativos.
O que é pesquisa descritiva? A pesquisa descritiva é um método onde são recolhidas informações mais específicas e detalhadas. Como o próprio nome diz, esse tipo descreve uma realidade. Ao mesmo tempo que essa metodologia expõe os dados de algo, não se aprofunda no porquê dessas características.
Qual a diferença entre pesquisa qualitativa e descritiva?
Existe ainda os estudos descritivos que fornecem informações adicionais sobre o tema pesquisado, associando-se de forma eficaz a pesquisa exploratória (QUALYBEST, 2020). Na abordagem qualitativa as entrevistas normalmente são estruturadas para que os pesquisadores alcancem resultados que respondam aos seus objetivos.
As pesquisas explicativas buscam identificar e explicar as causas do objeto de estudo. Assim, ela é realizada com o objetivo de mostrar a realidade ao explicar o porquê das coisas.
As pesquisas descritivas adotam “como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno” (GIL, 1991, p. 46). Já as pesquisas explicativas “têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos” (GIL, 1991, p. 46).
A pesquisa descritiva tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência. Esse tipo de pesquisa estabelece relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado.
Quanto a pesquisa explicativa é correto afirmar que?
Quanto à pesquisa explicativa, é correto afirmar que: busca apenas levantar informações sobre um determinado objeto, delimitando um campo de trabalho, mapeando as condições e manifestação desse objeto.
Tipos de pesquisa – As abordagens metodológicas que podem ser utilizadas em pesquisas científicas se dividem em três tipos: quantitativa, qualitativa e quanti-qualitativa.
O método descritivo, de natureza exploratória, é um método qualitativo e, de acordo com Gil (2008), é o mais adequado para organizações, como as empresas comerciais. Isso se deve ao fato de ocorrer primeiro o estudo, em seguida a análise do objeto estudado, e somente no fim os dados são registrados e interpretados.
Para Marconi e Lakatos (2017), a pesquisa descritiva tem como objetivo descrever as características das organizações e da população, enquanto a pesquisa exploratória complementa a descritiva, proporcionando uma maior familiaridade do pesquisador com o seu problema de pesquisa e com a construção dos seus objetivos.
“A pesquisa descritiva exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar. Esse tipo de estudo pretende descrever os fatos e fenômenos de determinada realidade” (TRIVIÑOS, 1987 apud GERHARD; SILVEIRA, 2009, p. 35). Um dos afazeres típicos da pesquisa descritiva é a coleta de dados.
Pesquisa Descritiva: se propõe a investigar e descrever objetos e sujeitos em seu ambiente, para estudo, sem a interferência do pesquisador. É um processo planejado e estruturado que utiliza técnicas específicas na coleta de dados, como entrevistas, questionários, formulários, enquetes, e observação sistemática.
A análise descritiva utiliza gráficos e tabelas, para resumir e apresentar dados de uma forma fácil de entender. Essas informações podem ajudar o profissional de marketing a compreender melhor as preferências do público-alvo, tendências do mercado e também segmentar o público de forma mais precisa.
Em que situações a pesquisa descritiva e mais apropriada?
A pesquisa descritiva pode também ser utilizada para avaliação de programas; sendo que tais estudos podem ou não trabalhar com a formulação de hipóteses e muitas vezes podem servir de base para estudos de relações causais.
As explicativas aparecem entre vírgulas e acrescentam informações e qualidades ao termo anterior. Os três tipos de orações subordinadas são: substantivas, adjetivas e adverbiais.
Já na pesquisa explicativa, o objetivo é explicar a causa de determinado problema no objeto de estudo. Mostram a realidade ao explicar o porquê da coisa. Costumam no entanto dar continuidade às pesquisas exploratórias e descritivas com uma visão mais detalhada.