Qual a diferença entre pleonasmo e pleonasmo vicioso?

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Quais são os dois tipos de pleonasmo que existem?

A palavra pleonasmo pode ser substituída pelo termo redundância sem que isso altere seu significado. Existem dois tipos de pleonasmos: pleonasmo literário e pleonasmo vicioso. O pleonasmo literário é utilizado para destacar uma ideia, sendo muito encontrado na linguagem literária.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escolakids.uol.com.br

O que é pleonasmo e 3 exemplos?

O pleonasmo se caracteriza por uma superabundância de palavras que expressam uma mesma ideia em uma frase. Isso acontece, por exemplo, em frases como: "subir para cima", "descer para baixo", "entrar para dentro". Quando digo que vou subir, é óbvio que é para cima, Isso não precisa ser repetido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.khanacademy.org

Como identificar um pleonasmo?

O PLEONASMO é uma figura de linguagem, recurso estilístico utilizado na literatura, para realçar certas ideias, servindo de reforço e embelezando o texto. As lágrimas que chorei, chorei-as em vão. É claro que quem chora, chora lágrimas, mas nesse caso se observa a valorização do texto com o reforço da ideia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portais.ufma.br

Qual a diferença de pleonasmo para pleonasmo vicioso?

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Vícios de linguagem: pleonasmo vicioso (ou redundância) - Brasil Escola

Quando é pleonasmo?

O que é pleonasmo? O pleonasmo é a repetição de uma mesma ideia no enunciado pelo uso de palavras diferentes que trazem o mesmo sentido. Ele pode ser considerado uma figura de linguagem ou um vício de linguagem, a depender da intenção do enunciador ao produzir a repetição no discurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que significa pleonasmo no português?

1. recurso estilístico que consiste em usar intencionalmente palavras e expressões repetitivas e redundantes para tornar uma ideia mais expressiva (exemplo: hemorragia de sangue, etc.) 2.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Sou eu é pleonasmo.?

Nesse caso, ele passa a ser considerado como pleonasmo literário. Um exemplo são os versos “E a Noite sou eu própria! A Noite escura!”, da poetisa portuguesa Florbela Espanca.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qualitor.com.br

Que construção não é um pleonasmo?

Frases como “pedra dura”, “céu azul”, “mar salgado”, são classificadas como epíteto de natureza, recurso que não é considerado um pleonasmo vicioso, visto que ele serve para dar ênfase em características naturais dos seres, objetos ou fenômenos das natureza.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Quantos tipos de pleonasmo existem?

Existem dois tipos de pleonasmo: o literário e o vicioso. São tipos diferentes a depender da intenção de quem enuncia o discurso e da maneira como isso é feito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br

Como evitar o pleonasmo vicioso?

Veja algumas dicas para evitar o pleonasmo vicioso:
  1. Estude gramática. Nada melhor para escrever o português de modo correto como a gramática. ...
  2. Revise o texto com atenção. ...
  3. Utilize sinônimos. ...
  4. Desenvolva o hábito de escrever.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.imaginie.com.br

É errado falar "subir para cima"?

Subir para cima e descer para baixo são pleonasmos. O pleonasmo é a repetição duma ideia pelo emprego duma ou mais palavras, cujo sentido já está expresso anteriormente, como nas expressões apresentadas. Há quem condene incondicionalmente o pleonasmo, o que não está certo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Como saber se é pleonasmo?

Repetição de ideias com palavras diferentes

O pleonasmo pode ser uma figura de estilo para dar mais expressividade a uma determinada ideia ou expressão. Nesse caso, é usado intencionalmente a fim de provocar algum efeito, como chamar atenção ou enfatizar sentimentos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

O que é pleonasmo vicioso?

O pleonasmo vicioso, também chamado de redundância, traz um vicio de linguagem na fala ou na escrita do comunicador, ou seja, é a repetição desnecessária de palavra ou ideia que já está incluída no discurso e não acrescenta nenhum valor, mas que utilizamos muito no nosso cotidiano sem perceber.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em redacaonline.com.br

Qual música tem pleonasmo?

Uma música que apresenta pleonasmo e silêncio na letra é "O meu amor", de Chico Buarque. Na primeira estrofe, temos o seguinte trecho: "O meu amor tem um jeito manso que é só seu / E que me deixa louca quando me beija a boca".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

Qual é a função do pleonasmo?

O pleonasmo consiste na repetição de uma ideia através do uso de palavras diferentes que possuem o mesmo sentido. Considera-se uma figura de linguagem ou recurso estilístico quando o pleonasmo é usado propositalmente. Porém, quando a repetição não é proposital, o pleonasmo é considerado como um vício de linguagem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cursinhoparamedicina.com.br

Qual a diferença entre pleonasmo e redundância?

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

É errado falar fatos reais?

Não são raras, pois, lições de português (encontradas mais em páginas online do que nos manuais de gramática) repudiando a expressão “fatos reais”. Segundo se afirma, trata-se de um pleonasmo, pois todo fato é intrinsecamente real. Logo, um filme há de ser “baseado em fatos”, e não “baseado em fatos reais”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em facebook.com

É correto dizer destino final?

Destino final é um termo utilizado para descrever o ponto final de um processo ou jornada. Pode se referir a várias situações, como o destino final de um produto, de uma viagem ou até mesmo da vida de uma pessoa. É o ponto onde algo chega ao seu término, não havendo mais possibilidade de retorno ou mudança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em netvistos.com.br