Enquanto prospect é um cliente potencial, lead é um contato que compartilhou com a sua empresa algumas informações, como nome, telefone, e-mail, por exemplo.
É a busca por usuários que tenham o perfil de cliente da empresa e que podem ou não conhecer a marca. Existem leads mais qualificados e outros leads menos qualificados, mas todos, de certa maneira, chegaram até os canais da sua empresa por demonstrarem certo interesse pelo o que você tem a falar.
O termo “lead” define potenciais consumidores, sejam eles de produtos ou serviços, de um determinado negócio. Eles costumam demonstrar interesse sobre eles, representando uma oportunidade de venda.
Um lead representa uma nova oportunidade de negócio para a sua empresa. Portanto, são pessoas que demonstraram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa, por meio do preenchimento de formulários online com seus dados de contato. O lead é, assim, um potencial cliente.
Prospect é um potencial cliente que demonstrou interesse nos serviços ou produtos da sua empresa, mas ainda não identificou quais são suas necessidades ou dores. Ou seja, são contatos que têm fit com sua marca, mas ainda não expressaram desejo real de fecharem negócio.
PROSPECT X LEAD: QUAL A DIFERENÇA? Descubra Qual Deles Está Pronto para Venda! | AudioBlog - mk4edu
O que vem antes do lead?
Podemos dizer que o prospect é, então, um estágio antes do lead, é aquela pessoa que consome suas “soluções” e que se mostra ativa nos conteúdos, e-mails marketing, etc.
Leads são visitantes que deram informações de contato para a sua empresa, como nome e email, por meio de campanhas de Marketing. Essa ação demonstra que o Lead tem interesse no seu segmento e iniciou uma relação com sua empresa. Assim, pode se informar mais ou ir direto à compra.
A principal diferença entre lead e cliente é o status dele dentro do funil de vendas. Em ambos os casos a empresa tem acesso ao email, por exemplo. No entanto, o lead não efetuou nenhum tipo de compra. Ou seja, o status de “lead” vem antes do cliente.
Para gerar leads, é preciso utilizar estratégias de Inbound Marketing, ou seja, de marketing de atração. São ações realizadas por meio da promoção de blogs, podcasts, vídeo, e-books, newsletters, entre outras.
Já sabemos que CRM é a sigla usada para "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Porém, a definição de CRM vai além: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato.
O que é prospecção de clientes? Prospecção de clientes é o processo de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para o seu negócio e fazer o contato inicial com eles para efetuar vendas. A intenção é fazer os prospects evoluírem no funil de vendas até se tornarem clientes.
O que são vendas outbound? Vendas outbound, que também podem ser chamadas de outbound sales ou vendas ativas, se referem a um modelo comercial em que os vendedores vão ativamente até os clientes em potencial para tentar vender algum produto ou serviço.
Os principais tipos de prospecção são: ativa (outbound), passiva (inbound), de canais e marketing de referência, com indicações de clientes satisfeitos, amigos, parceiros e familiares.
O que é prospecção B2B? A prospecção B2B é um processo essencial para que empresas tenham sucesso nas vendas. Nela, o objetivo é gerar oportunidades de negócios, ou seja: encontrar potenciais clientes com grande potencial de fechamento para que os vendedores façam a abordagem comercial.
Além de buscar novos clientes, a prospecção também serve para fortalecer a marca no mercado. Através do contato direto com o cliente, a empresa pode entregar informações importantes e conscientizar sobre seu valor no mercado.
Como o nome sugere, a base de leads é a rede de contatos cooptados por uma empresa para nutrir e transformar em clientes. Nela, você armazena todas as informações coletadas a partir dos seus contatos. A partir disso, é possível segmentar por categorias, definir prioridades e agir de acordo com as de maior urgência.
A melhor maneira de gerar novos leads é organicamente, ou seja, criando ações que convertem por meio do inbound marketing. Em seguida, o time de vendas entra para fechar o negócio.
Quantos leads para uma venda de imóvel? O que daria uma média de 3 a 4 leads por dia durante um mês. Interessante notar que os corretores campeões de vendas, ao atingirem essa média de 100 clientes, preferem não receber mais novos contatos.
O pipeline de vendas funciona como um mapa que mostra ao vendedor qual atitude tomar em cada etapa da jornada de compra do seu potencial cliente. A ideia é conduzi-lo da melhor maneira possível para que a venda seja concluída de forma rápida e satisfatória para todos os envolvidos.
Uma das metas mais comuns dos proprietários de empresas é impulsionar as vendas e gerar leads. Isso geralmente significa veicular campanhas de resposta direta que incentivam os clientes a executar uma ação específica, como comprar um produto ou inscrever-se para receber uma newsletter.
Buyer persona é a junção de todas as características do seu público-alvo em um personagem fictício, que tem como missão humanizar suas pesquisas de mercado, dados do CRM, das redes sociais e de outras plataformas, reunindo-as em um ser único que, se fosse verdadeiro, seria a expressão do melhor cliente que a sua ...
Um lead passa a ser chamado de prospect quando está alinhado à persona do seu negócio, conforme a etapa da jornada de compra ou o nível de engajamento com a sua empresa.
Upselling é uma estratégia de venda na qual o cliente é incentivado a comprar uma versão mais completa, melhorada e de maior valor de um produto ou serviço. Já o cross selling funciona como uma “venda casada”, em que produtos ou serviços complementares são adicionados à compra para melhorar a experiência do cliente.
E o que é SQL em marketing? Os SQL — Sales Qualified Leads — são os leads que estão realmente inclinados a efetuar uma compra com sua empresa. Nesse estágio, geralmente encontram-se as melhores opções em conversão de vendas.