a) entorpecentes (cor amarela); b) psicotrópicos (cor azul); A Notificação de grupos a e b deverá ser firmada por profissional devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina, de Medicina Veterinária ou de Odontologia.
Notificação de Receita - Documento padronizado destinado à notificação da prescrição de medicamentos: a) entorpecentes (cor amarela), b) psicotrópicos (cor azul) e c) retinóides de uso sistêmico e imunossupressores (cor branca).
A receita amarela viabiliza o controle rígido de substâncias entorpecentes e psicotrópicas. Esse documento restringe o acesso aos fármacos, além de possibilitar o rastreamento de paciente, fornecedor, farmácia e profissional que os prescreveu.
Receitas de cor azul são oficialmente chamadas de “notificação de receituário” e são obrigatórias para medicamentos que podem causar dependência, como psicotrópicos. Tranquilizantes e antidepressivos, por exemplo, estão enquadrados nesta classificação.
Como dito anteriormente, a receita azul prescreve medicamentos psicotrópicos e psicotrópicos anorexígenos. Nesse sentido, a Receita Azul tipo B1 é utilizada para prescrever os medicamentos psicotrópicos e a Receita Azul tipo B2 é utilizada para prescrever medicamentos psicotrópicos anorexígenos.
Qual a diferença entre as RECEITAS? | Perguntas para a farmacêutica | #26
Qual é a receita C1 branca?
O que é a receita C1 branca? A receita C1 branca é um receituário de controle especial. Afinal, ela é usada para prescrever e dispensar medicamentos que são classificados pela Anvisa como “outras substâncias sujeitas a controle especial em 02 vias”.
Ritalina é receita branca ou azul? Nenhuma das duas opções. Substância estimulante do sistema nervoso central, o metilfenidato, princípio ativo da Ritalina, faz parte da lista A3 da Anvisa, que reúne substâncias psicotrópicas. Nesse caso, a receita é amarela (tipo A).
Assim como qualquer receituário comum, a receita azul conclui o atendimento realizado por um médico, cirurgião-dentista ou veterinário. Esses são os profissionais autorizados a prescrever drogas para o tratamento de doenças no Brasil.
Não é todo médico que tem o talonário amarelo disponível, uma vez que precisa fazer um cadastro na vigilância sanitária e ir pessoalmente retirar. Então só tem quem geralmente prescreve (neurologistas, psiquiatras e alguns pediatras).
Quantos comprimidos pode dispensar na receita amarela?
Se a receita estiver acompanhada de justificativa assinada e datada pelo prescritor, em duas vias, com diagnóstico ou CID da doença, poderão ser dispensadas as duas caixas; caso não esteja acompanhada desta justificativa, somente uma caixa com 3 ampolas poderá ser dispensada.
Substância estimulante do sistema nervoso central, o metilfenidato, princípio ativo da Ritalina, faz parte da lista A3 da Anvisa, que reúne substâncias psicotrópicas. Nesse caso, a receita é amarela (tipo A).
A Ritalina só pode ser vendida com receita médica, porque é um medicamento controlado, sendo também necessário apresentar uma notificação de receita, que tem a cor amarela e é identificada com a letra “A” no canto superior esquerdo.
A receita amarela (receita do tipo A ou receita A) é um papel de cor amarelada que geralmente é destinado à prescrição de medicamentos entorpecentes – que estão contidos nas listas A1 e A2 – e psicotrópicos – presentes na lista A3.
Dessa maneira, para obter o talonário azul, o dentista deve procurar o órgão de Vigilância Sanitária onde ele obteve a licença de funcionamento do consultório e a vistoria do aparelho de Raios-X para retirar a numeração das receitas.
A receita de fluoxetina é do tipo C1 Branca, portanto, o remédio tem uma tarja vermelha no rótulo. O documento é intitulado “Receituário de Controle Especial” e tem duas vias. Uma delas precisa ser entregue na farmácia no ato da compra, e a outra fica com o paciente para orientação.
A sertralina tem tarja vermelha e receita do tipo C1 branca. Portanto, é um medicamento de uso controlado. Por isso, é preciso ter uma receita em duas vias para comprar. A validade da receita de sertralina é de 30 dias, e a quantidade prescrita não deve superar o suficiente para 60 dias de tratamento.
Fluoxetina 20 mg, cloridrato cápsula ou comprimido D Medicamento sujeito a controle especial – Lista C1 (Portaria SVS 344/98). Receita branca em duas vias.
Qual é a receita de quetiapina? Para adquirir o hemifumarato de quetiapina, é necessário levar à farmácia uma receita branca do tipo C1. Esse formato de prescrição é conhecido como receita de controle especial e é entregue em duas vias pelo médico.
Deve ser prescrito em Notificação de Receita B (azul) de forma legível, sem rasuras e contendo os seguintes dados obrigatórios: ❖ Identificação do paciente: nome completo, endereço completo do paciente; ❖ Nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dose ou ...
Alprazolam é um remédio de uso controlado com tarja preta, classificado como “B1 – Substância psicotrópica (Sujeita a Notificação de Receita B)”. Isso quer dizer que o medicamento só pode ser comprado com uma receita médica em duas vias. A via de cor branca fica com o paciente, para orientação.
A substância zolpidem está relacionada na lista B1, portanto deverá ser prescrita em Notificação de Receita B1 (azul), no entanto o adendo 4 desta lista informa que o zolpidem, quando prescrito na dose de até 10mg/comprimido, deverá ser prescrito em Receita de Controle Especial (branca) em duas vias.
Qual o calmante mais forte que não precisa de receita?
Qual o calmante mais forte que não precisa de receita? Valeriana. Valeriana é uma planta medicinal que tem efeitos calmantes, ansiolíticos e anticonvulsivantes. Por isso, a partir dela é produzido um medicamento fitoterápico que contribui para acelerar o processo de adormecer e melhorar a qualidade do sono profundo.