O IDE (Integrated Drive Electronics) é um padrão antigo de interface usado por dispositivos de armazenamento como discos rígidos e leitores de CD/DVD e a AHCI (Advanced Host Controller Interface) é uma API padrão para dispositivos SATA [6] muito similar ao SCSI.
O modo IDE proporciona uma melhor compatibilidade com hardware mais antigo. Se estiver instalando somente uma unidade de disco rígido e não desejar usar os recursos SATA avançados (AHCI), como conexão a quente e Enfileiramento de Comando Nativo, selecione o modo IDE ao instalar uma unidade de disco rígido.
AHCI (Advanced Host Controller Interface) é um padrão técnico desenvolvido pela Intel para que sistemas operacionais se comuniquem com dispositivos de armazenamento SATA. Em tradução livre, o termo significa "Interface avançada para controlar a comunicação com dispositivos de armazenamento".
Se você estiver utilizando um único disco rígido, o modo AHCI é geralmente a melhor opção. Se você estiver utilizando vários discos rígidos em conjunto, o RAID pode oferecer melhor desempenho, confiabilidade ou eficiência do armazenamento, dependendo do nível de RAID que você escolher.
RAID é uma tecnologia que combina vários discos para melhorar desempenho ou redundância, enquanto o AHCI é um modo de operação que melhora a comunicação entre a placa-mãe e os dispositivos de armazenamento, oferecendo recursos avançados. Ambos desempenham papéis diferentes na otimização do armazenamento do computador.
Na tela de configuração de disco (geralmente dentro do item “Integrated Peripherals”), veja se a interface SATA está configurada para IDE. Nessa mesma tela, você consegue descobrir se a placa suporta o modo AHCI.
O que é IDE? IDE (Integrated Drive Electronics) é um padrão de interface criado na década de 1980 que define a maneira como dados são trafegados entre o hardware e um dispositivo de armazenamento, como disco rígido ou CD/DVD.
O Advanced Host Controller Interface, também conhecido como AHCI, é um padrão de programação recente que define um novo modo de operação para SATA, adicionando dois recursos complementares: NCQ e conexão hot plug. NCQ significa Native Command Queuing, um recurso que modifica a sequência em que os dados são recuperados.
O RAID é uma tecnologia usada para aumentar o desempenho e / ou a confiabilidade do armazenamento de dados. A abreviatura significa Redundant Array of Inexpensive Disks . Um sistema RAID consiste em duas ou mais unidades trabalhando em paralelo.
Digite o comando bcdedit /set {current} safeboot minimal. Dê enter (vai aparecer uma mensagem de sucesso) Reinicie o computador e entre na BIOS. Mude a SATA operation de Raid para AHCI.
É o antigo padrão de conexão entre HDs e unidades óticas e PCs. A partir de 2006 começou a ser substituído pelo SATA, que dominou o mercado. RAID: Redundant Array of Inexpensive Disks, algo como “conjunto redundante de discos baratos”.
IDE (Integrated Drive Electronics) é uma interface que foi criada para conectar dispositivos ao computador. Foi desenvolvida pela Western Digital e pela Compaq em 1986, inicialmente foi muito usada em discos rígidos, a ponto de hoje em dia as pessoas acharem que IDE é uma característica dos discos rígidos.
Em relação a sua questão, o ocorrido é um recurso da placa mãe chamado Hot Plug. Esse recurso tem a finalidade de permitir retirar/desconectar o HD/SSD sem desligar o sistema, como se fosse um pendrive. Sugiro que acesse a Bios para desabilitar esse recurso.
O PCIe (NVMe) RAID é uma tecnologia que permite que vários discos NVMe sejam combinados em um único volume de armazenamento, aumentando a capacidade e o desempenho do sistema. Para configurar o RAID PCIe (NVMe), você precisará entrar na configuração da BIOS e seguir as instruções específicas do fabricante do sistema.
Modo Raid você tem que usar 2 hds, seja para espelhamento ou desempenho (raid 0). AHCI apenas com 1 hd já funciona, e este quando selecionado, ativa o NCQ do HD. Modo IDE é seu hd normalmente instlado sem raid ou AHCI. Entenda um pouco mais sobre a tecnologia NCQ.
O RAID permite resistir à falha de uma ou mais unidades sem perda de dados e, em muitos casos, sem qualquer tempo de inatividade. Se houver uma perda nos dados, esses backups podem demorar horas ou dias, custando a você todos os dados armazenados ou alterados desde o último backup.
RAID :É uma sigla em inglês para Redundant Array of Inexpensive Disks. Em tradução direta, o termo quer dizer algo como Matriz Redundante de Discos Independentes.
Inicie o sistema e pressione rapidamente a tecla F2 ao ver a tela inicial da Dell para entrar nas telas de configuração do BIOS. Navegue até System Configuration na árvore, no lado esquerdo da tela. Abra System Configuration e selecione SATA Operation para ativar as opções de SATA, no lado direito da tela.
Então, o cabo SATA é um acessório que se usa pra transferir dados do computador. Dá pra conectar o PC com vários outros dispositivos eletrônicos! Mas o uso principal do cabo SATA tá relacionado com a placa mãe do computador.
O SATA pode alcançar a velocidade de 150MBps. Já o IDE pode chegar a 133MBps. Deu pra perceber que a diferença é bem pequena. Mesmo assim os HDS não conseguem chegar a essa velocidade.
Um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) é uma aplicação de software que ajuda os programadores a desenvolver código de software de maneira eficiente. Ele aumenta a produtividade do desenvolvedor, combinando recursos como edição, compilação, teste e empacotamento de software em uma aplicação fácil de usar.
Qual a diferença operacional dos conectores SATA e IDE?
Enquanto os discos com tecnologia IDE transmitem os dados através de cabos de quarenta ou oitenta fios paralelos, resultando num cabo enorme, os discos com a tecnologia SATA transferem os dados de forma serial. A porta IDE tradicional transfere dados de forma paralela.