Qual a diferença entre tinta de piso e tinta de parede?
A tinta de piso apresenta um acabamento mais rústico de acordo com a sua formatação, por serem resistentes a desgastes. Sendo assim, tendo que apresentar uma resistência superior as de parede, que por sua vez apresentam acabamentos leves e delicados.
Como já mencionamos, este tipo de tinta é mais resistente porque precisa suportar diferentes impactos, como arrasto de móveis e passos. Justamente por isso, o acabamento é mais rústico quando comparamos com a aplicação da tinta específica para paredes.
A tinta para parede não serve para a pintura de pisos, pois não poderá oferecer o mesmo resultado e nem trazer todas as vantagens que o material correto traria para aquela superfície.
Usando tinta acrílica você muda a cor do piso, elimina o incômodo daquela “poeirinha” que o piso de cimento costuma soltar e ainda pode lavar o chão sem medo de estragar o trabalho. Por fim, o chão cimentado costuma ser um local externo na casa.
A pesar da tinta de piso apresentar alta resistência, não é indicado que você utilize para pintura de parede. Afinal, são tintas “duras”, por consequência nas paredes não se tem muito atrito, assim fazendo que com o tempo o desgaste e quebra da mesma seja frequente.
Os motivos para fazer com que tantas pessoas adotem essa técnica é o fato de ser uma alternativa fácil, rápida, barata e com excelente durabilidade. A tinta imobiliária para piso pode durar até 2 anos sem desbotar, craquelar ou sem que perca seu brilho e beleza.
Ao lavar piso pintado com tinta epóxi, opte por detergentes neutros. Evite produtos abrasivos ou químicos agressivos que danifiquem o revestimento. Os detergentes neutros garantem uma limpeza eficaz sem comprometer a integridade do epóxi, preservando a estética e a resistência do piso.
Seladores e vernizes são opções populares, proporcionando uma camada adicional de proteção contra desgastes causados pelo tráfego, raios UV e condições climáticas adversas. Esses produtos não apenas prolongam a vida útil da tinta, mas também realçam sua aparência.
Superfícies antigas - Verificar se existe algum tipo de mofo ou fungo, remover todo pó e possíveis sujeiras que existam na superfície, tais como, óleos, graxas, e materiais soltos. Lavar a superfície, aguardar a secagem por pelo menos 24 horas e aplicar a tinta.
O epóxi bi componente é uma tinta altamente resistente e impermeável sendo uma das modalidades de tintas mais resistentes do mercado. Sua aplicação pode ser feita em pisos de banheiro, cozinhas, áreas industriais e de trabalho.
As tintas Premium e Super Premium são as categorias de tintas mais indicadas para essa utilização. Ambas podem ser usadas em áreas internas e externas e são bem resistentes às intempéries, assegurando mais durabilidade à pintura e mantendo o ambiente protegido.
O primeiro passo é diluir a tinta, depois disso misture uma parte de água com 5 de tinta, ou seja, para cada litro de água adicionaremos 5 litros de tinta. Mas lembre-se: a água tem que ser potável, se você não tem coragem de beber, não a misture na tinta.
A tinta acrílica tem uma variedade maior de cores disponível, já vem pronta para o uso e é bastante resistente à água, sendo a tinta mais recomendada para o piso em lugares que tem maior contato direto com água, como cozinha, banheiro e área externa.
O vinagre com bicarbonato de sódio pode te ajudar. É só preparar uma solução com esses dois produtos, aplicar por cima da mancha de tinta, aguardar alguns minutos e esfregar com o lado macio da esponja.
A tinta epóxi é um acabamento de alta qualidade que tem ótima aderência às variadas superfícies. Pode ser aplicada em piso de concreto, proporcionando elevada resistência e impermeabilidade. E, também, sobre revestimento de madeira, azulejos, cerâmicas em áreas internas e externas, e em parede de alvenaria.
Basicamente, a melhor tinta para parede externa é a acrílica premium. Para paredes internas, há mais variedade de opções, como a tinta látex ou acrílica, e você pode escolher entre as tintas econômicas, standard ou premium.
Após a limpeza, a tinta pode ser aplicada. É preciso preparar o produto de acordo com as especificações do fabricante. Isso ajuda a garantir uma pintura melhor e mais homogênea. Muita atenção para o tempo de espera estabelecido na embalagem!
Quando a pintura não é feita da forma correta, a Tinta Epóxi pode começar a descascar rapidamente. Por isso, antes de pintar, é necessário preparar a superfície, removendo gorduras e sujeiras que interferem na aderência da tinta. Feita a pintura, é importante aguardar sete dias para realizar a primeira limpeza.