Enquanto a imagem bitmap está diretamente atrelada a um pequeno quadrado (o pixel), a vetorização parte para um caminho bem diferente. Com os vetores podemos representar linhas, pontos, curvas, polígonos e outros elementos básicos da geometria.
Imagens vetorizadas são compostas de formas como círculos, retângulos, linhas e curvas. Em geral, cada forma é composta por uma sequência de operações primitivas desenhadas por cursor: mover o cursor até um ponto, desenhar uma linha até um posto, desenhar uma curva com alguns pontos de controle até um ponto.
Você sabe o que é vetor de imagem? É a imagem que não é construída em gráficos bitmap, ou seja, construída por pixels. Essas imagens são construídas por linhas, curvas, retângulos e outras formas preenchidas.
Se imagens bitmap forem redimensionadas, em determinado ponto os pixels ficarão visiveis. Como imagens vetoriais não possuem pixels, pois suas formas são indicadas por fórmulas matemáticas, podemos redimensionar o quanto quisermos sem perda de qualidade. Veja abaixo uma comparação.
No bitmap precisamos armazenar o conteúdo (cor) de cada píxel que forma a imagem. É perfeito para fotografias, mas isso consome muita memória. As imagens vetoriais (ilustrações) armazenam fórmulas matemáticas e reconstroem a imagem cada vez que vai apresentar na tela.
Enquanto a imagem bitmap está diretamente atrelada a um pequeno quadrado (o pixel), a vetorização parte para um caminho bem diferente. Com os vetores podemos representar linhas, pontos, curvas, polígonos e outros elementos básicos da geometria.
Uma das principais diferenças entre arquivos rasterizados e vetoriais é sua resolução. A resolução de um arquivo rasterizado é descrita em DPI (pontos por polegada) ou PPI (pixels por polegada). Ao ampliar ou estender o tamanho de uma imagem rasterizada, é possível enxergar os pixels individuais.
Os vetores são usados para expressar grandezas físicas vetoriais, ou seja, aquelas que só podem ser completamente definidas se conhecemos o seu valor numérico, a direção em que atuam (horizontal e vertical), bem como o seu o sentido (para cima, para baixo).
Os PNGs podem processar resoluções altíssimas, mas não são infinitamente expansíveis. Por outro lado, os arquivos SVG são vetoriais, criados com base uma rede matemática complexa de linhas, pontos, formas e algoritmos. Eles podem ser expandidos para qualquer tamanho sem perder a resolução.
Explicando de um jeito muito simples, vetorizar é uma forma de transformar os pixels de uma imagem em curvas, linhas e pontos, com a possibilidade de modificar seus elementos separadamente (editar, rotacionar, mover, recolorir, entre outras mudanças).
Os vetores são representados geometricamente por flechas. Geralmente eles partem da origem, e as coordenadas de seu ponto final são escritas para identificá-lo. Na imagem abaixo, o vetor v = (a,b), pois (a,b) é o ponto final do vetor v. Exemplo: Para calcular a norma do vetor v = (3, – 4), utilize: |v| = √(a2 + b2).
Os tipos mais comuns de arquivo vetorial são AI (Adobe Illustrator), EPS (Encapsulated PostScript), PDF (Portable Document Format) e SVG (Scalable Vector Graphics).
Para o que nos interessa, podemos conceituar vetor como o ente matemático que representa o conjunto dos segmentos orientados de reta que têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.
Um arquivo em vetor é uma técnica de design onde são usadas linhas ao invés de pixels (pontos). Com esta técnica você poderá aumentar e diminuir a imagem sem perder a resolução.
Em geometria analítica, um vetor é uma classe de equipolência de segmentos de reta orientados, que possuem todos a mesma intensidade (também designada por norma ou módulo), mesma direção e mesmo sentido. Em alguns dos casos, a expressão vetor espacial também é utilizada. Representação gráfica de um vetor.
De forma resumida, desenhos vetoriais são imagens que utilizam formas geométricas primitivas, como linhas, curvas, pontos, formas e polígonos como base de sua construção. Todos esses elementos são baseados em fórmulas matemáticas específicas para serem construídos.
Vetores são os animais (pernilongos, pulgas, mosquitos, ratos etc) que transmitem algumas doenças. Doenças transmitidas por vetores são aquelas que precisam de um intermediário para passar de um animal para outro, ou seja, essas doenças não são transmitidas pelo contato direto como as gripes e maioria das viroses.
Esses vetores podem ser classificados em dois tipos básicos: vetores biológicos e mecânicos. Os vetores biológicos são aqueles em que o agente causador da doença multiplica-se e desenvolve-se em seu interior. Já o vetor mecânico é aquele que apenas serve como veículo de transporte.
Usa-se gráficos vetoriais na criação de desenhos, ilustrações, gráficos estatísticos etc, por serem precisos se originais ou ampliados e gerarem arquivos de tamanhos pequenos.
Imagens vetorizadas são compostas de formas como círculos, retângulos, linhas e curvas, enquanto imagens bitmap, também conhecidas como imagens raster, são formadas por uma grade de pixels.
Em computação gráfica, uma imagem raster ou gráfico de bitmap é uma matriz1 de pontos, que representa geralmente uma grade retangular de pixel ou pontos de cor, que podem ser visualizados por meio de um monitor, papel ou mesmo no seu celular.