São os mesmos motores, a diferença é que um tem um cilindro a menos e é turbo. O TSI é um motor 1.0 turbo 3cc. O MSI é 1.6 aspirado com 4 cilindros e o 1.4 TSI é turbo e tem 4 cilindros.
Os motores TSI com turbo e injeção estratificada oferecem desempenho excepcional e eficiência. Enquanto isso, as siglas MPI e MSI identificam motores aspirados com diferentes níveis de complexidade e potência.
Além de se destacar em termos de equipamentos, tal qual a versão Highline, o modelo chama muito a atenção por conta do desempenho que o motor 1.4 TSI de 150 cavalos proporciona. Se você gosta de exclusividade e bom desempenho, essa é a sua melhor pedida.
Para as versões Comfortline e Highline está disponível exclusivamente o motor 1.0 TSI (que a Volkswagen chama de 200 TSI), sempre combinado à transmissão automática de 6 marchas. A versão MSI traz o motor 1.6 de até 117 cv e torque máximo de 162 Nm (16,5 kgfm), combinado à transmissão manual de 5 marchas.
Por fim, a versão topo de linha do sedã da Volkswagen, o Virtus Exclusive. O motor já é diferente, equipado com um 1.4 Turbo 250 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com uma transmissão automática de 6 velocidades.
Vamos por partes: TSI é a abreviatura de Turbocharged Stratified Injection (turbo com injeção estratificada, ou direta, em uma tradução livre). Já os números indicam o torque gerado pelo motor em Nm (Newton/metro), e não em kgfm (quilograma-força/metro), como é mais usual no Brasil.
A sigla MSI, que significa "Multi-Point Sequential Injection" ou Injeção Sequencial Multiponto, refere-se a uma tecnologia de injeção de combustível mais tradicional em comparação com o TSI. Este sistema utiliza injetores múltiplos para entregar combustível em vários pontos da câmara de combustão.
Dotado de turbocompressor e injeção direta, ele dispensa o uso de tanque auxiliar com gasolina nas partidas a frio. A denominação 200TSI se refere ao torque máximo gerado pelo motor. São 200 Nm (Newton-metro), ou 20,4 kgfm, o maior da categoria.
TFSI e TSI são gerações diferentes da plataforma de injeção direta. Ela também é encontrada na linha VW. Modelos anteriores tiveram problemas com seguidores de cames e algumas outras coisas. A maioria foi resolvida com a introdução do TFSI a partir do MK5.
São os mesmos motores, a diferença é que um tem um cilindro a menos e é turbo. O TSI é um motor 1.0 turbo 3cc. O MSI é 1.6 aspirado com 4 cilindros e o 1.4 TSI é turbo e tem 4 cilindros.
Melhor espaço da categoria. Com maior comprimento, largura e melhor entre eixos do segmento, o Virtus traz conforto para todos que estiverem a bordo. O maior porta-malas da categoria garante que nenhum item seja deixado de lado na hora de viajar.
Msi significa: Motor 1.6 aspirado. Nesse ano vai vir ou msi, ou tsi 200. Tsi 200: significa que o motor é 1.0 turbo. Andando a uma velocidade de uns 100 a 120, o carro faz entre 15 a 18 km/l, já tive um.
Os motores TSI apresentam uma eficiência maior no que se refere ao aproveitamento de energia, que normalmente é dispensada pelo escapamento dos carros aspirados.
O novo Volkswagen Virtus Highline 200 TSI 2025 chega ao mercado brasileiro como a versão mais completa e potente do modelo, prometendo eficiência e conforto para os motoristas.
A diferença de desempenho do motor 170 TSI para o 200 TSI é logo percebida. O carro é menos arisco na arrancada. Aceleração em tempo razoável, mas a estilingada ou fôlego do turbo dura pouco. As retomadas (ultrapassagem) são mais lentas.
A versão 2020 do Virtus está disponível em duas configurações: a primeira com o motor 1.6 16v MSI Total Flex, de 117 cv e 16,5 kgfm com etanol. Ou ainda com 110 cv e 15,8 kgfm com gasolina, acoplado à transmissão manual de 5 velocidades, ou a nova automática de 6 velocidades.
A lubrificação ineficaz dos motores TSi podem provocar desgaste acentuado em bronzinas de biela e comando de válvulas. Folga no eixo da turbina também é um problema que este motor pode apresentar e provoca alto consumo de óleo.
AVALIAÇÃO: Volkswagen Virtus TSI ficou 13% mais econômico com o motor 1.0 turbo (que era do Up TSI) no lugar do 1.6 aspirado. O Volkswagen Virtus mudou bastante na atualização que recebeu em 2023 e se tornou um sedã mais econômico, mais rápido e mais bem equipado.
Por fim, o Volkswagen Virtus também não sairá de linha. O modelo foi reestilizado no ano passado e, desde que isso aconteceu, as vendas decolarem. A marca viu um aumento de 381,64% nas vendas do sedã compacto entre 2022 e 2023.
Com o motor de 116 cv e câmbio manual, o Virtus foi de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos em nossos testes, feitos com gasolina. É uma diferença pequena, de quase um segundo pro Highline, que é mais potente e fez em 10,8 s.