Ficava a quase 4.000 km de distância de Jope. Mais de 4 vezes a distância que ele teria que percorrer para Nínive. O que isso indica é que Jonas deseja um lugar distante e onde ele fosse esquecido para não fazer o que Deus lhe designara.
Nínive ficava a 800 quilômetros de Israel. Ele, portanto, teria que andar muito, (uma jornada I um mês ou mais), mas esse não foi o motivo para que ele não fosse. Tanto que decide ir para Társis, que ficava a 4.000 Km, “o fim do mundo” da época. A viagem para lá duraria vários meses.
Ir a Nínive significava se deslocar oitocentos quilômetros para o nordeste através do deserto. Társis ficava a mais de três mil quilômetros para o oeste, numa direção totalmente oposta.
Começou Jonas a percorrer a cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor.
A cidade ficava cerca de 900km de distância de Israel e Jonas foi comissionado por Deus para ir a Nínive, mas ele foi para Társis. A distância de Israel a Társis (atual Espanha) era de cerca 4.000km. Jonas não queria ir a Nínive porque ele tinha sua agenda.
Nínive ficava a 800 km de Israel. Jope era cidade portuária distante 94 km de Gate-Hefer. Jonas levou cerca de três a dias para chegar lá, tempo suficiente para ele mudar de ideia.
Quantos anos antes de Cristo Jonas pregou em Nínive?
Quando e Onde Ele Foi Escrito? Não se sabe ao certo quando o livro de Jonas foi escrito. No entanto, Jonas ministrou e profetizou durante o reinado do rei Jeroboão II, de Israel, que durou aproximadamente de 790 a.C. a 749 a.C. (ver II Reis 14:23–25; ver também Cronologia da Bíblia, na Bíblia SUD em inglês).
Jaffa (ou Jope) é atualmente um bairro de Tel Aviv, mas antigamente foi o porto de onde saiu Jonas e foi engolido pelo grande peixe. Em seguida. Lá também encontramos a casa de Simão, o curtidor, onde Pedro teve a visão dos alimentos impuros.
Qual o motivo de Jonas não queria pregar em Nínive?
2 – Por que Jonas se recusou a pregar?: Para entender a razão porque Jonas tentou fugir do compromisso de pregar a Nínive, é preciso saber que o povo dessa cidade era guerreiro, extremamente cruel, violento e avassalador. Os ninivitas, portanto, representavam uma séria ameaça e um tremendo perigo para Israel.
Os assírios travavam muitas guerras e Nínive era uma cidade de constante derramamento de sangue. Os ninivitas eram conhecidos pela crueldade com que tratavam os guerreiros capturados, muitos dos quais eram cegados para que não fugissem.
Nínive (Ninawa) era um grande amontoado de vários vilarejos ao longo do Rio Tigre. Atualmente, onde ficava, existe a cidade moderna de Mossul, no estado de Ninawa do Iraque.
O nome Társis aparece na bíblia, nos livros que compõem o antigo testamento, pelo menos 24 vezes, das quais, 3 se referem a um homem. Assim como Javã foi identificado como o ancestral dos gregos ou dos jônios, seus filhos foram identificados a grupos de gregos.
7 Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte ao subir da alva, e feriu a aboboreira, e ela secou. 8 E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus ordenou um vento quente oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.
O Senhor disse a ele que avisasse ao povo de Nínive que a cidade seria destruída se eles não se arrependessem. Mas o povo de Nínive era inimigo dos israelitas. Jonas não queria pregar a eles. Então, embarcou em um navio para ficar longe de Nínive.
Ninive foi a capital do império assírio, um dos maiores e mais poderosos impérios da antiguidade. Ninive era uma cidade rica, próspera e populosa, que tinha cerca de 10 mil habitantes. Mas Nínive também era uma cidade perversa e violenta, que oprimia e atacava Israel e outras nações. Deus enviou profeta Jonas para.
Jope foi o porto marítimo que Salomão, e mais tarde Zorobabel, usaram quando trouxeram madeira das florestas de cedro do Líbano para a construção dos seus templos (2 Crôn. 2:16; Esd. 3:7). Aqui, Pedro levantou dos mortos Tabita, também conhecida como Dorcas (At.
A cidade antiga de Jope, também conhecida como Jaffa, localizada na costa mediterrânea de Israel. É um lugar histórico e significativo para judeus e cristãos. Com raízes que remontam a 1800 a.C.. Jope é mencionada na Bíblia como a cidade de onde o profeta Jonas saiu antes de ser engolido pelo grande peixe.
A batalha de Nínive de 612 a.C., também conhecida como a Queda de Nínive, era um conflito militar que decretava o fim da capital assíria Nínive, invadida pelos babilônios, e a morte de Sinsariscum ( r. 626/623–612 a.C.) da Assíria. Os babilônios haviam contado com a ajuda dos medos para aniquilar a cidade.
Naum, cujo nome em hebraico significa "o consolador", é o sétimo dos Profetas Menores, a quem se atribui a autoria do Livro de Naum, que conta sobre a destruição de Nínive, capital da Assíria, a cidade que Jonas advertiu.
O Jonas do livro é chamado a ser amigo das nações, inclusive um dos grandes inimigos de Israel, os assírios. Com isso, o autor quer mostrar que Israel não pode se fechar em si mesmo. O livro de Jonas tem o objetivo de instruir os leitores e mostrar que Javé é o Deus de todos os povos.