Qual a distância de uma cova de banana para outra?
O espaçamento no bananal depende do porte da variedade. Para as de porte baixo, pode-se usar, no geral, espaçamento de 3,0 m entre filas e 2,0 m entre plantas. Nas de porte médio, recomenda-se usar espaçamento de 3,0 m entre filas e 3,0 m entre plantas.
Qual a distância de um pé de bananeira para o outro?
Espaçamento Convencionais
Bananeiras de porte alto recomenda-se 3 m x 3 m (Prata, Terra e Pacovã) e 3 m x 2 m (Maçã). Para as de porte médio (Nanicão) e baixo (nanica), pode ser usado 2 m x 2 m e no máximo 2 m x 2,5 m.
A bananeira pode ser cultivada em qualquer época do ano, se o bananicultor usar um bom sistema de irrigação. O início da estação das chuvas é perfeito para o cultivo em regiões secas. Em locais com bom índice pluviométrico anual, as bananeiras apresentam alta produtividade.
ÉPOCA DE PLANTIO O período das chuvas é o mais indicado para se plantar a bananeira. Para o bom desenvolvimento das plantas, recomenda-se a abertura de covas de 40 cm de largura por 40 cm de comprimento por 40 cm de profundidade.
Recomenda-se a aplicação de 500 gramas de um fertilizante NPK 20-5-20 por bananeira, divididos em várias aplicações ao longo do ano. Isso ajudará a suprir as necessidades nutricionais da planta e promoverá o desenvolvimento adequado dos cachos.
Uma curiosidade dessa cultura é que cada pé de bananeira só produz três cachos de bananas. Ou seja, depois da colheita, as bananeiras são cortadas e dão espaço para outra muda.
Em regiões produtoras de banana e 'plátano' (que inclui o tipo Terra) seu cultivo pode ser explorado em consórcio com culturas perenes como café e cacau, culturas alimentares transitórias como milho, caupi (feijão-de-corda), feijão Phaseolus, feijão fava, arroz, mandioca, inhame.
Normalmente a variedade é cultivada com espaçamento de três metros entre as fileiras por três metros entre as plantas, resultando em 1,1 mil plantas por hectare.
Nesse caso, as plantas adultas chegam a até 15 metros de altura e podem dar frutos em até um ano após o plantio. Tudo depende das técnicas adequadas de como plantar bananeira.
Um adequado número de pencas e de frutos, assim como a maioria das características das pencas, ocorreu quando pelo menos 10 folhas permaneceram por planta.
Para produzir bananas perfeitas, você precisa cuidar da base, ou seja, da terra, pois as bananeiras necessitam de um solo enriquecido. Dessa forma, as raízes vão se desenvolver da melhor forma possível e elas vão aproveitar bem todos os nutrientes disponíveis. O ideal é fazer a análise de solo da sua propriedade.
A produtividade média mundial situa-se ao redor de 16 t/ha. Segundo IBGE (2004), a área cultivado em 2004 foi de 508 mil hectares no território brasileiro. No Brasil, a cultura da banana ocupa o segundo lugar em volume de frutas produzidas (6,4 milhões de t) e a primeira em consumo.
Cada bananeira produz de uma só vez, de 5 a 15 pencas e cada fruta madura pesa, em média, 100 gramas com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca. A bananicultura no Brasil também desenvolve um papel social importante.
A época mais favorável para o plantio das mudas da bananeira é o final da seca, quando as chuvas são esparsas, pois se trata de uma cultura que, até os três primeiros meses após o plantio, exige quantidades menores de água.
Quantos litros de água uma bananeira precisa por dia?
Em média, estima-se que uma bananeira necessite de 18 a 20 litros de água por dia, mas este valor é extremamente maleável, uma vez que a demanda hídrica das plantas depende do clima ( por exemplo: quanto maior a insolação incidente nas plantas, maior o consumo de água), da idade da planta, do componente genético da ...
Porque a bananeira é cortada depois da colheita do fruto?
Depois que colhemos o cacho, a bananeira é cortada em pedaços e passa a ter uma nova função: fornecer ao solo água e nutrientes para que um novo pé cresça e produza seu cacho.
Quanto tempo leva para um cacho de banana ficar bom?
Os frutos maduros apresentaram teor máximo de sólidos solúveis totais quando colhidos entre 105 e 120 dias de idade do cacho, estando os teores, em todas as épocas, condizentes com os valores obtidos por Ayub (1990) e acima do obtido por Carvalho (1984), exceto nos frutos colhidos com 90 dias.
Adubos orgânicos, como esterco de galinha, porco, bovinos ou torta de mamona são fontes desses nutrientes e suficientes para o desenvolvimento inicial da planta. Esses adubos devem ser bem misturados com a terra antes do plantio.
O nitrogênio (N) mineral, de maneira geral, deve ser suprido a partir dos 30 dias até 360 dias após o plantio, na dose de 150 kg/ha. A uréia (44% de N) e o sulfato de amônio (20% de N e 23% de S) são as fontes mais utilizadas.