Cafarnaum está localizada no norte de Israel, na região do mar da Galileia. Fica a 185 km de Jerusalém, a 75 km de Tel Aviv, a 50 km de Nazaré e a 16 km de Tiberíades.
Quanto tempo leva para atravessar o Mar da Galileia?
Em Mateus 14:23, observe que já era tarde quando Jesus ficou sozinho no monte e os discípulos estavam cruzando o mar da Galileia. A distância para cruzar o mar era de cerca de oito quilômetros e, com tempo bom, eles deveriam conseguir atravessá-lo em duas ou três horas.
A maior parte do norte de Israel é genericamente conhecida como a Galiléia (Galil em hebraico). Estende-se virtualmente do Mediterrâneo até o mar da Galiléia que tem a forma de uma harpa e o Rio Jordão onde, às suas margens diversas histórias foram presenciadas.
Hoje iremos falar da cidade de Cafarnaum que é relatada pelos quatro evangelistas como a cidade em que o Messias decidiu residir durante seu ministério que se iniciou na região da Galiléia, e que é chamada até os dias atuais como a cidade de Jesus, e é conhecida assim por ser o palco de acontecimentos importantes da ...
A tradição situa-a em Cã Minia, 9,5 quilômetros a norte de Tiberíades, mas, mais recentemente, foi identificada com Tel Hum, a 4 km da nascente do rio Jordão, na margem noroeste do Mar da Galileia, versão que tem sido mais bem aceite.
Naim fica a aproximadamente 50 quilômetros a sudoeste de Cafarnaum, a 200 metros acima do nível do mar, exigindo, portanto, uma árdua subida colina acima para se chegar à cidade. Para caminhar de Cafarnaum a Naim, seria necessário ao menos um ou dois dias de viagem.
Nazaré, cujo nome significa “Cidade do Ramo”, era uma cidade na Baixa Galiléia, onde Jesus passou a maior parte de sua vida. É a capital e maior cidade do distrito Norte de Israel. Também conhecida como uma capital árabe para os cidadãos árabes de Israel que constituem a maioria da população local.
De quem era a casa em que Jesus estava em Cafarnaum?
A Casa de Pedro (ou melhor, Casa da Sogra de Pedro) é uma parada obrigatória na antiga vila de Naum. Não apenas ali teria vivido o apóstolo e primeiro papa da Igreja Católica, mas o próprio Jesus Cristo!
Cerca de 10 km de Nazaré, na Terra Santa está Caná, também chamada de Kafr Kanna, que em árabe significa Vila de Caná. Esta localidade é citada na bíblia como o lugar do primeiro milagre de Jesus, que a pedido da sua mãe, transformou a água em vinho nas bodas de um casamento.
O texto também nos informa que Jesus estava pela segunda vez em Caná da Galiléia, e o filho do oficial estava em Cafarnaum, cerca de 31 km de distância de Caná (in: Manual Bíblico Halley).
Atualmente, é uma região que pertence ao Estado de Israel e integra a maior parte do Distrito Administrativo do Norte do país. A região da Galileia se estendia até o Monte Carmelo a sudoeste; a sudeste até Citópolis; ao nordeste até o Monte Hermon e ao norte até Tiro.
Jesus não fez só milagres aqui em Cafarnaum, assim como fez com Beth saída e rorazin. Jesus amaldiçoou o lugar onde ele viveu. Isso foi depois que, conforme nos conta o evangelho de Mateus, a cidade não quis se arrepender de seus pecados. Em outras palavras, não quis reconhecer Jesus como salvador.
Na atualidade, a região da Galileia é limitada a norte pelo rio Leontes, a sul pela Samaria e pela região em torno do monte Carmelo, tendo a leste o rio Jordão e a oeste o Mediterrâneo.
Jesus Cristo é o galileu! Apesar de ter nascido em Belém da Judeia, era chamado de Galileu, pois viveu a maior parte de sua vida nessa região ao norte da Palestina antiga, quase 30 anos.
A cidade de Belém é originalmente do território palestino, mas o Estado de Israel conquistou o território em 1967. Fica na Cisjordânia, região cobiçada por ambas as nações, a 93 km da Faixa de Gaza.
Essas práticas eram contra os mandamentos de YHVH, e uma quebra da aliança que Ele fez com o povo hebreu. Consequentemente, essas ações idólatras foram a causa da destruição desse reino, pois quebraram a aliança estabelecida por Deus com eles.