No Catolicismo, o milagre eucarístico de Lanciano é um milagre eucarístico [en] que teria ocorrido no século VIII, na cidade italiana de Lanciano. Refere-se à extraordinária transformação de uma hóstia em carne humana e do vinho em sangue humano, durante uma missa.
Qual foi o milagre que deu origem a Corpus Christi?
Origem e propósito da celebração
A Igreja celebra, na quinta-feira (30), a Solenidade de Corpus Christi. Ela foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. Entre as inspirações para a proclamação desta festa está o Milagre Eucarístico de Bolsena.
Em meados do século XIII aconteceu, na Itália, o milagre eucarístico de Bolsena. Um sacerdote chamado Pedro de Praga, que se encontrava em viagem pelo país, duvidava da presença de Cristo na Eucaristia. Ao celebrar a Missa na Basílica de Bolsena, o padre vê a hóstia transformar-se em carne durante a consagração.
Segundo os registros da Igreja Católica, durante uma missa realizada no século VII, na Igreja de São Legonziano, um monge teria duvidado da presença de Cristo na eucaristia. Nesse momento, a hóstia transformou-se em carne e o vinho, em sangue.
O que aconteceu com Jesus no dia de Corpus Christi?
Na Igreja Católica, o feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (30), celebra o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, representados pelo pão e vinho de forma simbólica, para recordar a última ceia de Jesus com os apóstolos.
E o Verbo de Deus se fez Carne! - O Milagre de Lanciano - Arautos
Qual é a verdadeira história de Corpus Christi?
Corpus Christi é uma festividade católica que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia. Foi instituída pelo papa Urbano IV em 1264, no século XIII, e ocorre sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, exaltada uma semana depois da festa de Pentecostes.
No Catolicismo, o milagre eucarístico de Lanciano é um milagre eucarístico [en] que teria ocorrido no século VIII, na cidade italiana de Lanciano. Refere-se à extraordinária transformação de uma hóstia em carne humana e do vinho em sangue humano, durante uma missa.
Corpus Christi, uma expressão em latim que significa "Corpo de Cristo", refere-se à celebração da presença real de Jesus na Eucaristia. Segundo a tradição católica, a Eucaristia não é apenas uma representação simbólica, mas a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as espécies do pão e do vinho.
O monge então anunciou o milagre aos fiéis, que exultaram em êxtase e adoraram Jesus presente na Eucaristia. Depois disso as relíquias foram postas em um tabernáculo de marfim até 1713, onde a carne passou a ser conservada numa custódia de prata, e o sangue em um cálice de cristal, onde se conservam até hoje.
Um dos milagres eucarísticos mais recentes oficialmente aprovados pela Santa Sé aconteceu no Natal de 2013 na Polônia e contém tecido de um coração em agonia. A Eucaristia é o sacramento da Igreja Católica no qual Jesus Cristo está realmente presente.
Qual o milagre eucarístico mais famoso testemunhado pela Igreja?
No mais famoso milagre eucarístico já testemunhado pela Igreja, em Lanciano, a carne e o sangue vivos de Cristo apareceram nas mãos de um monge que duvidava.
64-67, na qual ele apresenta uma resenha de milagres eucarísticos. Há tempos, foi traçado um “Mapa Eucarístico”, que registra o local e a data de mais de 130 milagres, metade dos quais ocorridos na Itália. São muitíssimos esses fenômenos extraordinários no mundo todo.
O chamado “Milagre de Bolsena-Orvieto”, por sua vez, foi realizado por Deus com um sentido bem particular: firmar a fé vacilante de um sacerdote. Detalhe de “A Missa em Bolsena”, por Rafael.
Quando a hóstia lhe tocou a língua, a beata abriu e revirou os olhos espantados. Parecia ter entrado num estranho transe. Foi então que se deu o fenômeno: segundo chegariam a jurar sobre a Bíblia as testemunhas ali presentes, a hóstia na boca de Maria de Araújo mudou de forma e de cor. Transformou-se em sangue vivo.
Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Entenda significado da data. Os católicos comemoram nesta quinta-feira (30) o dia de Corpus Christi, data celebrada anualmente 60 dias após a Páscoa que faz referência a um milagre ocorrido em 1264 na Itália.
Afinal, o que significa o Corpus Christi? O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
O maior presente e o maior milagre de Jesus É que Ele quer nos salvar para ser como Ele é. Muitas das coisas que Deus nos diz nas escrituras apontam vez após vez para o maravilhoso milagre de vidas mudadas.
5. Jesus Ressuscitou dos Mortos. É possível que o maior milagre de toda a história da humanidade seja a ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos (ver Mateus 28:1–7).
É graças a estas investigações que se pode determinar que o tipo de sangue de Jesus teria sido AB positivo. Disso falam as investigações realizadas em vários dos milagres Eucarísticos mais conhecidos: o de Lanciano, e o de Orvieto.
Enquanto celebrava a Santa Missa sobre o túmulo de Santa Cristina, mal havia ele pronunciado as palavras da consagração, quando sangue começou a escorrer da Hóstia consagrada, gotejando em suas mãos e descendo sobre o altar e o corporal.
A celebração de Corpus Christi refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado. No versículo São Mateus 26:26 da Bíblia, mostra exatamente como foi o último momento de Cristo com seus discípulos.
“Que neste Corpus Christi possamos experimentar a profunda conexão com Cristo na Eucaristia. Que sua presença nos encha de alegria e esperança em todos os momentos.”