O Cl tem número atômico (Z) = 17 e Massa Atômica (A) = 35, está localizado na grupo 17 ou família 7A e no 3o período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N7. Palavras-chave: cloro, símbolos químicos, tabela periódica.
Com auxílio de uma tabela periódica, pode-se concluir que o cloro é um halogênio do grupo 3 e possui 17 elétrons na camada de valência. Fazendo a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling, teremos o seguinte: 1s22s2 2p63s2 3p5.
Os cloretos são aqueles compostos iônicos que contêm o ânion Cℓ-1. O cloro é da família 17 ou 7A, seu número atômico é igual a 17 e possui 7 elétrons na camada de valência (camada eletrônica mais externa do átomo).
Qual a distribuição eletrônica do íon cloreto 17cl -)?
Observe que agora o subnível 3p está completo, com seus seis elétrons. Isso ocorre porque o cloro ganhou um elétron adicional para atingir a estabilidade com uma configuração eletrônica similar ao gás nobre argônio. Portanto, a distribuição eletrônica do ânion cloreto (Cl-) é 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶.
A distribuição eletrônica é a organização dos elétrons ao redor do núcleo do átomo, ocupando os níveis e subníveis energéticos da eletrosfera. Estrutura atômica segundo o modelo atômico de Rutherford-Bohr, com a eletrosfera organizada em níveis ou camadas.
Distribuição Eletrônica de Íons - Cátions e Ânions
Como calcular a distribuição eletrônica?
Para realizar a distribuição eletrônica de um elemento, através do Diagrama de Linus Pauling, o primeiro passo é identificar o número atômico na tabela periódica. Em seguida, percorrer as diagonais de acordo o modelo acima. Por fim, preencher os subníveis com a quantidade máxima de elétrons por camadas e subníveis.
O Cl tem número atômico (Z) = 17 e Massa Atômica (A) = 35, está localizado na grupo 17 ou família 7A e no 3o período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N7. Palavras-chave: cloro, símbolos químicos, tabela periódica.
O cloro ( grego chlorós, esverdeado ) é um elemento químico , símbolo Cl de número atômico 17 ( 17 prótons e 17 elétrons ) com massa atómica 35,5 u, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso.
Existem inúmeras exceções; por exemplo, uma das exceções é o cromo, que deveria ter a configuração 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d4 4s2, escrita como [Ar] 3d4 4s2, mas cuja configuração real dada na tabela abaixo é [Ar] 3d5 4s1.
O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância largamente utilizada, formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. A sua fórmula química é NaCl.
Para fazermos a distribuição eletrônica de um átomo devemos distribuir a sua quantidade total de elétrons em seus subníveis de energia, respeitando o diagrama de Linus Pauling, preenchendo os subníveis de menor energia primeiro e conforme os for completando em suas quantidades máximas seguir para os subníveis seguintes ...
Nas distribuições eletrônicas do silício (Z=14) e germânio (Z=32), constata-se que o subnível mais energético de todos os elementos da família IVA é o p2, sempre acompanhado do subnível s2, ambos no mesmo nível.
Um átomo de cloro (17Cl35) eletricamente neutro possui 17 prótons, 17 elétrons e 18 nêutrons (n = A – Z = 35 – 17 = 18). A carga elétrica desse átomo é +17 – 17 = 0. Ao ganhar 1 elétrons, ele transforma-se no ânion cloreto (Cl-), passando a possuir 17 prótons, 18 elétrons e 18 nêutrons.
Como saber o número de elétrons na camada de valência?
A camada de valência pode ser descoberta pela utilização das técnicas de distribuição eletrônica, utilizando-se o diagrama de Pauling. A organização da Tabela Periódica também pode ser usada para descoberta da camada de valência.
Para o cloro, é preciso misturar 500 ml de hipoclorito, 4,5 litros de água, e um pouco de dicromato de sódio, para adicionar uma cor. “O cálculo é simples, você vai pegar a quantidade do produto químico e multiplicar por nove, que será a medida da água”, explicou.
Quantos elétrons tem na camada de valência do magnesio?
Tanto o lítio quanto o sódio possuem um único elétron na camada de valência. Por isso, fazem parte da família IA. O berílio e o magnésio, por sua vez, possuem 2 elétrons na camada de valência.
A distribuição eletrônica do átomo de ferro (Fe), no estado fundamental, segundo o diagrama de Linus Pauling, em ordem energética, é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6.
Qual elemento apresenta a seguinte distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2?
Observe que a distribuição eletrônica do magnésio em subníveis de energia é dada por: 1s2 2s2 2p6 3s2. Já a distribuição eletrônica por camadas foi: 2 – 8 – 2, ou seja, o átomo desse elemento possui 2 elétrons na camada K, 8 elétrons na camada L e 2 dois elétrons na camada M.
Qual elemento apresenta a seguinte distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 enfatizando qual a camada de valência e quantos elétrons podem ser encontrados nela?
A distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 pertence ao elemento Magnésio, com a camada de valência sendo a camada 3 e dois elétrons na camada de valência. Portanto, a alternativa correta é a B) Magnésio, camada de valência = 2 e dois elétrons na camada de valência.