Em muitas culturas, os urubus têm má reputação e são retratados como animais ameaçadores. Na realidade, eles são trituradores naturais de resíduos: necrófagos que se alimentam da carne em decomposição de animais mortos e que protegem as pessoas de doenças transmitidas por carne podre.
Urubu-rei no Parque das Aves. Além disso, quando os urubus estão se alimentando, eles costumam defecar e urinar em cima das carcaças, e como os seus dejetos são muito ácidos, isso contribui para neutralizar os microorganismos e toxinas que estão nos animais em decomposição, evitando que haja a proliferação de doenças.
Os urubus são verdadeiros faxineiros alados! Devido aos seus hábitos necrófagos, essas aves mantêm o ambiente em que vivem limpo, eliminando desde carcaças até ossos, sendo responsáveis por eliminar até 95% dos cadáveres de animais na natureza.
Finalmente: quanto tempo de vida tem um urubu? Depende da espécie. De maneira geral, ele vive cerca de 20 anos. Porém, algumas espécies maiores podem passar dos 50.
O forte odor, é causado pelo cardápio típico da espécie: carniça e restos de alimentos em estado de decomposição. A diretora de aves do Zoológico de Brasília, Ana Cristina de Castro, explica que a "mãe urubu" regurgita o alimento para os filhotes, e isso deve estar provocando o mau cheiro na casa.
A grande verdade é que sim, os urubus comem também carne humana. Aliás, eles comem qualquer carne. que esteja morta ou em decomposição, o podre, mesmo que essa carne seja de um humano. Inclusive.
Acontece que os urubus não têm habilidade para caçar, pois as garras de suas patas são ineficientes para essa tarefa. Assim, só lhes resta a carcaça de animais mortos.
1. Movimentação e luminosidade. Geralmente, em locais que têm grande movimentação dos humanos, as probabilidades são menores de um urubu pousar naquele local ou até mesmo fazer ninhos, pois essa movimentação provoca uma sensação de ameaça nesses animais.
O Repelente ByeBird, indicado para se livrar de urubus, é um produto totalmente atóxico, ou seja, não causa nenhum tipo de dano para os animais. Dessa forma, serve apenas para realizar o controle das aves e garantir que elas se afastem.
Apesar de haverem poucos registros, ovos, filhotes e até mesmo adultos podem ser predados por hienas, lagartos, serpentes e mesmo outras aves. Os adultos obviamente possuem menos predadores devido ao seu tamanho. É lenda que nada come um urubu.
Cuidados - Quem não desejar estes inquilinos sazonais, deve vedar aberturas, tampar floreiras vazias ou colocar elementos brilhantes como CDs pendurados nas sacadas para servirem de afastadores das aves.
Os predadores naturais dos urubus são as jiboias e as sucuris. Em situações de perigo e em presença de predadores, os urubus vomitam boa parte do alimento que consumiram para alçar voo com rapidez. O tamanho corporal varia entre 56 e 68 cm, o peso médio entre 1100 e 1950 g, com uma envergadura de até 150 cm.
De acordo com Wallauer, quando atacam seres ainda vivos, aves que costumam comer carniça começam pelos olhos ou outros orifícios naturais, como o ânus, porque não têm força para pegar carne sadia. "A ponta do bico faz a função de uma cureta, que é um instrumento cirúrgico para raspagem. O ferimento é quase cirúrgico".
A professora de zoologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Andréa Bezerra, explica que, na verdade, eles aproveitam os bolsões de ar criados pelo movimento das nuvens de chuva para gastar menos energia voando e observar a área ao redor. Isso porque eles planam.
Com um sistema imunológico bem robusto e um suco gástrico extremamente corrosivo. O sistema digestivo deles também é mais curto que o nosso, então há menos tempo para que vírus e bactérias se proliferem. Os urubus também tem outras adaptações complementares.
Em áreas urbanas ou mais afastadas, é bastante comum a sujeira ocasionada por pássaros, que inclusive podem ser fontes de doenças. Para a limpeza dos excrementos, recomenda-se o uso de água quente e ensaboada ou mangueira com água pressurizada se houver grandes quantidades de fezes secas.
Urubus são capazes de ficar dias sem comer e voar 100 quilômetros atrás de alimento. Podem localizar um objeto de 30 centímetros a 3 000 metros de altura. São chamados de aves “generalistas”, pois comem o que aparecer.