Quais são as principais doenças da cultura da soja?
- A cultura da soja, uma das mais importantes do agronegócio e para a economia brasileira, possui doenças que podem impactar diretamente na produtividade. ...
- Mancha parda ou septoriose (Septoria glycines) ...
- Antracnose na lavoura de soja (Colletotrichum truncatum) ...
- Mancha-alvo na soja (Corynespora cassicola)
Quais os problemas do cultivo da soja?
Três doenças que mais afetam as lavouras de soja | BASF
- O Brasil é o maior produtor mundial de soja. ...
- Ferrugem asiática: a mais temida.
- Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, a doença pode causar perdas de até 90% das lavouras de soja, segundo a Embrapa. ...
- Mancha-alvo: uma doença que exige atenção.
Quais são as principais espécies pragas que causam danos na cultura da soja?
Quais são as principais pragas da soja?
- Percevejo-marrom. O Percevejo-marrom causa enrugamento dos grãos e provoca a retenção foliar, tornando as plantas verdes, mesmo em época de colheita. ...
- Lagarta helicoverpa. Lagarta helicoverpa tem alta capacidade de reprodução e adaptação. ...
- Tamanduá-da-soja. ...
- Corós. ...
- Spodoptera frugiperda.
Como identificar fusarium na soja?
Sob condições de alta umidade, forma-se um anel vermelho na base da haste, freqüentemente com cobertura pulverulenta, de coloração bege, constituída de conídios do fungo. Nessa fase, observa-se, na parte aérea, a formação de folhas “carijó”.Principais doenças da soja
Qual o melhor fungicida para Fusarium?
Em solo infectado com Fusarium moniliforme, o Thiabendazole e Captan foram os mais eficientes. Não houve benefício do tratamento fungicida para a germinação e para a emergência no campo ou em solo esterilizado.Quais os sintomas da fusariose?
Amarelecimento das folhas basais, atrofia generalizada, não formação de cabeça, listras marrons ou negras no sistema vascular, córtex acastanhado ou avermelhado, murcha progressiva, redução do sistema radicular e morte de plantas são sintomas característicos da doença.Qual a maior praga da soja?
A lagarta-da-soja é encontrada em todos os locais de cultivo, sendo o desfolhador mais comum da soja no Brasil. Costuma atacar as lavouras a partir de novembro, nas regiões ao Norte do Paraná, e a partir de dezembro a janeiro no Sul do País, podendo causar desfolhamento, que pode chegar a 100%.O que a tripes causa na soja?
Conheça mais sobre os prejuízos causados por tripes na sojaNa queima, o broto apical fica curvado, necrosado e facilmente quebrável, escurecendo a medula da haste principal. Após a morte do broto apical, as plantas produzem excessiva brotação axilar, com folhas afiladas e de tamanho reduzido.
Qual a principal praga da soja e como controlar?
A cultura da soja está sujeita ao ataque de insetos desde a germinação até à colheita. As principais pragas da soja são as lagartas e os percevejos, que causam danos econômicos mais graves quando não manejados corretamente.Qual a principal doença da soja no Brasil?
1. Ferrugem-asiática em soja (Phakopsora pachyrizi) Na lista das principais doenças de soja, a ferrugem-asiática ocupa a primeira posição. Foi registrada no Brasil, pela primeira vez, em 2001, espalhando-se rapidamente pelas regiões produtoras.Quais são as doenças de final de ciclo da soja?
Na cultura da soja, a mancha-parda (Septoria glycines) e o crestamento foliar de Cercospora (Cercospora spp.) são também conhecidas no Brasil como complexo de doenças de final de ciclo (DFC).Qual é o principal bioma afetado pelo cultivo de soja?
Cerca de 60% da área total do bioma Cerrado é destinada à pecuária e 6% à produção de grãos, sobretudo soja.Como identificar phytophthora?
O sintoma observado nas plantas é o escurecimento ascendente, a partir da base da haste, subindo homogeneamente na planta até as ramificações da haste principal, como ilustrado na Figura 1. O interior das hastes torna-se escuro (Figura 2) e as raízes apresentam apodrecimento.O que causa a mancha purpura na soja?
A mancha púrpura na soja, também conhecida por crestamento foliar de Cercospora, é uma doença de final de ciclo (DFC) na cultura e é causada pelo fungo Cercospora kikuchii.Quais os melhores fungicidas para soja?
Os melhores fungicidas soja são IHARA!
- Para combater o avanço das doenças e da resistência aos fungicidas no Brasil, a IHARA apresenta Fusão. ...
- Fusão é ideal para o controle de antracnose, mancha-alvo, brusone, entre outras doenças.
O que mata o tripes?
O inseticida Provado (imidacloprid) foi o mais eficiente dentre os produtos testados. A depender da intensidade da infestação e da época do ano, o controle do tripes para níveis aceitáveis de convivência com a praga, pode requerer a adoção de medidas de controle a inter- valos menores que uma semana.Quais são as principais doenças da soja e os principais métodos de controle?
As principais doenças da soja são:
- Ferrugem asiática.
- Mancha-alvo.
- Oídio.
- Mofo-branco.
- Crestamento foliar de cercospora e mancha púrpura da semente.
- Antracnose.
- Mancha parda ou septoriose.
- Mancha olho-de-rã
O que o ácaro causa na soja?
Isso porque ácaros na soja podem reduzir a eficiência da fotossíntese das plantas e, em casos mais sérios, provocar a desfolha precoce ou a senescência (deterioração que se assemelha ao envelhecimento), o que gera prejuízos na produtividade dos grãos.O que causa a ferrugem asiática na soja?
Causada por um fungo bastante agressivo, o Phakopsora pachyrhizi, a ferrugem asiática é hoje o principal problema dos produtores nas lavouras de soja de todo o Brasil.Qual a maior praga do Brasil?
O bicudo ou bicudo-do-algodoeiro é considerado a principal praga agrícola, como o nome já diz, dos algodoeiros no Brasil e em outros países das Américas.O que a mosca branca causa na soja?
Na soja, a mosca-branca é transmissora do vírus da necrose-da-haste, que pode levar a planta à morte. Necrose da haste em soja. climáticas, e pela facilidade de disseminação. Assim, associar estratégias de controle para o combate à mosca branca é de fundamental importância.Como identificar o míldio?
Míldio da videiraA doença, que atinge tanto a parte vegetativa da videira, quanto a reprodutiva, tem seus primeiros sintomas observados na superfície das folhas por meio de manchas de coloração verde-clara que apresentam um aspecto oleoso — daí o nome “mancha de óleo”.