Certamente, o destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Como morre um, assim morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal.
Não obstante suas fraquezas, limites e humanidade, o homem é chamado por Deus à nobreza do sacrifício, tornando-se um verdadeiro dom para aqueles que com ele dividem a vida.
Destino está afetando as pessoas para Deus e amá-lo!
Quando falamos sobre o destino, queremos dizer seu ministério chamando, seu sonho de Deus, seu propósito no senhor; são todas palavras para a mesma coisa: as “boas obras que Deus preparou de antemão”. (Efésios 2:10).
Ao contrário de outras religiões, a alma é única e eterna, o que significa que não pode retornar para outros corpos, excluindo o conceito de reencarnação em vida. Para quem acredita na Bíblia, é muito difícil acreditar que a morte possa ser o fim, afinal, Jesus ressuscitou e ascendeu para o céu.
Aristóteles define que o objetivo final do homem é buscar felicidade, ou seja, o homem busca a própria satisfação, como realização de seus desejos, Aristóteles define o homem como o único animal racional que possui os três graus da hierarquia da alma.
Os cristãos acreditam que após a morte, a alma é encaminhada para o céu ou para o inferno, conforme foi a sua vida na Terra, ou seja, se a pessoa viveu uma vida digna e reta, sua alma irá para o céu, se viveu uma vida de erros e pecados, sua alma irá para o inferno.
Na morte, o espírito volta a Deus que o deu — As palavras dos sábios são como aguilhões — O dever de todo homem é temer a Deus e guardar os Seus mandamentos.
A vida após a morte é relatada de diversas formas, por diferentes culturas, religiões e linhas de pensamento. Mas, para além de crenças, fenômenos ligados à permanência do "eu" mesmo após o fim da atividade cerebral são investigados a fundo pela ciência há, pelo menos, 150 anos.
“Nosso Destino” é uma história de fantasia, romance e comédia que ata o destino de um advogado amaldiçoado e uma servidora pública que tem a resposta para acabar com a maldição que assola a família dele.
A bíblia vai nos mostrar que fomos criados para a glória de Deus, para que seu nome seja glorificado e exaltado, pois somente Ele é o autor e manutentor da vida e portanto merecedor de toda honra e glória (veja Isaías 43:7, Efésios 1:11-12, 1 Coríntios 10:31, Colossenses 3:17).
A humanidade dá as condições para que a Terra se veja através de nossos olhos, para que se compreenda através de nossa inteligência, para que goze através de nossos sentidos. Não podemos subutilizar nossas competências. É tempo de nos re-alinharmos com o nosso propósito comum e sermos expressão da voz da Terra.
Jesus quer apenas comunicar o que viu de Deus. Por isso, no mundo, ele não faz a própria vontade, mas realiza as obras de Deuss, e ele foi fiel à sua missão. E a missão que o Pai atribuiu a Jesus é a missão de salvar: a missão de retirar a humanidade do reino das trevas e introduzi-la no reino da luz.
Quando o corpo físico morre, o espírito continua vivo. No mundo espiritual, o espírito daquele que é justo “será recebido num estado de felicidade, [num lugar] que é chamado paraíso, um estado de descanso, um estado de paz, onde descansará de todas as suas aflições e de todos os seus cuidados e tristezas” (Alma 40:12).
A Bíblia ensina que os mortos não voltam a terra. Em Lucas 16.24-31, a historia do rico e Lázaro, embora seja uma parábola, Cristo deixa claro que a separação entre os que estão no céu ou no inferno, e os vivos, é definitiva e intransponível.
Sua origem vem do Livro do Gênesis (Cf. Gn 3,19), onde lê-se: “Comerás o pão com o suor de tua face até voltares ao solo. Pois dele foste tirado, porque tu és pó e ao pó voltarás!”.
O que acontece quando morremos? Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Mesmo que nosso corpo morra, nosso espírito — que é a essência de quem somos — continua vivo. Nosso espírito vai para o mundo espiritual.
Quanto tempo leva para a alma sair do corpo após a morte?
Acredita-se que, para a alma sair do corpo, demora cerca de 24 horas. Por isso, recomenda-se uma espera de um dia para que o enterro possa ser realizado. Além disso, se a família optar pela cremação, é preciso esperar no mínimo 72 horas para garantir a liberação da alma e sua purificação.
Entre as mudanças tardias no corpo humano após a morte, o NCBI menciona a autólise, uma atividade de “autodestruição” na qual as enzimas fazem a decomposição de células e de tecidos do corpo humano. Há também a putrefação, nome dado à decomposição do corpo por ação de microorganismos.
O fim principal do homem é glorificar a Deus, e alegrar-se Nele para sempre. Referências: Rm 11.36; 1Co 10.31; Sl 73.25-26; Is 43.7; Rm 14.7-8; Ef 1.5-6; Is 60.21; 61.3.
O ser humano, na dinâmica bíblica, é um ser essencialmente sagrado, pois vive num processo contínuo de desenvolvimento, de aprendizagem, de conversão, de transcendência de si, na relação com o próximo e na relação com Deus. O ser humano, ao reconhecer-se como ser sagrado, ser trans- cendente, assim se realiza.
O plano de Deus é que o homem viva e seu destino seja de acordo com os desígnios do Criador, eis a razão porque foi criado à “imagem e semelhança”. Pecado é tudo aquilo que se opõe a ao plano divino.