No entanto, a urina preta também pode ser causada por problemas de saúde mais graves, como doença de Haff, problemas no fígado, doenças renais, rabdomiólise ou câncer de pele, que devem ser devidamente identificadas e tratadas.
Quando o corpo produz uma urina escura, ele pode tanto estar alertando em relação a alguma doença quanto passando uma informação sobre as condições físicas do corpo. Na maior parte dos casos, a urina escura é um sinal de consumo de água abaixo do ideal, que pode levar o paciente a um estado de desidratação.
"Quando acontecem quadros de desidratação, o rim vai lutar para manter no corpo a maior quantidade de água possível, diminuindo a quantidade de água na urina, deixando-a mais concentrada, o que é perceptível na coloração da urina: ela pode ficar mais escura desde um pouco mais amarelada a até mesmo um tom castanho ...
A doença da urina preta é causada, segundo as pesquisas de médicos, pela contaminação por uma toxina que se desenvolve em peixes que não são bem armazenados em temperaturas adequadas.
Especialistas consultados pela CNN em Espanhol concordaram que a urina escura poderia estar relacionada à desidratação, mesmo que os sobreviventes ingerissem água através de um sistema rudimentar para derreter a neve. “Os rins são um filtro para o sangue; eles nos ajudam a eliminar toxinas e também água.
Urina Preta: Conheça as Causas | Urina Marrom Muito Escuro | Cor de Coca Cola | Exame de Urina
Porque o xixi ficou preto filme?
'Sociedade da Neve': por que urina dos sobreviventes nos Andes ficou preta? O filme A Sociedade da Neve, dirigido pelo espanhol Juan Antonio Bayona, conta a história real dos sobreviventes da queda do avião do voo 571 da Força Aérea Uruguaia.
Porque o xixi dos sobreviventes dos Andes ficou preto?
Provavelmente, a causa da urina preta dos sobreviventes do acidente de avião nos Andes foi uma desidratação severa. Assim como não havia comida, o que fez eles precisarem comer os corpos de quem morreu no acidente, a água também era escassa.
Doença de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”, é uma síndrome ainda sem causa definida, caracterizada por uma condição clínica que desencadeia o quadro de rabdomiólise com início súbito de rigidez e dores musculares e urina escura.
" Urina com cor de Coca-Cola ou marrom escuro, por exemplo, pode ser causada por desidratação, infecção do trato urinário, doença hepática, hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos no sangue) ou rabdomiólise (destruição das fibras musculares)", alerta ele.
A principal suspeita é que a síndrome de Haff esteja relacionada a uma toxina que pode surgir em alguns pescados, como tambaqui, badejo e arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão), caso eles não sejam acondicionados de maneira adequada.
A urina com a cor marrom, ou muito escura ainda, geralmente é sinal de desidratação severa, no entanto, também pode indicar problemas no fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo. Além disso, alguns medicamentos como Metildopa ou Argirol podem escurecer a urina.
Urinas na cor laranja, continua Kimberly, podem estar ligadas ao uso de medicamentos como rifampicina, o pyridium e a Vitamina B2, mas também à ingestão de alimentos que possuem carotenoides, pigmentos ou corantes de cor laranja ou vermelha (cenoura e beterraba).
Colúria. É a coloração escura da urina devido à eliminação de bilirrubina (substância que compõe a bile e que dá a coloração amarelada à pele). Está associada a doenças do fígado, como a colestase.
A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, é causada por uma toxina capaz de levar o músculo à necrose com a ruptura das células musculares, originando uma urina escura semelhante à cor de um café. Normalmente, ocorre após ingestão de pescado contaminado.
No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal. Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana. Essa coloração indica presença da bile, relacionada à lesão no fígado, como inflamação e hepatite.
As causas comuns incluem lesão muscular e comprometimento do fluxo sanguíneo em tecido lesionado, medicamentos, substâncias tóxicas e infecções. As causas menos comuns incluem desequilíbrios de eletrólitos, distúrbios endócrinos e genéticos, exercício físico extremo e extremos da temperatura corporal.
Veja abaixo algumas situações que podem provocar a urina escura. Desidratação: a urina escura pode ser um sinal de que a pessoa não está bebendo água suficiente. A desidratação leva a uma concentração maior de pigmentos na urina, o que a torna mais escura.
A falta de comida e a desidratação gerada pela escassez de água enfrentada pelo grupo têm relação com a condição. Conhecido como rabdomiólise, o fenômeno escurece o xixi, sendo provocado pela liberação de uma substância chamada mioglobina, presente nos músculos.
Lançamento da Netflix, o filme “Sociedade da Neve”, dirigido por JA Bayona e baseado em livro de mesmo nome, faz a releitura de um trágico acidente aéreo ocorrido há quase 52 anos, em 1972, com uma equipe de rugby uruguaia nos Andes, no Chile.
O que fazer: Nesse caso é recomendado consultar o urologista ou clínico geral para que seja feita uma avaliação dos sintomas e dos rins e, assim, ser possível identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, que varia de acordo com a causa, podendo ser indicado o uso de antibióticos, no caso de infecção, uso ...
A dengue também pode causar rabdomiólise, que é destruição das fibras musculares que liberam seu interior na corrente sanguínea, levando a sintomas como falta de força, fadiga muscular, diminuição da urina, ou urina escura.
Quando a urina apresenta uma coloração mais escura do que o usual, pode ser um sinal de que o corpo está desidratado. A primeira medida a ser tomada é aumentar a ingestão de líquidos, preferencialmente água, para ajudar a diluir a concentração de substâncias na urina, clareando sua cor.
Finalmente, após algumas tentativas, eles encontraram os restos do avião uruguaio que abrigou os 16 sobreviventes do frio brutal durante 72 dias. Dos 40 passageiros e cinco tripulantes que viajavam no avião, 29 morreram.
Os sobreviventes, confrontados inicialmente com o impacto brutal da aeronave, logo se viram diante de adversidades implacáveis, com o frio intenso, isolamento severo, ausência de perspectiva de resgate e fome. As condições extremas retratadas no filme são verídicas, baseadas nos relatos dos sobreviventes.
Nicolich mencionou o desvio do avião porque, como as condições climáticas não eram boas naquele dia, o piloto e o copiloto decidiram não cruzar a cordilheira diretamente em direção a Santiago, mas sim ir primeiramente para o sul, até um lugar onde o trajeto era mais seguro, para dali atravessar a cordilheira.