Apesar de ser filho de sacerdote, Jeremias não poupou críticas contra o templo, o culto e os sacerdotes. Por causa de suas atitudes corajosas, sofreu atentados, apanhou, teve suas palavras queimadas e jogado numa cisterna.
Quando pensamos em lamento na Bíblia, lembramos de Jeremias. Ele, que é o autor não apenas do livro que leva o seu nome, mas também do livro de Lamentações, é muitas vezes chamado de “profeta chorão”. Afinal, dentre os profetas, ele é o que parece mais lamentar e chorar diante de Deus.
Ele se entristece ao perceber o estado lamentável do povo e reconhece que essa situação é resultado do pecado. Lamentações 5 Jeremias ora por aqueles que sobreviveram à destruição de Jerusalém, suplicando a Deus que veja a desolação deles, perdoe-os e permita-lhes retornar ao Senhor e ser restaurados como um povo.
O PROFETA CHORÃO: POR QUE JEREMIAS FICOU CONHECIDO COMO O PROFETA CHORÃO NA BÍBLIA?
Qual profeta teve ansiedade?
Outro personagem bíblico de muita relevância e que chegou ao extremo da ansiedade, cogitando, inclusive, dar cabo à própria vida, foi Jonas, o evangelista a contragosto.
Jeremias 26 relata que Jeremias profetizou que o povo precisaria arrepender-se ou seria levado cativo. Devido a sua mensagem, que ainda dava alguma esperança de livramento por meio do arrependimento, os líderes de Judá quiseram que Jeremias fosse morto.
O mais famoso dos falsos profetas do Novo Testamento é o "Falso Profeta" do livro de Apocalipse, cujo nome é repetido por três vezes. Este Falso Profeta seria um aliado do Anticristo e da Besta.
Tão pouco é mencionado sobre esse homem de fé, apenas alguns versos, mas por causa do testemunho que Enoque teve, quase todo cristão sabe seu nome. Ele “andou com Deus” e “agradou a Deus”.
“Moisés era um homem muito manso, mais do que qualquer outro sobre a terra.” (Números 12.3) “Sou manso” (Jesus em Mateus 11.29) O grande profeta da antiga aliança e o grande profeta da nova aliança são mansos.
Ao longo da Bíblia encontramos histórias de homens que entraram em depressão como Moisés (Números 11: 10-16), Davi (Salmo 51; Salmo 32: 1-5), Elias (1 Reis 19: 1-18), Jó, Jonas (Jonas 4: 1-11) e o autor do Salmo 73.
Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu com o seu ajudante para a cidade de Berseba, que ficava na região de Judá. Deixou ali o seu ajudante e foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim: — Já chega, ó SENHOR Deus!
Jacó luta incansavelmente até cair: questionado sobre seu nome, Jacó é abençoado e passa a se chamar Israel! Emocionado, ele batizou de Peniel o local da luta com Deus!
Antes de tudo, Jonas, «um teimoso que quer ensinar a Deus o modo como as coisas devem ser feitas». De facto, «quando o Senhor o enviou a pregar a conversão à cidade de Nínive», ele partiu «de navio na direção oposta». Isto é: «Fugia da missão que Deus lhe confiara e entregara».
Os falsos profetas, ontem como hoje, são aqueles que mostram uma face sedutora, mas carregada de hipocrisia e engano. Eles amam se esconder por trás da Palavra de Deus, mas pronunciam somente palavras humanas. Jesus nos ensina uma maneira de combatê-los: vendo que frutos eles produzem.
Jeremias fala contra a idolatria, o adultério e os sacrifícios de crianças que correm soltos em Jerusalém. Os judeus conspiram para matá-lo, mas Deus o mantém seguro.
Saiba mais sobre nós. Jeroboão é ferido e depois curado por um profeta de Judá — O profeta transmite sua mensagem, é desviado do caminho por um profeta de Betel e é morto por um leão por sua desobediência — Jeroboão continua a adoração falsa em Israel.
Jó teve uma das maiores decepções financeira, ele dorme milionário e acorda pobre, com notícias das piores que um pai de família pode receber. Seus filhos morrem em um desastre, seu gado morre em outro. Seus pés não sabiam mais onde repousar. Os servos de Jó foram mortos ao fio da espada.
Para ficar seguro, Elias deixou a terra de Israel. Ele viajou por 40 dias e 40 noites, jejuando enquanto viajava. Então, foi ao monte Horebe e encontrou uma caverna para se esconder. O Senhor disse a Elias para subir ao topo da montanha para que Ele pudesse falar com Elias.