Outro ponto muito positivo da fita é o seu baixo consumo de energia e a sua durabilidade alta que proporciona uma vida útil de até 35 mil horas, aproximadamente.
Quanto tempo uma fita de LED pode ficar ligada direto?
Fitas de boa qualidade podem durar até 5 mil horas, enquanto as demais chegam a 30 mil. Sendo assim é possível deixar suas luzes ligadas por horas a fio sem se preocupar em substituí-las por um bom tempo, mas aqui também entra outro ponto importante: o uso consciente.
Mas com as fitas de LED, é seguro deixá-las acesas a noite toda. Essas luzes emitem quase nada de calor. Eles são altamente eficientes e sua dissipação de calor é excelente.
Prever a vida útil do LED depende de vários fatores, mas, geralmente, lâmpadas LED de boa qualidade são produzidas para durar cerca de 50.000 horas (uma durabilidade muito superior comparada às lâmpadas convencionais).
Outro ponto muito positivo da fita é o seu baixo consumo de energia e a sua durabilidade alta que proporciona uma vida útil de até 35 mil horas, aproximadamente.
Sim, a Fita LED 5050 5 Metros Siliconada Branco Frio 6000k Prova D'água Sem Fonte é uma opção que não requer fonte de energia. Ela é à prova d'água e pode ser instalada em áreas úmidas e expostas ao tempo.
Prever a vida útil de um LED depende de vários fatores, mas, geralmente, (boas) lâmpadas de LED são produzidas para durar cerca de 50.000 horas – uma durabilidade incrível se comparada a outros tipos de lâmpadas.
“O consumo médio mensal depende da voltagem e da extensão da fita. Por exemplo, se temos dois perfis de LED com comprimento de 2 m com potência de 10W/m em uma sala comercial, o consumo será de cerca de 6.400W/mês”, diz.
Isso faz com que o custo seja mais baixo em aproximadamente 80%, quando comparado com as lâmpadas incandescentes. Em relação com as fluorescentes, chega a ser 30% menor.
Se você tentar ligar a fita direto na tomada, as luzinhas podem pifar por conta da oscilação de energia. Do mesmo modo, o borne serve para conectar os fios da fita e do driver. Para facilitar, você pode comprar um kit que já venha com o rolo, o drive e os bornes.
Por isso as mangueiras funcionam bem em forros ou outros locais de maior extensão, enquanto as fitas são a melhor opção para móveis menores ou outros locais com muitas curvas, onde a mangueira ficaria muito evidente por seu tamanho ou por não poder ficar tão dobrada como a fita.
Um dos motivos comuns para o superaquecimento da faixa de LED é o mau gerenciamento térmico do LED. A eletricidade fornecida à faixa de LED é convertida em luz e calor. E é importante garantir que esse produto seja disperso do aparelho. Quando as tiras de LED não conseguem fazer isso, ela fica superaquecida.
A fita de LED, assim como qualquer produto de iluminação LED, para funcionar corretamente precisa de uma fonte de energia específica, pois trabalham com valores de tensão e corrente diferente dos disponíveis na rede de energia recebida por nossas casas. Esta fonte de energia específica é chamada de driver.
A pergunta mais comum que vemos é: “é seguro deixar uma faixa de LED constantemente ligada?” Sim, se suas fitas de led forem de boa qualidade e instaladas corretamente, nenhum obstáculo interfere na dissipação de calor.
Isso acontece porque não chega energia suficiente até os LEDs, pois a energia tem que percorrer um caminho mais longo fazendo com que a tensão diminua no final do rolo de fita. A tensão pode cair até 0.6V por metro.
Qual o valor da mão de obra para instalar fita de LED?
R$ 70 - R$ 100. Esses preços são indicativos e não levam em conta as mudanças periódicas do mercado. Por esse motivo, aconselhamos, sempre, a solicitar orçamentos a fim de obter preços personalizados.
Existem diversas razões externas que podem causar a diminuição da vida útil LED dos equipamentos de iluminação, tais como o aumento de temperatura e a sobrecarga de tensão.
Normalmente, as lâmpadas de LED podem durar até 2,5 vezes mais que lâmpadas fluorescentes. Sendo assim, podemos dizer que boas lâmpadas de LED tem durabilidade entre 25 até 50 mil horas, em condições de uso e operação normal.
As luzes LED projetadas para uso externo geralmente são resistentes à água. No entanto, é importante observar que nem todas as luzes LED são criadas iguais e seu nível de resistência à água pode variar.
Se você tentar ligar a fita direto na tomada, as luzinhas podem pifar por conta da oscilação de energia. Já o borne serve pra conectar os fios da fita e do driver. No caso da fita de LED inteligente isso tudo é ainda mais fácil, já que elas vêm direto com todos esses equipamentos juntos.
As fitas LED podem ser cortadas com tesouras. Muitos fabricantes marcam os locais indicados para o corte na superfície com um símbolo de uma tesoura ou três linhas pontilhadas. Para ligar duas fitas LED separadas, você pode utilizar conetores rápidos. Certifique-se de que as fitas partilham a mesma polaridade.
É extremamente importante que a voltagem da fonte de alimentação e da fita de LED sejam iguais. Se você optar por uma fita de 12V, a fonte dela precisa ser também de 12V; se você escolher uma fita de LED de 24V, a fonte para alimentá-la também deve ser 24V.