O Sargento alerta que, em casos de encontro de serpentes em casa, é importante tratar todas como venenosas. "Não mate, não maltrate e nem tente capturar a cobra". "Mantenha a vigilância do animal de uma distância segura e acione o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros através do 193", completa o bombeiro.
Fazer a poda de plantas arbustivas e remover folhas secas caídas do jardim são ótimas práticas para espantar cobras. Dessa maneira, você evita que elas tenham espaços para fazer ninhos e se entocarem, o que torna mais difícil encontrá-las. Além disso, evite deixar sacos de lixo acumulados no exterior da casa.
O que acontece quando aparece cobra dentro de casa?
De acordo com a cultura popular, quando uma cobra aparece dentro de casa pode ser um sinal de alerta ou de mudança. Alguns acreditam que a cobra representa a sabedoria e o conhecimento, enquanto outros a veem como um símbolo de perigo e traição.
Por esse motivo, as cobras buscam lugares secos para se abrigar e se durante a busca, elas sentirem o cheiro de alguma presa, isso se torna mais um motivo para que elas aparecerem em zonas urbanas e busquem abrigo em residências.
Use pedras pequenas nas quais os répteis não se possam esconder. Ao desenhar o teu jardim, tenha em conta que os pontos de água: lagos, fontes, etc… atraem serpentes, cobras e outros répteis. Sele rachas e buracos que possa ter na fachada, para evitar que as serpentes, cobras ou outros répteis entrem por aí.
A cobra é vista como símbolo da sabedoria, entretanto, ela pode representar os dois lados da sabedoria. Assim, como aprendemos a ver o mundo de forma mais simples, a partir da dicotomia, a sabedoria também pode ser usada para o bem e o mal. A cobra então pode representar manipulação ou perspicácia.
História 2: Ao tentar matar uma serpente, se ela não morrer, ela voltará para se vingar. Fake de novo! As serpentes não têm essa capacidade de lembrar da sua carinha e nem têm esse desejo de vingança, pode ficar tranquilo! Mais uma vez: elas só vão atacar caso se sintam ameaçadas.
Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.
Sendo assim, se você sonhou com uma cobra entrando em casa, é possível que aconteça uma troca de endereço. Outras análises ligam um sonho com cobras ao presságio de situações desagradáveis, discórdias, inimigos, emoções ocultas, dificuldades nos negócios e doenças.
Assim como o acúmulo de sujeira e bagunça, alguns arbustos e outras plantas são um esconderijo perfeito para cobras da região. Manter a grama sempre aparada é uma ótima maneira de evitar essas visitantes rastejantes e indesejadas.
Não tente capturá-la ou matá-la, pois isso pode aumentar o risco de acidentes. Em vez disso, isole o ambiente onde a cobra foi avistada; Mantenha crianças e animais de estimação longe da área; Deve-se ligar para 193 e solicitar a presença de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar.
Naftalina : As cobras tendem a evitar o cheiro de naftalina. Coloque algumas bolas de naftalina em áreas estratégicas de sua propriedade para impedir sua presença.
Para evitar ser picado por uma cobra nestas situações, o mais importante é não tocar o animal em hipótese alguma e procurar ajuda imediata. “Se aparecer alguma serpente na sua casa, na sua área de trabalho, não importa se é perigosa ou não, procure socorro com pessoas que saibam lidar com animais.
A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.
De acordo com o Instituto, uma das formas mais seguras de identificação é observar a presença da fosseta loreal, um pequeno orifício localizado entre os olhos e as narinas de serpentes venenosas, que funciona como um órgão termorreceptor extremamente sensível às variações de temperatura.
Como estas serpentes vivem em mata fechada, nem sempre elas chegam às casas. No entanto, situações como inundações, incêndios ou desmatamento favorecem o contato humano com cobras, que procuram avidamente por um lugar seguro, como casas.
"Não mate, não maltrate e nem tente capturar a cobra". "Mantenha a vigilância do animal de uma distância segura e acione o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros através do 193", completa o bombeiro.
Por serem animais de sangue frio, as cobras dependem de fontes externas de calor para regular sua temperatura corporal. Portanto, é compreensível que elas possam buscar lugares quentes, como os motores de carros, para se aquecerem durante períodos de baixa temperatura.
Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica. Arbustivo, ele é bem fácil de cuidar. Além de se proteger das cobras, é possível fazer um chá delicioso com essa planta!
A cobra-coral utiliza como estratégia de defesa, ao sentir-se ameaçada, levantar, enrolar e dobrar a ponta da cauda (distraindo o predador), escondendo a cabeça.
A picada de cobra é muito dolorosa e, caso a serpente seja venenosa, a preocupação sobre os riscos aumenta. Além de dor e inchaço no local, podem ocorrer sangramentos em outras partes do corpo, dores musculares e alguns sintomas neurológicos, como visão dupla e pálpebras caídas, dependendo do gênero da serpente.
Outra razão para o frequente aparecimento de cobras na área urbana é a falta de manutenção pública ou particular, com descarte de objetos, crescimento de mata e grama alta, atraindo outros animais que são presas dessas serpentes, como ratos.
Em Gênesis, a serpente é retratada como uma criatura enganadora ou trapaceira, que promove como bom aquilo que Deus proibiu, e demonstra perspicácia ao fazê-lo (cf. Gênesis 3:4–5, 22).