Qual a durabilidade do catalisador dentro do carro?
Vida útil do catalisador. O catalisador que vem de fábrica no veículo é projetado para funcionar perfeitamente por, no mínimo, cinco anos ou 80 mil quilômetros.
Assim como o pneu, o catalisador não tem um prazo de validade, mas uma garantia por parte dos fabricantes que pode ser de cinco anos ou 80.000 quilômetros, dependendo da marca. No entanto, caso o proprietário do carro seja cuidadoso, o componente pode durar muito mais.
Como saber a hora de trocar o catalisador do carro?
Pra saber quantos quilômetros o veículo pode andar com o catalisador na garantia é só procurar no manual. O comum é ser entre 80 mil e 160 mil quilômetros. Aí, no geral você só precisa trocar a peça se ela tiver algum defeito ou problema causado por descuido ou falta de manutenção.
O combustível utilizado no veículo pode afetar diretamente o funcionamento do catalisador. Por isso, é importante que ele seja abastecido em postos de combustível confiáveis. O uso de combustível adulterado ou de baixa qualidade pode contaminar o catalisador com impurezas, danificando-o.
Ruídos constantes vindos do sistema de escapamento também são um forte indício de um catalisador defeituoso. Logo ao perceber um barulho atípico e persistente, o mais indicado é já procurar uma oficina mecânica para que o profissional verifique o estado da peça.
O que acontece se andar com o catalisador estragado?
Entre os principais problemas de andar com um catalisador estragado, estão: O desempenho do motor pode ser afetado, o que resultará em menos eficiência e perda de potência do combustível; Um catalisador de carro com problemas pode indicar que existem outros problemas no sistema de combustão.
Se houver danos internos no catalisador, você poderá escutar ruídos no sistema de escapamento. Mas a alteração do barulho também pode indicar que a peça está entupida. É possível perceber, ainda, um aumento do consumo de combustível por causa da sobrecarga do motor, e pode ser que a luz de injeção acenda no painel.
Devido a isso, um catalisador pode custar entre 300 e 800 reais para alguns carros, mas dependendo do modelo do veículo e seu tamanho, podem custar uma verdadeira fortuna.
Não é recomendado andar com o catalisador do veículo estragado ou danificado no Brasil. Isso ocorre porque a legislação brasileira exige que todos os veículos tenham um catalisador em funcionamento, e a retirada ou danificação dessa peça pode resultar em uma multa e até mesmo na apreensão do veículo.
Esse alerta indica algum problema no catalisador ou nos gases que saem queimados do motor. Nesse caso, o carro deveria ser levado para a oficina para verificar o problema.
Um componente que fica no escapamento para eliminar a nocividade dos gases de combustão. E o catalisador é valioso, pois contém elementos químicos nobres, como o ródio, platina, paládio, que podem valer até seis mil reais o quilo.
O que devo fazer para que o catalisador tenha uma vida útil maior?
Uma combustão em condições adequadas é essencial para a durabilidade do catalisador. Combustível adulterado ou de má qualidade provoca queima irregular, com um resultado químico inadequado. Essa prática pode contaminar o catalisador com elementos com os quais ele não foi projetado para ter contato.
Para desempenhar sua função, a peça utiliza o calor do gás de escape, gerando reações químicas. Vale mencionar que o catalisador é obrigatório desde 1997 em carros com injeção eletrônica. Além disso, não é recomendado retificar o item. Ou seja, após apresentar defeitos, ele deve ser substituído por um novo.
Em condições normais, o catalisador do automóvel é um componente que não necessita ser substituído, já que tem praticamente a mesma vida útil do carro. Mas o uso de combustível de má qualidade, assim como a falta de manutenção adequada do veículo pode danificar o item.
No entanto, não há ouro nos catalisadores. O conteúdo irá variar significativamente dependendo do modelo do veículo, mas em média o peso da cerâmica é aproximadamente inferior a 1 kg, e o teor de metal precioso é entre 0,2% e 0,5%. Por exemplo, você pode encontrar cerca de 5 gramas de platina em um catalisador padrão.
Sendo assim, se for retirado, o veículo irá emitir mais gases nocivos na atmosfera, podendo gerar multas ao proprietário. Outros riscos incluem desregular o sistema de injeção eletrônica de contrapressão do escapamento, causando perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos.
Em muitos casos o catalisador fica obstruído por fuligem ou pequenos detritos que podem ser facilmente retirados após a desmontagem da peça. Em casos mais severos é possível encontrar a formação de uma “borra” de óleo dentro da peça, nesse caso é possível usar desengraxantes que não danifique o componente de cerâmica.
Apesar de proibidos no Brasil há décadas, os combustíveis com chumbo são alguns dos elementos que mais podem estragar o catalisador. Por ser metal pesado contamina os componentes internos da peça deixando-a ineficiente.
O que acontece se o catalisador do carro tiver ruim?
Quando o catalisador está obstruído, os gases não são expelidos corretamente, aumentando a pressão e a temperatura do motor. O catalisador entupido faz com que o motor tenha que trabalhar mais para manter a velocidade, resultando em uma queda perceptível no desempenho do veículo.
Qual o preço do catalisador? O preço do catalisador automotivo pode variar bastante de acordo com o modelo. Em grandes e-commerces como o Magazine Luiza, o catalisador do Gol 1.0 G5 é encontrado por R$ 765,31, enquanto o do Fiat Ducato 2.3 chega a custar R$ 5.200,00.