Qual a empresa que administra o metrô do Rio de Janeiro?
O MetrôRio administra, mantém e opera as Linhas 1 e 2 do sistema metroviário da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e presta serviços de operação, manutenção do material rodante, sistemas e infraestrutura da Linha 4.
A empresa MetrôRio assumiu a concessão do metrô carioca e está sob seu controle a administração e a operação das Linhas 1 e 2, ficando as expansões da rede metroviária e aquisição de novos trens a cargo da Rio Trilhos (Governo do Estado).
Inaugurado em 1979, o metrô fluminense é, atualmente, uma concessão pública do governo do estado. A concessionária, MetrôRio, tem contrato vigente até 2038. Cabe à empresa operar o transporte. Já projetos e obras de expansão são de responsabilidade do governo.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).
Maquinistas de trem conduzem locomotivas que se movem por trilhos e podem atuar em diferentes instituições como companhias de mineração, transporte de cargas e empresas que transportam passageiros.
Inaugurada em 1914, desde 1916 ela é de propriedade do Governo do Estado de São Paulo, atualmente administrada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
15/06/2023 – SÃO PAULO – O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo, recebeu hoje (15/6), às 11h30, a visita do Presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), Julio Castiglioni, que assumiu o cargo no último dia 14 de abril.
Em dezembro de 2007, contudo, após metade desse período o governo estadual reeditou o instrumento, aumentando a concessão por mais 20 anos. Em contrapartida a MetrôRio teve de realizar um pacote de investimentos de cerca de 1,5 bilhão de reais. Um ano depois, em dezembro de 2008, a MetrôRio mudou de mãos.
Ela inclui o salário base e a remuneração variável. O salário base médio do cargo de Condutor De Trem na empresa Metrô Rio é de R$ 2 mil por mês. A remuneração variável média é de R$ 383 por mês, incluindo bônus, ações, comissões, participação nos lucros e/ou gorjetas.
A obrigação dos estados na mobilidade urbana é integrar seus meios de transporte aos municípios. Compete a ele a criação e ampliação de linhas de ônibus interestaduais, assim como da maior parte dos metrôs e trens.
Como agente de estação ferroviária você coordenará a circulação de trens, programando os horários de circulação. Será responsável por estações e pelo controle de pátios e terminais metroferroviários. Também preencherá relatórios, diários operacionais e boletins de ocorrência.
Atualmente, o MetrôRio possui 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração. Possui mais de 2.500 funcionários e sede localizada no Centro do Rio de Janeiro.
O MetrôRio administra, mantém e opera as Linhas 1 e 2 do sistema metroviário da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e presta serviços de operação, manutenção do material rodante, sistemas e infraestrutura da Linha 4.
A principal motivação por trás da intenção do governo Tarcísio de privatizar todas as linhas do Metrô e da CPTM é a situação financeira precária das empresas estatais, que tem se deteriorado nos últimos anos. O governo entende que as empresas não têm capacidade para tocar as obras e projetos de novas linhas e estações.
Agora, além de mais uma opção de locomoção para os moradores locais, o Almaty Metro já se tornou um ponto turístico da cidade. Como é possível notar pelas fotos, muitas pessoas estão frequentando o local por passeio. Aliás, se você algum dia estiver pelo Cazaquistão, também não deve deixar de conferir essa atração.
Os maquinistas são responsáveis pela parada dos trens elétricos e VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos) nas estações, além de acompanhar e controlar as condições gerais da viagem e o ambiente dentro dos vagões.
Com o leilão do TIC Campinas, a próxima a passar para a iniciativa privada será a Linha 7 (Rubi). Além disso, a Linha 6 (Laranja), em construção, já nascerá privatizada — a obra é tocada pela Acciona e o consórcio chamado Linha Uni fará a operação.
Além disso, a responsabilidade pela gestão dessas empresas pode ser do governo estadual -- como acontece nos metrôs do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Fortaleza -- ou do governo federal, como é o caso da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, que cuida dos trens em cinco diferentes capitais pelo Brasil.
Handerson Cabral foi presidente da Valec de abril de 2018 até janeiro de 2019. Também assumiu os cargos de Superintendente de Licitações e Contratos e de Diretor de Administração e Finanças da Valec, entre 2014 e 2018.
Passados 13 anos desde que entrou em plena operação, a Linha 4-Amarela segue com marcas notáveis. O sistema de metrô mais moderno do Brasil, único com trens operados pelo sistema driverless, ou seja, sem necessidade de um operador, transportou, ao longo desse período, 2,2 bilhões de pessoas.