Orixá, feminina, energética, temida, e forte, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos, vencendo na luta Oxalá, Oiá, Oxumarê, Exu e Orumilá.
digamos assim. o ogum acabou ganhando olorum. o olo do maré. é o orixá mais poderoso da mitologia e urubá. na verdade alguns dizem mesmo que ele nem é um orixá. na verdade ele seria um deus.
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Qual orixá é do mal?
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Xangô foi o quarto rei lendário de Oió, na Nigéria, tornado orixá de caráter muito justo, violento e vingativo, cuja manifestação são o fogo, os raios, os trovões.
Quantas entidades uma pessoa pode ter no candomblé?
Além dos orixás, os candomblecistas também acreditam na existência de um deus soberano, chamado de Olódùmarè. A quantidade de orixás varia de acordo com o tipo de candomblé. Podem ser até 20 orixás, e cada um possui uma característica de ação.
Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Nos três meses, você não pode beijar, fazer sexo. ou ter qualquer tipo de relação com outra pessoa. ou com você mesmo. Durante esses 3 meses, só roupas brancas, mas nenhuma cor, você não pode olhar no espelho.
A Bahia também é o estado brasileiro com maior número de praticantes de candomblé. A religião que só existe no Brasil, também começou em território baiano com a chegada dos africanos escravizados. Influenciada pelas religiões de matriz africana, o candomblé se tornou uma das principais crenças do estado.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá.
Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana.
Assim, o Jesus Cristo cultuado na Umbanda parece se distanciar tanto da figura criadora do Candomblé como também parece se distanciar daquele que orienta os cultos católicos como o Filho encarnado de Deus. Na Umbanda, assim como no Candomblé, essa representação parece mais ligada à figura do Pai, aquele que pode criar.
Isso significa que, ao contrá- rio daqueles, exus e pombas-giras são vistos como perigosos e maus ou ao menos potencialmente capazes de atuar maleficamente. Constituem a categoria mítica mais controversa para os umbandistas e a mais instigante para os pesquisadores.
Popularmente, todas as divindades são chamadas de Orixás ou “santos”, costume proveniente do sincretismo religioso, que cria as expressões como “pai de santo”, “mãe de santo”, “filho de santo”, entre outras. No Candomblé, o Deus supremo é chamado de Olorun, Nzambi ou Olodumare.
Em qualquer terreiro, a entrada dos orixás na festa segue sempre a mesma seqüência da ordem do xirê. Depois de despachar Exu, o primeiro a entrar na roda é Ogum, seguido de Oxóssi, Oba- luaiê, Ossaim, Oxumaré, Xangô, Oxum, Iansã, Nanã, Iemanjá e Oxalá.
✊🏾 Ser suspenso como Ogã é uma grande responsabilidade, que precisa depois ser confirmada pelo orixá. Após essa confirmação, o escolhido passa a ser uma autoridade na religião do candomblé. ✊🏾 Diferente de outros cargos da religião da matriz africana, o Ogã não incorpora as entidades.
Omulu é o médico dos Orixás, o senhor da cura das chagas e de outras moléstias. Por outro lado, é o Orixá soturno e perigoso, dono das doenças epidêmicas. É uma divindade da terra, tanto do solo quanto do subsolo.