Devido ao fato de que seus nomes são semelhantes e que ambos empunham uma espada e lutam por um caldeirão em ambos Preiddeu Annwn e Culhwch, muitos estudiosos pensam que são a mesma figura.
Segundo a lenda, Lancelot era hóspede de Peles, o guardião do Graal. Este faz-lhe crer que Guinevere ia ao seu castelo e, por artes mágicas, disfarçou a sua filha Elaine de Corbenic, fazendo crer a Lancelot que esta era Guinevere.
Excalibur é a lendária espada do Rei Artur nas histórias do Ciclo Arturiano da Matéria da Bretanha, à qual às vezes são atribuídos poderes mágicos ou está associada à soberania legítima da Grã-Bretanha. A espada foi associada com a lenda Arturiana muito cedo.
Merlin afirmou aos cavaleiros que uma espada, chamada Excalibur, se encontrava cravada em uma rocha e aquele que conseguisse retirar a espada deveria ser coroado rei dos bretões.
Lancelote busca um acordo de paz com Artur, e quando Mordred tenta cometer um atentado contra o rei, Lancelote acaba ficando do lado de Artur. No final Artur e todos os outros cavaleiros leais a ele acabam sendo chacinados.
Ele representa a síntese perfeita do ideal cavaleiresco do século XII, é o melhor cavaleiro do mundo e também o mais perfeito amante do mundo, seguidor do fine amor tão em voga nas cortes feudais da época. Em O cavaleiro da charrete, Lancelote é o cavaleiro totalmente subjugado por seu amor a Guinevere.
Lancelot é mais forte, mas Tristan tem potencial para alcançar se ele aceitasse seu lado demoníaco e treinasse para controlar seu poder, já que ele tem o melhor professor em seu próprio pai para ajudá-lo.
De acordo com as lendas arturianas, Lancelot e os demais cavaleiros da Távola Redonda tinham, em média, 20 anos de idade quando saíram de suas terras para lutar ao lado de Arthur.
é porque, segundo a profecia do antigo rei, eles serão os quadros, irão parar todo o reinado do órgão, fazer todo o seu reino ser consumido por ruínas. Arthur, mesmo com o poder do caos, só quer proteger sua raça, mas não entende os outros lados.
Mordred (em galês: Medraut) é uma figura lendária da Bretanha que ficou conhecida por sua traição ao lutar contra o Rei Artur na Batalha de Camlann, onde ele foi morto e Artur fatalmente ferido. Seu nome significa "mau conselho".
Lancelot「ラ ン ス ロ ッ ト」, em português: Lançarote ou Lancelote, é o príncipe de Benwick, filho do rei Ban e rainha Elaine. Aos 10 anos, desapareceu com sua tutora Jericó.
4. Genebra: O nome dessa linda garota é a versão italiana do nome galês Guinevere, que significa "fantasma branco". Na lenda do Rei Arthur, sua esposa se chama Guinevere.
Galahad era considerado o cavaleiro mais puro e, consequentemente, o único a poder sentar-se na Cadeira Perigosa da Távola Redonda, um assento que ficava sempre vazio, já que só o escolhido poderia se sentar. Pela sua pureza, Galaaz é considerado uma encarnação de Jesus na forma de cavaleiro.
Merlin era o filho bastardo da Princesa Real de Dyfed. Porém, o Rei, pai da princesa, Meurig ap Maredydd ap Rhain, não é encontrado nas genealogias tradicionais deste reino e provavelmente era um sub-rei da região que limita Ceredigion.