Sol. Nosso astro-rei é a estrela que está mais perto da Terra. Ele fica a 150 milhões de quilômetros do planeta. Recentemente, a ciência aproximou-se do Sol de forma antes inimaginável, quase chegando a tocá-lo com a sonda polar Parker, da Nasa.
Lua. A Lua, satélite natural da Terra, é o objeto astronômico de grande porte mais próximo da Terra e um dos mais belos astros possíveis de se observar.
Qual é a estrela mais próxima da Terra, o Sol ou a Lua?
O Sol é a estrela mais próxima da Terra, dista aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nós, e é responsável por manter todo o Sistema Solar em sua interação gravitacional: oito planetas e os demais corpos celestes que o compõem, como planetas anões, asteroides e cometas.
Sirius, também conhecida como Sirius A e Alpha Canis Majoris, tem magnitude aparente (brilho de um objeto como ele aparece no céu, do ponto de vista da Terra) de -1,46 e está localizada na Constelação de Canis Major (Cão Maior), a cerca de 8,6 anos-luz de distância de nós.
Próxima Centauri - A estrela mais próxima do Sistema Solar
Qual o nome das 7 estrelas?
Mas voltando às Plêiades, sete estrelas se destacam. São elas: Merope, Maia, Alcione, Asterope, Electra, Taigete e Celeno. Elas receberam o nome das sete filhas de Atlas e Pleione, segundo a mitologia grega. Com um binóculo, ou um pequeno telescópio, este grupo é muito bonito de se ver.
Qual a primeira estrela que aparece no céu à noite?
Uma das primeiras "estrelas" a aparecer no céu quando a noite cai não é realmente uma estrela: Vênus, o planeta que está à nossa frente em relação ao Sol, é um dos mais brilhantes na abóbada celeste. Outro planeta que pode ser facilmente identificado a olho nu é Marte, com seu característico brilho avermelhado.
As Três Marias são estrelas pertencentes à constelação ocidental de Órion, uma constelação que fica completa no nosso céu, durante toda a noite, somente durante o verão.
Vênus está se tornando mais fácil de ser localizado à medida que aproximamo-nos do meio do ano. Procure-o na direção oeste, logo após o pôr-do-Sol. Marte, de cor avermelhada, estará visível no começo da noite, à meia-altura, entre o oeste e o noroeste.
1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.
Em 2006 a União Astronômica Internacional (UAI) criou uma definição formal do termo "planeta", a qual fez Plutão deixar de ser planeta e ganhar a nova classificação de planeta anão, juntamente com Éris e Ceres.
São em número de 5 os planetas visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Geralmente eles são mais brilhantes do que as estrelas e, quando observados num céu límpido, não apresentam o fenômeno de "cintilação", isto é, eles não "piscam".
Era também a primeira vez que se descobria um planeta com o uso de um telescópio. Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.
Na foto da conjunção, é possível observarmos ao lado direito da Lua duas estrelas, chamadas de Póllux e Cástor, ambas da constelação de Gêmeos. Estas são, de fato, estrelas! Elas têm luz própria e ficam extremamente mais distantes do que a Lua e o planeta Vênus.
Nas próximas semanas e meses, o céu noturno vai “ganhar” uma “nova estrela“. E você vai poder vê-la. Porém, corra: ela vai brilhar tanto quanto Polaris, a Estrela do Norte, mas vai brilhar por não mais do que uma semana antes de escurecer. Trata-se da T Coronae Borealis, também chamada de T CrB.
Meteoros são flashes de luz que ocorrem quando um meteoroide — pequeno corpo rochoso ou metálico no espaço — queima e se desintegra na atmosfera da Terra. A isso também chamamos de estrela cadente.
Para ver Vênus em seu brilho mais deslumbrante neste mês, tudo o que você precisa fazer é olhar para o noroeste após o pôr do sol. Exatamente a que altura está acima do horizonte e, portanto, a que horas da noite é visível, depende da localização exata do planeta.
Toda a luminosidade com que ele aparece para nós se deve ao fato de ficar mais próximo do Sol do que a Terra e, ao mesmo tempo, ser, entre todos o planetas, o mais próximo da Terra.
Vénus é mais brilhante que qualquer astro visto no céu (descontando o Sol e a Lua), e sua magnitude aparente máxima é de -4,6. O planeta pode ser visto facilmente quando o Sol está baixo no horizonte.
Resumo. Dentre as bilhões de estrelas na nossa galáxia, as Três Marias ganham grande destaque em nosso céu noturno, por seu brilho inconfundível, seu alinhamento e seu tamanho superior ao Sol. Essas estrelas fazem parte de uma constelação denominada Órion, em homenagem ao lendário caçador da mitologia grega.
Você sabe qual é a estrela mais brilhante no céu noturno da Terra? A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo.
O nome latino Orion – que costuma ser grafado como Órion em português, mas também Orionte e Orião – veio diretamente do grego Oarion, nome de um gigante mitológico, excelente caçador, que segundo a maioria das versões foi morto por engano por uma flechada da deusa Ártemis (Diana na mitologia romana), que o amava.
Para procurar planetas onde os seres humanos possam viver, a agência espacial norte-americana Nasa usa a Terra como exemplo porque é o único planeta onde se sabe que existe vida biológica (animal, vegetal, fungo, protista e monera) em todo o seu esplendor.
17 de setembro de 2024: Harvest Moon (Lua da Colheita) (super) 17 de outubro de 2024: Hunter's Moon (Lua do Caçador) (super) 15 de novembro de 2024: Beaver Moon (Lua do Castor) 15 de dezembro de 2024: Cold Moon (Lua Fria)