O marketing 2.0 é o nome dado à segunda fase do marketing, cujo principal objetivo é analisar as necessidades dos clientes. Para isso, dados são coletados e analisados visando o desenvolvimento de produtos e serviços que solucionem os problemas do público-alvo da marca. Saiba mais!
O marketing 5.0 é o conceito que define o momento atual da evolução do marketing, marcado, principalmente, pelo uso da tecnologia a favor da experiência na jornada de consumo.
Atualmente, contamos com 5 fases do marketing: o marketing 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 e 5.0. Cada uma das eras do marketing tem suas características diferenciadas de acordo com as necessidades dos consumidores.
Segundo Kotler (Kotler, 2017) o marketing pode ter seu processo de evolução em 4 etapas, sendo: Marketing de Produto; o Marketing voltado ao consumidor; o Marketing centrado em valores e até agora o Marketing digital. Quem garante que já não estariamos na 5 etapa ?
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
Também chamado composto de marketing, os 4 Ps do marketing referem-se a quatro fatores que devem ser considerados ao planejar e executar as estratégias de marketing da empresa. São eles: preço, praça, produto e promoção.
A primeira fase esteve sempre em paralelo a era industrial, em que os produtos eram relativamente básicos e padronizados. Nessa época, o marketing era centrado no produto, ou seja, as empresas se concentravam em produzir e promover seus produtos sem levar em consideração as necessidades e desejos dos consumidores.
O processo evolutivo do marketing se inicia com o Marketing 1.0, que ocorre na era industrial, onde o foco era o produto. O objetivo era apresentar as características de produtos padronizados visando a redução de custos em larga escala. Nesse estágio o enfoque nas necessidades do consumidor ainda não existia.
Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades e os desejos de um mercado consumidor a partir da oferta de produtos ou serviços que despertem o interesse do público. Assim, o Marketing consegue gerar valor para os clientes e também lucro para as empresas.
Vamos falar de 12 tipos de estratégia de marketing. São eles: Digital, de Conteúdo, Inbound, Outbound, de Relacionamento, de Produto, de Guerrilha, Viral, Endomarketing, Social, Pessoal e Humanizado. Como dissemos acima, eles não são isolados entre si.
Kotler afirma que o Marketing Moderno – ou Marketing 4.0 – “é uma abordagem de marketing que combina interação online e offline entre empresas e clientes.” Neste cenário corporativo atual, fortemente influenciado pela transformação digital, é preciso ir além das interações digitais.
O marketing evoluiu da centralidade no produto (1.0), para a centralidade no consumidor (2.0, depois para a centralidade no ser humano (4.0). Em seguida, o marketing entrou na era digital (4.0), mas agora se vê envolto nos desafios que a tecnologia trouxe para a humanidade (5.0).
O marketing consiste na compreensão sobre o comportamento do consumidor e na sugestão de ideias e soluções para suprir as suas demandas. O desenvolvimento de estratégias acompanha assuntos que interessem o cliente, como: globalização e transformações tecnológicas.
Atualmente, o marketing digital é uma área em constante evolução, com novas tendências e tecnologias surgindo a todo momento. A inteligência artificial e o machine learning, por exemplo, estão sendo cada vez mais utilizados para a análise de dados e a personalização de conteúdo e ofertas para os usuários.
Segundo ele, o marketing em 2020 será baseado em três dimensões, ou pilares: “Foco no consumidor”, “tecnologia como facilitador” e “vender sem vender”.
Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.
Os 4Ps resumem o conceito básico dos pilares da estratégia de marketing: preço, produto, praça e promoção. Portanto, eles são assim chamados por trazerem as iniciais dessas palavras que representam as variáveis das ofertas que as empresas fazem ao público-alvo a fim de alcançar seus objetivos de marketing.
São etapas fundamentais da estratégia de marketing?
A avaliação contínua é essencial para o aprimoramento de suas estratégias de marketing e para garantir o máximo retorno dos seus esforços. Ao explorar as quatro etapas cruciais do marketing – pesquisa, planejamento, implementação e avaliação – você estará estabelecendo uma base sólida para o sucesso do seu negócio.
O que mudou no marketing desde o surgimento até os dias de hoje?
A evolução do marketing não parou com o foco nos consumidores, mas também não os deixou para trás. Desde o início do marketing 2.0 até hoje, o foco nos consumidores ainda está muito presente e atuante. O marketing 3.0 trata da globalização. Ao invés de mercados locais, as indústrias passam a lidar com o mundo inteiro.
O marketing vem evoluindo conforme as necessidades das empresas e do mercado desde a era industrial. A primeira etapa do marketing moderno corresponde ao surgimento da publicidade comercial no século XIX. Assim, a publicidade surgiu com o objetivo de divulgar os produtos das empresas e atrair novos clientes.
Como surgiu o marketing e o que ele representa nos dias atuais?
O Marketing nasceu com a revolução industrial, quando a fabricação de produtos passou a ser feita em grande escala, aumentando as opções dos clientes. Isso deu origem a necessidade das empresas conquistarem melhor o seu público-alvo para convencê-los de que aquele produto era melhor que outro.
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
Entre as possibilidades mais exploradas nas estratégias de marketing moderno está a criação de campanhas que vão além dos espaços habituais de vendas e que reforçam a presença da marca nos canais usados pelo público.