É nas necessidades básicas dos animais que o homem deve se espelhar para conduzir sua vida. Diógenes pôs em pratica seus pensamentos e passou a viver perambulando pelas ruas na mais completa miséria tomando por moradia um barril o que se tornou um ícone do quão pouco os homens precisam para viver.
Então, em vez de buscar fama e fortuna, ou pelo menos uma maneira de ganhar a vida para pagar por comida e abrigo, Diógenes fez sua casa nas ruas, dormindo ao ar livre, às vezes em um barril. Ele constantemente se esforçou por uma maior simplicidade.
Diógenes pregou um modo de vida simples e viveu como tal. Em Atenas, esse pensador viveu por muitos anos como mendigo, pois defendia que o ser humano não deveria procurar mais que o necessário (alimento, água e o mínimo abrigo do Sol e do relento) para viver bem.
Diógenes, conhecido como o Cínico, foi um filósofo que viveu na Grécia Antiga, que fazia da miséria uma virtude. Andava maltrapilho e teria vivido em um enorme barril, onde residia com seus cães. Vagava pelas ruas com uma lamparina, durante o dia, alegando estar à procura de homens honestos e virtuosos.
O corpo do humorista Paulo Diógenes, intérprete de Raimundinha, foi enterrado nesta quinta-feira (15) em um cemitério de Eusébio, município vizinho a Fortaleza. O artista de 62 anos faleceu após internação por pneumonia bacteriana.
Sr. Ministro Paulo Rangel, tenha vergonha e demita-se!
O que aconteceu com os Diógenes?
Ele era um dos humoristas mais conhecidos do Ceará. O humorista Paulo Diogénes, intérprete da personagem Raimundinha, morreu na tarde desta quarta-feira (14), aos 62 anos, em Fortaleza. Paulo estava internado no hospital São Camilo desde o início da semana por causa de problemas pulmonares.
Tornou-se um mendigo que habitava as ruas de Atenas, fazendo da pobreza extrema uma virtude; diz-se que teria vivido num grande barril, no lugar de uma casa, e perambulava pelas ruas carregando uma lamparina, durante o dia, alegando estar procurando por um homem honesto.
O que significa manter a lamparina acesa na Bíblia?
Nesse sentido, manter a lamparina acesa, seria também permanecer na fé em Jesus. O que mantém a fé acesa e viva? A Palavra do Senhor, por meio da qual o Espírito Santo age. Podemos propor que o óleo, combustível da lamparina, é a Palavra de Deus que mantém a fé acesa.
Diógenes falava através de parábolas, simbolismos, respostas curtas e grossas, mas principalmente por seu modo de viver, seu exemplo próprio: sua filosofia estava colada à sua vida.
Qual foi a famosa frase dita por Diógenes a Alexandre o Grande?
Diógenes para a surpresa de Alexandre e de todos que estavam presentes, prontamente respondeu: – “De você não desejo nada, quero apenas que saia da frente do meu sol pois estás me fazendo sombra”.
Busto de Diógenes de Sinope. Segundo a tradição, Diógenes vivia a perambular pelas ruas na mais completa miséria até que um dia foi aprisionado por piratas para, posteriormente, ser vendido como escravo. Um homem com boa educação chamado Xeníades o comprou.
Passeava com sua lanterna acessa, durante o dia, pelas nas ruas de Atenas em busca de “ um homem virtuoso, um homem verdadeiro”. Um homem que não estivesse apenas representando as convenções, ficções e mentiras que sustentavam sua moral.
Ofereço-lhe metade das minhas riquezas se quiser acompanhar-me." Diógenes, de bate-pronto, retrucou o soberbo rei: “Só quero que você saia da frente do meu sol e pare de me fazer sombra." Alexandre, rendido e já se afastando do filósofo, confidenciou aos seus oficiais: "Se eu não fosse Alexandre Magno, eu queria ser ...
O fogo da lamparina é a luz da vida. Representa a consciência que sempre brilha e a inteligência manifesta que é o próprio Universo, em toda a sua riqueza de formas e em constante movimento que avança no tempo e cria o devir.
A letra da música enfatiza a importância de estar preparado e vigilante para a chegada de Jesus Cristo, o noivo, que pode vir a qualquer momento. A metáfora do azeite e das lâmpadas é central na música. O azeite representa a fé, a espiritualidade e a preparação contínua para a vinda de Cristo.
Além de poderem ser encontradas em diversas cores, o uso das velas lamparinas ocorre por seu tempo de queima ser grande, normalmente, sua chama fica acesa por um período de 3 a 5 horas.
O que era a felicidade para ele? Diógenes denunciava as glórias vãs do poder e da riqueza. Indicava que viver bem era saber não depender de propriedades e não ter sentimento de posse. Desconfiava do amor e defendia que ninguém era de ninguém.
Na Academia, depois que Platão chegou a definir o homem como “um bípede sem plumas”, Diógenes acorreu com uma galinha depenada, bradando: “Eis o homem de Platão! Eis o homem de Platão!”
Ele levou a filosofia cínica a um extremo, vivendo de maneira ascética e desprezando as convenções sociais. Diógenes é famoso por ter vivido em um barril e por suas várias anedotas, como a busca por um homem honesto com uma lanterna acesa durante o dia.
Os cínicos foram filósofos que repudiaram costumes e valores da Grécia Antiga. Os cínicos acreditavam que a virtude estaria em aceitar as consequências de uma vida sem posses e despretensiosa. Os cínicos demonstravam seus ideais nas ações e depreciavam o conhecimento teórico.
Diógenes, também chamado de Diógenes, o Cínico, foi um filósofo da Grécia Antiga, cuja vida é conhecida por meio de anedotas, principalmente as compiladas por Diógenes Laércio em « Vidas e Opiniões de Filósofos Eminentes ».