Qual a figura de linguagem da frase "ninguém coça as costas da cadeira"?

Questão: Leia: Inutilidades “Ninguém coça as costas da cadeira Ninguém chupa manga de camisa O piano jamais abana a cauda, Tem asa, porém não voa a xícara.” (José Paulo Paes. É isso ali, Rio de Janeiro, Salamandras, 1984) A figura de linguagem que ocorre no poema é: Resposta: Catacrese.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciderh.org.br

O que é exemplo de catacrese?

Catacrese: é uma figura de palavra que ocorre quando, na falta de um termo específico para designar um conceito, utiliza-se outro por empréstimo a partir de alguma semelhança de conceito. Veja mais alguns exemplos: Todos embarcaram no trem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Como identificar a figura de linguagem metonímia?

Para identificar uma metonímia, é necessário analisar se na frase em questão está havendo a substituição de um termo pelo outro. Uma dica é analisar a literalidade da frase. Muitas vezes, em uma metonímia, a frase não tem o sentido literal, uma vez que o termo usado está “no lugar” de outro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Qual é a figura linguagem?

Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa. Então, se, por exemplo, escrevemos que “Artur é um doce”, não queremos dizer que ele tem gosto de açúcar, mas que é uma pessoa delicada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Qual é a figura de linguagem de oposição?

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

FIGURAS DE LINGUAGEM-COMPARAÇÃO/METÁFORA/CATACRESE/METONÍMIA/ANTONOMÁSIA - APRENDA A USAR BEM!

O que é pleonasmo exemplo?

O pleonasmo se caracteriza por uma superabundância de palavras que expressam uma mesma ideia em uma frase. Isso acontece, por exemplo, em frases como: "subir para cima", "descer para baixo", "entrar para dentro". Quando digo que vou subir, é óbvio que é para cima, Isso não precisa ser repetido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.khanacademy.org

Quais são as 7 figuras de linguagem?

Nestes exemplos de figuras de linguagem, a comunicação se torna mais expressiva por meio do uso das palavras.
  • Metáfora. Provavelmente esta é uma das figuras de linguagem mais conhecidas e usadas em nosso dia a dia. ...
  • Comparação. ...
  • Metonímia. ...
  • Catacrese. ...
  • Sinestesia. ...
  • Hipérbole. ...
  • Eufemismo. ...
  • Litote.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em kumon.com.br

Como identificar uma antítese?

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blogdoead.com.br

Como identificar uma hipérbole?

A hipérbole é uma figura de linguagem, sendo mais especificamente uma figura de pensamento. É usada quando há exagero em alguma expressão para dar ênfase a alguma característica. O exagero da hipérbole é perceptível. Por isso, a hipérbole não usa o sentido literal das palavras, e sim o sentido figurado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escolakids.uol.com.br

Como identificar um eufemismo?

Eufemismo é uma figura de linguagem, ou de pensamento, caracterizada por suavizar a informação de um enunciado. Portanto, é usado, principalmente, em contextos formais ou nas situações em que o enunciador pretende ser agradável, preocupado em não ofender interlocutores ou ouvintes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

O que é hipérbole exemplo?

No cotidiano, usamos hipérboles como: Faz uma hora que estou esperando esse ônibus. Quando, na verdade, o enunciador dessa frase está no ponto de ônibus há apenas cinco minutos. Já falei um milhão de vezes que não quero que você faça isso, meu filho!
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que é sinestesia exemplo?

A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: cor berrante (visão + audição) perfume doce (olfato + paladar)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

O que é prosopopeia exemplo?

Exemplo: Aquele homem é um leão. Perceba que ocorre um efeito comparativo entre homem e leão. A frase traz a ideia de um homem forte e corajoso, características do animal a quem ele é comparado, ou seja, não ocorre uma atribuição de ações do homem ao leão, mas apenas uma comparação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br

São exemplos de antonomásia?

Antonomásia
  • Filho de Deus (Jesus Cristo)
  • O Apóstolo dos Gentios (São Paulo)
  • O Estagirita (Aristóteles)
  • Dama de Ferro (Margaret Thatcher)
  • Rei do Futebol (Pelé)
  • El Diez (Diego Maradona)
  • O Bardo (William Shakespeare)
  • Il Duce (Benito Mussolini)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que é hiperbato figura de linguagem?

Hipérbato é uma figura de linguagem relacionada à mudança na sintaxe do enunciado, havendo maior intercalação entre os elementos que o compõem. Ouça o texto abaixo! Hipérbato é o nome da figura de linguagem em que ocorre a quebra da estrutura lógica do enunciado e, por isso, também é conhecido como inversão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que significa por antonomásia?

143); “antonomásia, sinédoque que consiste em designar uma totalidade ou uma espécie pelo nome de um indivíduo considerado seu representante” (REBOUL, 2004, p. 122) ou “variedade de metonímia que consiste em substituir um nome próprio por um nome comum ou vice-versa” (GARCIA, 2006, p.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em e-publicacoes.uerj.br

O que é metonímia e um exemplo?

A metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída. No exemplo acima, a palavra “cabeças” representa o número de animais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que é figura de linguagem metonímia?

A metonímia é uma figura de linguagem usada para substituir um termo por outro relacionado, geralmente quando o termo que remete a uma parte passa a ser empregado como o todo. Ouça o texto abaixo! Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que é simile?

Definição de Símile

Como a própria definição da palavra diz, símile é aquilo que é parecido. O substantivo masculino símile é definido como o que se semelha, é análogo ou semelhante. Ou seja, ela se refere à comparação de dois objetos distintos, mas que possuem características comuns que os aproxima, por semelhança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rockcontent.com

O que significa uma frase adversativa?

Estabelecem relação de oposição entre as orações ou os termos conectados. Como exemplos de conjunções adversativas, temos “mas”, “porém”, “todavia”, “contudo” e “senão” (quando possui significado de “mas”), entre outros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Quais são as 5 conjunções?

É importante lembrar que as orações coordenadas são frases independentes que não precisam de outra para mostrar lógica, fazer sentido ou passar uma informação completa. Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

O que é uma frase aditiva?

Conjunções aditivas ligam uma oração à outra de maneira a estabelecer relação de adição entre as ideias expressadas nelas. Ouça o texto abaixo! As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br