Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.
A etnografia é uma metodologia das Ciências Sociais, que tem como objetivo estudar a cultura de um povo e o comportamento de grupos sociais específicos.
O estudo etnográfico possibilita ao pesquisador adentrar no contexto sóciocultural de seus informantes e conhecer seus valores, comportamentos, crenças e visões de mundo5.
A Etnografia propõe a observação e análise de grupos humanos, com o objetivo de tornar evidentes os significados das ações cotidiana dos sujeitos, portanto, é necessário que o pesquisador conheça e siga alguns critérios para o desenvolvimento da pesquisa.
A etnografia estuda preponderantemente os padrões mais previsíveis das percepções e comportamento manifestos em sua rotina diária dos sujeitos estudados. Estuda ainda os fatos e eventos menos previsíveis ou manifestados particularmente em determinado contexto interativo entre as pessoas ou grupos.
Literalmente, etnografia significa descrição cultural de um povo (do grego ethnos, que significa nação e/ou povo e graphein, que significa escrita). A Etnografia tem ganhado espaço dentro do universo corporativo, principalmente dentro de agências e empresas que trabalham com mídias sociais.
Uma etnografia é um tipo específico de ciência observacional escrita que fornece um relato de uma determinada cultura, sociedade ou comunidade. O trabalho de campo geralmente envolve passar um ano ou mais em outra sociedade, conviver com a população local e aprender sobre seus modos de vida.
Qual é o foco principal da etnografia nesse contexto?
Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.
O enfoque etnográfico intenta descrever a totalidade de um fenômeno (grupo social, au- las, festas populares, etc.) em profundidade e em seu âmbito natural, compreende-lo desde o ponto de vista dos que estão implicados nele.
O chamado pai-fundador da etnografia, Malinowski, a partir dos anos vinte, preconizou que apenas pela "observação participante" seria possível ao pesquisador conhecer o outro em profundidade e, por meio de tal conhecimento, superar os pressupostos evolutivos e o etnocentrismo (visão pela qual o homem branco europeu ...
SPRADLEY (1979) coloca que a análise etnográfica envolve uma busca das partes de uma cultura, a relação entre essas partes e a relação das partes com o todo; e apresenta quatro tipos de análise: de domínios, taxonômica, componencial e de temas, todas incluídas na seqüência para o desenvolvimento da pesquisa.
Uma teoria etnográfica procede um pouco à moda do pensamento selvagem: emprega os elementos muito concretos coletados no trabalho de campo – e por outros meios –a fim de articulá-los em proposições um pouco mais abstratas, capazes de conferir inteligibilidade aos acontecimentos e ao mundo.
E aqui chegamos em um dos principais pontos relacionados à etnografia: a pesquisa etnográfica tem como foco entender a cultura de comunidades e grupos sociais. (Nota que estudar a cultura envolve um exame aprofundado dos comportamentos, costumes, crenças, entre outras coisas compartilhadas dentro daquela comunidade).
O trabalho de campo etnográfico propicia ao pesquisador o conhecimento direto e experiencial de outras culturas. Para descrever o sistema de significados culturais em seus termos próprios, o etnógrafo realiza uma análise cultural dos dados.
Qual é o principal objetivo da etnografia escolar?
Compreender a sala de aula, numa perspectiva etnográfica é visualizar e analisar sua rotina, as relações, as tensões, e os significados que os sujeitos, que a compõem, atribuem às situações, objetos e atores do cotidiano pedagógico observado.
Na prática, a etnografia é um dos métodos utilizados na antropologia para coletar de dados e realizar o estudo de um determinado grupo social. A metodologia pode ser utilizada para compreender tradições, crenças, costumes e até mesmo nações. Além de como essas variáveis se modificam se alteram entre as gerações.
CONSIDERA-SE QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA FOI CONSTITUÍDA, AO LONGO DE CINCO SÉCULOS, POR TRÊS PRINCIPAIS GRUPOS ÉTNICOS: O INDÍGENA, O NEGRO AFRICANO E O BRANCO EUROPEU.
Como bem se pode notar, a etnografia pode ser uma excelente aliada para se investigar um lugar, uma região, uma cidade. Ela possibilita um olhar através do outro, do nativo. Muito ricas e elucidativas têm sido as conclusões que tal metodologia tem permitido aos pesquisadores chegar.
Na pesquisa etnográfica, a validade é atingida pela observação prolongada, pelo contato íntimo no contexto observado, pela reflexão sobre os aspectos observados e pela análise de padrões recorrentes de comportamentos e interações (SPINDLER, 1982).
Etnografia: abordagem de investigação científica que trouxe contribuições importantes para as pesquisas qualitativas. Fazer etnografia implica em: Preocupar-se com uma análise holística ou dialética da cultura.
Como classificação, o valor etnográfico está relacionado fortemente com o uso cultural ao qual a coisa material faz referência e com o qual apresenta uma dinâmica diferenciada.