Qual a finalidade do cartaz enquanto gênero textual?
O cartaz é gênero textual produzido de forma clara e objetiva, para facilitar a compreensão no momento da leitura. Entre as suas características, está: divulgar alguém, algum evento ou alguma coisa. Para melhor compreender sobre a estrutura e a função dos cartazes, vale a pena relembrar o que são os gêneros textuais.
Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.
O cartaz, assim como os demais gêneros textuais, tem o objetivo de transmitir uma mensagem. Muito usado em propagandas publicitárias, ele é encontrado facilmente pelas ruas. Também pode ser visto em escolas, restaurantes, entre outros locais.
O objetivo do cartaz é estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a alguém, que pode ser simplesmente uma informação acerca de um evento - nesse caso é utilizada a função informativa.
Qual é a finalidade da revisão textual no processo de produção de um cartaz?
E através da revisão textual, possibilidades são oferecidas para que os alunos identifiquem seus erros e desenvolvam a prática de reflexão de como se expressarem através dessa nova linguagem diversa da fala, que é a escrita.
Sua ocorrência se dá de forma diversificada, seja nas ruas ou em instituições específicas, cuja finalidade pauta-se pela informação e persuasão, no objetivo de convencer, conscientizar ou sensibilizar as pessoas acerca de um determinado assunto.
Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.
O texto deve ser grande, chamativo e reduzido ao máximo e as imagens devem ser vistosas e de fácil entendimento. Falando em imagens, estas devem ser poucas, no máximo duas! A grande maioria dos cartazes é feito com apenas uma imagem. Alguns sequer têm texto!
O propósito comunicativo diz respeito à finalidade, ao intuito da comunicação. É possível ilustrar uma situação comunicativa no exemplo a seguir: ao longo de uma aula, numa escola, um supervisor pede licença para dar um aviso à turma.
Função sociocomunicativa: todo texto tem uma função social e comunicativa. É possível que alguns textos, como diários, sejam escritos sem uma função coletiva, mas cumprem uma função subjetiva na vida do indivíduo. Assim, todo texto possui uma função, a qual interfere na sua estratégia de construção.
Portanto, o cartaz figura-se como uma importante modalidade textual, informando-nos sobre um determinado acontecimento ligado aos acontecimentos sociais ou instruindo-nos de alguma forma.
O objetivo do cartaz é estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a alguém, que pode ser simplesmente uma informação acerca de um evento - nesse caso é utilizada a função informativa.
A habilidade EF69LP07 consiste em: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica ...
O trabalho com gêneros textuais buscou contribuir para a apropriação das diversas formas de dizer que circulam socialmente, possibilitando, ainda, o desenvolvimento de capacidades específicas inerentes à leitura, compreensão e produção de textos, com o objetivo de instrumentalizar o aluno para que possa ler, produzir, ...