O “umbigo” da bananeira, também conhecido como “coração” (a parte vermelha na extremidade dos cachos de banana) é utilizado popularmente no preparo de xarope e na alimentação em forma de refogados, farofas, tortas e guisados (veja acima duas receitas feitas a partir da casca de banana e do umbigo da bananeira).
Rico em carboidratos, proteínas, minerais e antioxidantes, possui propriedades que ajudam a saciar a fome, melhorar o humor e combater doenças como úlceras, anemias e prisão de ventre.
Para os pesquisadores e especialistas, é mais conhecida como “inflorescência”, a qual tem a função de proteger as flores que darão origem aos frutos (BEGUM; DEKA, 2019). Muitas vezes tratada como resíduo, é descartada sem nenhum tipo de aproveitamento.
Um clássico para tosses, asmas e bronquites e afins. Sempre tenho um em casa. O xarope de coração de banana é muito usado como expectorante e para acalmar a tosse, mas também ajuda na imunidade, em alguns casos de anemia e para fortalecimento de ossos.
Como fazer xarope do coração da banana para tosse?
Anota aí um umbigo de banana, corta ele, lava, corta ele bem fininho, bem cortadinho, tá o umbigo desse aqui você vai botar cem ml de açúcar, pega 100 ML de açúcar, entorna todo por cima dele, tá bom, não precisa misturar, Tampa, deixa 24 hora, com 24 horas ele vai ter liberado aí pessoal, tá bom 1 Mel, esse Mel você ...
Apesar de muita gente descartar essa parte da flor de bananeira, ela pode ser consumida de várias formas. Alimento é tradicional no interior de Minas Gerais.
Diz uma lenda que, ao enterrar o umbigo próximo a um pé de bananeira, a criança terá muito dinheiro no futuro. Se for aos pés de uma roseira, crescerá bonita e saudável. Ainda há quem creia que, se o umbigo for enterrado na porteira de uma fazenda, a criança será fazendeira de sucesso.
MODO DE PREPARO: Corte o Mangará em tiras e leve a uma panela com 800ml de Água. Acrescente o açúcar e deixe ferver reduzindo à metade, ou seja, 400ml. Separe este caldo em um recipente, acrescente o melado e misture bem.
O chá pode aliviar sintomas como constipação, inchaço e indigestão, estimulando o funcionamento saudável do sistema digestivo. Além disso, o chá de folha de bananeira pode ter um efeito calmante sobre o estômago e os intestinos, ajudando a prevenir úlceras e outras condições gastrointestinais.
O palmito da bananeira não é muito diferente. Pouco consumido no Brasil, é mais difundido em países do sudeste asiático e na Índia. Inclusive, como um alimento medicinal: além das vitaminas e minerais, ajuda a prevenir cálculo renal, tratar gastrites e úlceras e reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Até mesmo as folhas da banana são utilizadas em simpatias e rituais para atrair a sorte e a materialização de bens. Além disso, há pessoas que aproveitam as propriedades afrodisíacas da fruta para a realização de rituais de amor.
O chá de banana possui alguns benefícios para a saúde, como melhorar a qualidade do sono, reduzir o inchaço, diminuir a ansiedade ou prevenir doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC, por exemplo.
Externamente, tanto a casca e a polpa do fruto como a seiva do pseudo-caule tem aplicações como anti-inflamatório e cicatrizante em casos de queimaduras, inchações, hemorroidas, feridas simples, úlceras e neuralgia.
Xarope de coração ( ou umbigo ) de banana. Um clássico para tosses, asmas e bronquites e afins. Sempre tenho um em casa. O xarope de coração de banana é muito usado como expectorante e para acalmar a tosse, mas também ajuda na imunidade, em alguns casos de anemia e para fortalecimento de ossos.
Qual o melhor horário para tomar o chá da casca de banana?
O chá de banana é um dos principais aliados para melhorar o sono, pois conta com três nutrientes que ajudam as pessoas a dormirem melhor: triptofano, magnésio e potássio. Por isso, é recomendado tomá-lo antes de dormir.
O chá é feito fervendo uma banana inteira em água quente por cerca de 5 a 10 minutos. Depois, a fruta é removida, e o que se ingere é o líquido restante. Pode ser feito com ou sem casca e, geralmente, é temperado com uma pitada de canela ou mel. Costuma ser mais apreciado à noite, para ajudar a dormir.
Rica em carboidratos e nutrientes que ajudam a saciar a fome, essa planta possui flavonóides, antioxidantes e ácidos que neutralizam os radicais livres e eliminam os danos oxidativos causadores do câncer.
A eliminação do coração da bananeira proporciona aumento do peso do cacho, melhora a sua qualidade e acelera a maturação dos frutos, reduz os danos por tombamento das bananeiras, além de ser uma prática fitossanitária no controle do tripes e do moko.
É possível fazer xaropes de frutas e o abacaxi é um expectorante muito bom para tratar de tosse, bronquite e pneumonia. 500 mililitros de mel de abelha; 1 abacaxi médio. Descasque o abacaxi e corte em pedaços pequenos. Juntamente com o mel, leve ao fogo e deixe ferver por três minutos.