Na Filosofia, a Ética não se resume a moral, mas busca fundamentação teórica e prática para o conhecimento do comportamento humano do interior de cada sociedade. Tem por objetivo o estudo desse comportamento para estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência harmoniosa dentro das sociedades e entre elas.
Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado.
A Ética Aplicada é uma dimensão da Ética que tem como objetivo a construção de um modelo moral para a melhor compreensão e resolução de problemas sociais concretos.
Qual é a finalidade da ética dentro de uma cidadania?
A lei é uma qualidade que deve ser praticada por todo sujeito moral. A ética e a cidadania são o caminho para a vida indicado pela paz, pelo respeito mútuo, pela independência, pela justiça, pela tolerância, pela valorização do homem.
Logo, a função da Ética é investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo de sua existência, visando a fixação de comportamentos “básicos” para diminuir o nível de conflitos morais dentro dos diversos setores da sociedade.
O estudo da ética visa descobrir o que está por trás do modo de ser e de agir humanos enquanto procura estabelecer “regras” do que é "bom" e do que é "mau". A importância da ética está exatamente nesse saber o que é certo e o que é errado enquanto indivíduos e sociedade.
"A grosso modo, a ética trata do agir, de como agir, da procura do bem e de como é e se dá esse bem. Isso tudo no sentido de apreender o sentido da ação, suas características e sua interação com os meios social, político e histórico, seja ele individual ou coletivo.
A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade.
Ser ético é agir e viver conforme as regras e normas determinadas em sociedade, é construída através do coletivo. Moral é seguir as regras e normas determinadas pela consciência individual de cada ser humano. Por tanto essa pode ter influência com a cultura do meio vivido ou da criação.
Desde aquela época, já se tinha a ideia de que a ética e a moral ajudavam a colocar a sociedade em ordem. Para Sócrates e outros pensadores da antiguidade, a ética estava ligada a uma finalidade que, no caso dos gregos, era a eudaimonia, a verdadeira felicidade.
A ética reflete sobre a moral, sobre práticas e valores que são tidos como corretos, justos e bons para determinada sociedade. Assim, a ética faz essa crítica para condenar ou validar esse comportamento moral, e o faz baseada em princípios e valores éticos, racionalmente eleitos ou selecionados.
O termo “ética” tem origem no grego ethiké, uma parte da Filosofia que se dedica a entender e buscar aquilo que é moralmente correto. Com isso, ela acaba moldando o comportamento das pessoas e da sociedade como um todo.
Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.
Assim, segundo o Guia de recomendações de práticas responsáveis, da Academia Brasileira de Ciências, os princípios éticos da integridade científica são: honestidade, confiabilidade, objetividade, imparcialidade, cuidado, respeito, veracidade, responsabilidade.
A ética é fundamental para a relação entre as pessoas porque estabelece os valores e princípios que guiam a nossa conduta. Quando essas normas éticas são respeitadas e seguidas, se torna mais possível ter uma convivência harmônica e de respeito mútuo.
A ética pode também contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. Assim, se a ética revela uma relação entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudará a situar no devido lugar a moral efetiva, real, do grupo social.
O estudo da ética, em linhas gerais, compreende um ramo da filosofia que estuda a ação humana a partir dos diferentes princípios e valores que a orientam. Estes valores estão associados ao que consideramos bom, justo ou correto, e variam de sociedade para sociedade.
A ética na pesquisa não se restringe à relação entre pesquisador e os sujeitos ou os participantes da pesquisa. Segundo Gauthier (1987), a ética perpassa todo o processo investigativo. Diz respeito desde a simples escolha do tema ou da amostra, ou ainda, dos instrumentos de coleta de informações.
É através do conceito de ética que definimos o que seria certo ou errado, bem ou mal, quando agimos. É através do conceito de ética que definimos o que seria certo ou errado, bem ou mal, quando agimos. Ética é um termo muito usado pois define o modo certo ou errado de agir ou viver, socialmente.
Ética profissional é a aplicação de valores humanos sobre o comportamento, resultando em uma postura transparente nas atividades produtivas. É também o respeito às regras, convenções e limites, sejam eles impostos por leis ou sugeridos pelas convenções sociais no trabalho.
A função social da moral consiste na regulação das relações entre os homens visando manter e garantir uma determinada ordem social, ou seja, regular as ações dos indivíduos nas suas ações mútuas, ou as do indivíduo com a comunidade, visando preservar a sociedade no seu conjunto e a integridade de um grupo social (p.