Segundo a ginecologista Alyssa Dweck, de Nova York, o ideal é limpar-se da frente para trás, ou seja, da uretra em direção às nádegas. “Há muito mais bactérias na área retal — por isso, você deve evitar arrastar o papel higiênico em direção à uretra.
Qual a forma correta de se limpar com papel higiênico?
Papel higiênico
A limpeza deve ser realizada suavemente, em movimentos que se iniciam na frente e seguem para trás, na direção do ânus. Além disso, o indicado é que uma ducha seja usada para limpar a região após o uso do papel.
Para a higiene além do banho, a recomendação é evitar o uso de papel higiênico quando possível. Isso porque ele não consegue remover todos os resíduos e os restos de fezes são irritativos à pele, além de piorar sintomas de condições na região, como fissuras e hemorroidas.
Qual o lugar correto para colocar o porta papel higiênico?
Qual o lado certo de colocar o porta papel higiênico? Não há uma regra, porém, recomenda-se que o porta papel higiênico simples, seja instalado no lado que facilitará quando você for usar. Por exemplo, para as pessoas destras o indicado é o esquerdo da bacia, para quem é canhoto, o lado direito.
De acordo com os coloproctologistas, na falta de um chuveiro ou ducha higiênica de uso pessoal, o lenço umedecido é a melhor opção. “Ele pode ser facilmente carregado para qualquer local, na bolsa ou em mochilas, sem que outras pessoas saibam disso”, comenta Corrêa Neto, enfatizando os benefícios do método.
Bambu. O bambu pode ser utilizado como alternativa ao papel higiênico comum. A planta possui fibras mais resistentes que as fibras de outros tipos de madeira, pode ser usada para reparar o solo danificado e produz mais oxigênio do que o eucalipto.
Secar o pênis com um lenço de papel ou uma toalha após urinar ajuda a remover a umidade e reduzir o risco de infecções e mau cheiro. Outra vantagem de secar o pênis após urinar é que ajuda a prevenir a formação de manchas na roupa íntima, que podem ser desconfortáveis e embaraçosas.
O ideal seria realizar o descarte do papel higiênico no vaso sanitário, evitando o contato com fezes e demais contaminantes, reduzindo a quantidade de lixo produzido e minimizando o impacto no meio ambiente.
Joseph C. Gayetty foi o primeiro em comercializar o papel higiênico em 1857. Este primeiro produto consistia em lâminas de papel umedecido com aloe vera, chamado de “papel medicinal de Gayetty”.
Caso você nunca se deu conta de que existe uma forma mais apropriada, veja qual é a indicação de um importante estudo realizado nos Estados Unidos. De acordo com pesquisa feita pela Universidade do Colorado, a maneira correta de colocar um rolo de papel higiênico é sempre com a folha de papel voltada para fora.
De acordo com o nosso consultor José Bento, depois do xixi, o uso do papel higiênico basta para limpar a região. Quando a pessoa defeca, o ideal é que a higienização seja feita com água. Ele também alerta sobre o sabonete íntimo. “É o ideal, mas suas substâncias não devem alterar o pH natural da vagina.”
O dispositivo consiste na colocação de um pequeno tubo pelo ânus, por onde é introduzida água, em temperatura ambiente, ou outra substância que faça a lavagem retal. Introduza o enema com cuidado e fique perto do vaso sanitário para que a água escorra. No caso do primeiro jato já sair limpo, pode parar!
Antes de sua invenção, que data do século XIX, as pessoas costumavam fazer a sua limpeza com folhas de hortelã, água e por vezes sabugos de milho. Diz-se que o papel higiênico foi inventado na China, em 875, mas a invenção também já foi atribuída a Joseph Gayetty, de Nova Iorque, EUA, que a teria concebido em 1857.
Segundo a ginecologista Alyssa Dweck, de Nova York, o ideal é limpar-se da frente para trás, ou seja, da uretra em direção às nádegas. “Há muito mais bactérias na área retal — por isso, você deve evitar arrastar o papel higiênico em direção à uretra.
O que fazer quando não tem papel higiênico no banheiro?
É preciso usar sempre uma toalha seca ou um pedaço de papel mais firme. Assim como o papel higiênico, ele também não é recomendado para o uso sozinho. No entanto, se estiver fora de casa, é preferível usar o lenço do que o papel higiênico.
Depois de evacuar, sempre limpe a área gentilmente, usando papel higiênico umedecido. Jogue fora cada pedaço de papel depois de usar uma única vez, evitando contaminar novamente a área que você acabou de limpar. Sempre que possível, lave a área do ânus após evacuar. Um bidê é o ideal.
Papel higiênico: o papel é um material seco e, por isso, ajuda a disseminar a sujeira, não limpa completamente as rugosidades do ânus e aumenta a possibilidade de infecções. A recomendação é que uma ducha seja usada para limpar a região após o uso do papel.
Substituir o papel higiênico pela planta é bastante simples, segundo os defensores da proposta. Isso porque as folhas de um boldo adulto têm, em média, o tamanho de um quadrado de papel higiênico industrial. Então, no banheiro, a ideia é se limpar com o vegetal e jogá-lo na privada, na hora da descarga.
É correto colocar papel higiênico no vaso sanitário?
Também é importante frisar que papel higiênico jogado no vaso sanitário pode levar mais de 100 anos para se desintegrar em aterros sanitários, prejudicando o meio ambiente. Por isso, algumas ONGs e movimentos sociais recomendam evitar a prática e optar pelo descarte no lixo.
Porta papel higiênico pendurado na caixa acoplada do vaso sanitário. Outra opção que não requer furar a parede, ideal para quando não se sabe onde passam canos. Esse tipo é mais barato que os modelos de chão, mas não é nem bonito nem confortável. A altura ideal para instalar o porta papel higiênico é a 60cm do chão.
Qual a altura certa de colocar o papel higiênico no banheiro?
De acordo com especialistas, a altura ideal para instalar o porta papel higiênico é de cerca de 60 cm a partir do chão. Essa medida leva em consideração a altura média dos vasos sanitários e a altura das mãos da pessoa quando está fazendo o uso do sanitário.